As temperaturas extremas não fazem bem a nenhuma máquina. O verão aproxima-se de forma rápida e já se registam temperaturas acima dos 35 graus em vários pontos de Portugal. Infelizmente, o calor pode danificar a integridade dos veículos, levando a reparações dispendiosas e à sua depreciação. De acordo com os especialistas da ‘carVertical’, empresa de dados automóveis, há conselhos práticos para minimizar o risco de sobreaquecimento do automóvel e mantê-lo em forma durante o verão.
Estacionar à sombra
Sempre que possível, evite deixar o automóvel exposto à luz solar direta durante muito tempo. O calor pode estragar os interiores de couro e estes podem começar a rachar. Além disso, o sol danifica a pintura e as peças de plástico do veículo.
Claro que isso não acontece num só dia, mas, se quiser que o seu carro dure mais tempo, estacione-o à sombra ou numa garagem. Aliás, entrar num carro quente é bastante desagradável, já para não falar no tempo que o carro leva a arrefecer.
Matas Buzelis, especialista da ‘carVertical’, sugere que o carro seja estacionado de forma a não estar virado para o sol quando o condutor chegar ao carro. “Não há nada pior do que entrar num automóvel com bancos de couro escuro que estiveram expostos diretamente ao sol por algumas horas. Se precisar de entrar no carro, por exemplo, às 16 horas, certifique-se de que, a essa hora, o sol estará voltado para a parte de trás do veículo, de modo que os bancos não tenham aquecido tanto”, explica.
Abrir um bocadinho as janelas
Quando o carro fica com os vidros um bocadinho abertos, a temperatura no interior do habitáculo não será insuportável, mesmo que ele fique exposto à luz direta do sol. “O ar quente sobe e evapora-se através das janelas abertas. Se houver uma pequenina brisa, o interior do automóvel ficará muito mais fresco do que um veículo com as janelas totalmente fechadas”, explica Buzelis.
Fazer a manutenção do ar condicionado
Antes de o verão chegar e a temperatura começar a subir, é importante avaliar o sistema de ar condicionado. Sujidade no filtro de ar, defeitos no termóstato ou obstruções nos ventiladores podem transformar uma viagem curta numa verdadeira sauna. Por isso, certifique-se de que o sistema de AC está a funcionar corretamente.
Não espere até ao último minuto para resolver problemas no ar condicionado – no verão, a fila de espera na oficina pode ser maior do que o esperado.
Controlar a pressão dos pneus
O tempo quente leva a um aumento da pressão dos pneus, o que, em casos raros, pode causar rebentamentos. Por cada 10 °C de diferença, a pressão dos pneus aumenta em 0,1 bar, mesmo quando o carro está parado.
Verifique regularmente a pressão dos pneus para garantir que estão cheios, seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante. O calor também pode causar desgaste prematuro, por isso, esteja atento à profundidade das bandas de rodagem. Caso contrário, isso pode afetar o comportamento e a travagem do veículo, criando situações perigosas na estrada.
“O aumento da pressão faz com que o centro do pneu se desgaste mais depressa do que as partes exteriores ou os lados. Se não houver controlo da pressão, ao fim de alguns milhares de quilómetros, os pneus podem ficar desgastados e não ter aderência suficiente em condições de chuva”, explica o especialista da ‘carVertical’.
Verificar o nível do líquido de refrigeração
A maioria dos motores dos automóveis funciona entre 90 °C e 105 °C. No entanto, se o nível do líquido de refrigeração não for suficiente, o motor pode sobreaquecer. Quando está muito calor no exterior, estes processos ocorrem muito mais depressa.
Verifique todas as mangueiras e procure fissuras – a última coisa de que precisa num dia de verão escaldante é uma fuga de líquido. Se o nível do líquido de refrigeração for insuficiente, ateste-o, porque isso ajudará muito o motor do seu veículo.
Usar para-sol
Os para-sóis refletem a luz do sol, mantendo o carro mais fresco. Se no verão tem de estacionar frequentemente em espaços abertos, saiba que os para-sóis garantem uma temperatura interior mais baixa. De acordo com as estimativas, pode esperar-se uma redução de até 25% da temperatura quando se utilizam para-sóis.
Atestar o óleo do motor e os vários líquidos
O calor reduz a viscosidade do óleo do motor – este torna-se mais fino e não lubrifica tão bem as peças. O aumento da fricção também leva a um maior consumo de combustível. É importante mudar o óleo atempadamente para salvaguardar a saúde do automóvel.
Certifique-se de que o nível do óleo do motor é suficiente durante o verão e verifique os restantes líquidos do automóvel, como os líquidos dos travões, da transmissão, e do volante.
Verificar a bateria
Embora muitos condutores acreditem que só as temperaturas baixas prejudicam a saúde da bateria, a verdade é que o verão também tem um grande impacto sobre ela. O calor extremo pode provocar a evaporação dos eletrólitos da bateria, aumentar a corrosão, e causar sulfatação. As baterias utilizadas em países de clima quente costumam ter um tempo de vida mais curto do que as utilizadas em zonas de clima ameno.
Se não faz a manutenção da bateria há alguns anos, é uma boa ideia fazê-la, porque qualquer dia pode já não conseguir pôr o carro a trabalhar.
Arrefecer o veículo antes de o conduzir
Entrar num carro quente é como caminhar sobre lava… O melhor é não o fazer! Antes de iniciar a viagem, abra todas as portas e ligue o ar condicionado, para que o carro arrefeça. Conduzir num veículo quente é desagradável e arriscado, já que pode sentir tonturas ou náuseas.
Quando finalmente começar a conduzir, mantenha as janelas abertas durante alguns minutos para que todo o ar quente saia. Feche as janelas apenas quando o sistema de ar condicionado começar a soprar frio.
Os cuidados a ter com o carro no verão exigem mais esforço, mas não lhe devem dar grandes dores de cabeça. Com algum planeamento e manutenção regular, pode garantir que o seu carro estará nas melhores condições para suportar até os dias mais quentes.