A revolução dos carros elétricos está a chegar da BYD: a gigante automóvel chinesa acelerou o fabrico e venda de veículos eletrificados mais do que qualquer outra marca nos últimos anos em todo o mundo e há um responsável por isso: Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD Co.
O sucesso da sua produção é tal que existe um novo modelo da marca que poderá entrar no mercado europeu em 2025 com capacidades para ameaçar a Tesla e todos os fabricantes europeus: falamos do BYD Seagull.
A BYD, que ultrapassou a Tesla como fabricante líder global de carros elétricos no final de 2023, está agora pronta para aumentar a aposta. E está a introduzir EV na Europa a preços acessíveis, o que representa um golpe significativo para uma das indústrias mais dinâmicas da região.
A fabricante chinesa anunciou, em abril último, a intenção de introduzir o seu modelo de cinco portas Seagull no mercado europeu até 2025, lembra o jornal espanhol ‘El Economista’ – falamos de um EV abaixo dos 10 mil euros, que vai tornar-se uma ameaça para as restantes marcas.
De acordo com a publicação ‘Bloomberg Línea’, o EV vem equipado com elementos de última geração, como um ecrã giratório sensível ao toque e carregador de telemóvel sem fio. Mesmo com as tarifas e adaptações para cumprir as normas europeias, os responsáveis da BYD mantêm a confiança de que conseguirão vender o Seagull a um preço inferior a 20 mil euros nos Estados Unidos.
A esse preço, o EV ficaria milhares de euros abaixo dos carros elétricos europeus, em particular os modelos com que a Stellantis, a Renault e outras marcas têm para enfrentar a transição energética.
Além disso, a sua chegada iminente está a intensificar a tensão entre os fabricantes de veículos europeus para ganharem a liderança na era pós-combustão. “É pouco provável que uma investigação anti-subsídios lançada por Bruxelas elimine a ameaça”, referem os analistas.
A este respeito, Martin Sander, responsável pelo negócio de automóveis elétricos da Ford Motor na Europa, diz à ‘Bloomberg Línea’ que “estamos a analisar cuidadosamente este modelo e outros dos fabricantes de automóveis eletrificados chineses. Naturalmente, estamos preocupados com a entrada de novos concorrentes no mercado”.
Embora os carros chineses sempre tenham tido certos “estigmas” pela sua qualidade, esta nova versão da BYD tem merecido elogios pela construção, pelo design e pela tecnologia. E não é um caso isolado: a empresa chinesa planeia lançar um veículo elétrico topo de gama no valor de 25 mil euros antes do seu citadino, garante o CEO europeu, Michael Shu, num evento do setor em Londres este mês.
Os planos da BYD para duas fábricas na região irão ajudá-la a mitigar os efeitos de quaisquer tarifas da União Europeia destinadas a impedir o seu caminho.
O Seagull já está, aliás, a trilhar um percurso de sucesso: no México, onde o carro se chama Dolphin Mini, os condutores têm feito fila para comparar o carro de 358.800 pesos (19.780 euros) desde o seu lançamento em fevereiro, apesar da infraestrutura de carregamento irregular, que ainda está na sua infância. “O México não é bom para nós, mas no final encontramos muita procura, estamos muito entusiasmados com isso”, sublinha a vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, num evento na semana passada na capital mexicana, na qual foi apresentado uma pick-up híbrida plug-in para o mercado mexicano.
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