Exclusivo Shelby Cobra de 1966 é vendido por quase 2 milhões de euros: veja as fotos desta fera de potência e desempenho

O Roadster 1966 é um dos exemplos com este mecanismo: é preciso lembrar que foram fabricados apenas 998 unidades do Shelby Cobra e que, pela sua indubitável atratividade, a sua história e a sua carreira automobilística, rapidamente se tornou objeto de culto para muitos fãs do mundo automóvel

Exclusivo Shelby Cobra de 1966 é vendido por quase 2 milhões de euros: veja as fotos desta fera de potência e desempenho

O lendário Shelby Cobra foi transformado numa verdadeira fera de potência e desempenho: em 1965, o mítico piloto e designer de automóveis americano Carroll Shelby já havia desenvolvido um novo chassis e colocado sob o capô um impressionante motor de 7.0 litros da Ford, com uma potência de 425 CV.

O Roadster 1966 é um dos exemplos com este mecanismo: é preciso lembrar que foram fabricados apenas 998 unidades do Shelby Cobra e que, pela sua indubitável atratividade, a sua história e a sua carreira automobilística, rapidamente se tornou objeto de culto para muitos fãs do mundo automóvel.

No entanto, há que destacar que esta versão do Cobra 427 é ainda mais exclusiva, uma vez que foram produzidos apenas 260 exemplares: para fechar ainda mais o círculo, não se deve ignorar que se estima que apenas 15% de todos os 427 ‘sobreviveram’ sem sofrer acidentes ou grandes modificações – por exemplo, muito poucos mantêm a sua transmissão original.

Por isso, muito poucas unidades do Cobra 427 sobreviveram até hoje na sua condição original. É por isto que este modelo específico é tão valioso: está no seleto grupo que recebeu apenas um restauro mínimo. Se a isso juntarmos que mal percorreu 29 mil quilómetros durante quase seis décadas, podemos compreender porque está avaliado em perto de 2 milhões de euros.

Restaurado na sua combinação de cores original, este extraordinário Cobra foi inicialmente vendido no estado americano do Novo México. O veículo teve poucos proprietários ao longo da sua história e toda a carroceria de alumínio permaneceu completamente inalterada desde o seu fabrico, em 1966.

Além do caixa manual original de quatro velocidades, este Cobra 427 também mantém intacto o chassis, assim como os vidros de fábrica e o teto de lona. Tudo isto levou a que fosse recentemente vendido por 1,97 milhões de euros (impostos incluídos) num leilão realizado pelos especialistas americanos da Mecum Auctions.

SOLD for $2,145,000 – 1966 Shelby 427 Cobra Roadster.

Click the link for all for all of the details: https://t.co/V90axxgmCR#MecumIndy #Mecum #MecumAuctions #WhereTheCarsAre #MecumOnMotorTrend pic.twitter.com/t19UoRE37s

— Mecum Auctions (@mecum) May 17, 2024

Sob o capô está um impressionante motor Ford de 7.0 litros, o que o tornou o terceiro Cobra 427 mais caro da história. O recorde de modelos “de rua” é de um exemplar preto que foi leiloado por quase 5,5 milhões de euros em 2021. Na segunda posição está uma unidade que mudou de mãos por 2,2 milhões de euros em 2019.

Há que ter em conta que, se olharmos para o concurso Cobras, o topo em termos de despesas é ocupado por uma versão 260 de 1962, que foi leiloada em 2016 por um valor estratosférico próximo dos 12,7 milhões de euros, o que o tornou o carro americano mais caro alguma vez leiloado.