Costuma ouvir aquele som irritante e algo estridente no momento em que decide subir ou baixar o vidro do seu carro? Há uma explicação para esse som e, felizmente, também há soluções para o eliminar.
Quando compramos um carro novo, todos os componentes do veículo funcionam perfeitamente, mas com o passar dos anos há algumas peças que se desgastam ou, no pior dos casos, quebrar. Um dos exemplos mais claros são os vidros dos veículos, que depois de alguns anos começam a fazer um barulho muito peculiar.
Pode pensar que vem do vidro aquele ruído característico, mas não é o caso: muitas vezes, conforme explica a publicação espanhola ‘El Economista’, deve-se ao desgaste do mecanismo do regulador da janela, que ocorre devido a fatores externos à manutenção – como o efeito do sol, as mudanças de temperatura, mas, sobretudo, a passagem do tempo.
Esse desgaste costuma ser acompanhado de perda de potência no mecanismo elétrico, o que faz parecer que o vidro tem mais dificuldade para subir e descer.
Mas a explicação para o ruído é porque as guias pelas quais o vidro passa perdem as suas propriedades, assim como as abas que impedem que poeira e água escorram pelas frestas da janela. Esta deterioração, infelizmente, não tem manutenção preventiva a não ser lubrificar levemente as guias de deslocamento dos vidros, uma vez removida a poeira que se pode acumular naquela parte do veículo.
Quanto custa reparar esta falha?
Nesta situação, é mais aconselhável substituir as abas e outras peças de borracha do mecanismo quando esse ruído aparecer, pois o problema pode piorar e causar a quebra do sistema. Se apenas for necessário substituir as patilhas, o preço da reparação será acessível e variará entre 20 e 50 euros. Mas se o problema for relacionado com o sistema ou com o motor, a reparação será mais cara, podendo ultrapassar os 200 euros.