O Clio Trophy Portugal, a grande novidade dos ralis nacionais deste ano, atraiu 11 equipas que estarão aos comandos dos Renault Clio Rally5, já a partir do Rally de Lisboa, esta sexta-feira e sábado. É o regresso oficial da Renault aos ralis em Portugal, 40 anos depois da estreia, e com um plantel que confirma o sucesso da iniciativa. Com um Clio Rally4, o jovem Gonçalo Henriques (campeão nacional de ralis 2RM em título) é um dos candidatos à vitória entre os duas rodas motrizes.
Um troféu que promete. Quatro décadas após a estreia oficial na competição, com um Renault 5 Turbo entregue à dupla Joaquim Moutinho / Edgar Fortes, a Renault Portugal está de regresso aos ralis com um novo projeto: o Clio Trophy Portugal. Um competitivo e acessível troféu, que começa por colocar na estrada 11 Renault Clio Rally5, tendo aos comandos jovens promessas e experientes pilotos.
Uma adesão muito positiva e que faz do Clio Trophy Portugal o troféu monomarca mais concorrido do Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos, a primeira das cinco provas do calendário, totalmente disputado em pisos de asfalto.
Berço de campeões
Entre as 11 duplas de pilotos que se inscreveram na nova competição, há uma curiosa e interessante combinação de juventude e experiência, mas com um formato ideal para jovens pilotos que querem fazer carreira nos ralis, o Clio Trophy Portugal apresenta um excelente plantel ‘Sub-28’.
Com apenas 18 anos (completados em abril), Carlos Marreiros Jr. é o “benjamim” do Clio Trophy Portugal – e um dos mais jovens do panorama nacional. O algarvio vai ter Nuno Duque como navegador.
Com 22 anos e depois de, na época passada, ter-se sagrado campeão nacional de todo-o-terreno na categoria T2, Luís Caetano aposta no Clio Trophy Portugal para uma carreira nos ralis. Volta a ser acompanhado por David Monteiro e parte com a experiência de três ralis realizados aos comandos do Clio Rally5.
Depois de ter começado pelo FPAK Junior Team, José Pedro Quintas (23 anos) é mais um jovem em ascensão nos ralis portugueses, tendo, este ano, Nuno Carvalhosa a seu lado no Clio Rally5.
Com 23 anos, Danny Carreira é outra jovem promessa que já deu excelentes indicações com o Clio Rally5, tendo agora Marco Vilas Boas como navegador.
Com 27 anos, Dário Rebelo vai fazer equipa com António Pereira. Uma dupla que chega ao Rally de Lisboa com a experiência de um rali cumprido aos comandos do Renault Clio Rally5.
Com 28 anos acabados de fazer e após ter vencido a Taça dos Campeões Regionais no ano passado (e o Challenge 1000cc em 2019), o Clio Trophy Portugal é agora a aposta de Pedro Pereira Jr., que vai ser navegado por Tiago Silva.
A idade pode ser um posto
Com mais de 40 anos e determinados em confirmar que a idade é um posto, cinco pilotos partem determinados em brilhar no Clio Trophy Portugal.
Gil Antunes é um desses exemplos, fazendo equipa com Diogo Correia. A dupla campeã de Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes, em 2019, na altura, com um Renault Clio RS R3T.
Outro é Henrique Azenha. Nas duas últimas temporadas, participou com o seu Clio Rally5 em vários ralis na região Centro e sempre com Hugo Marques como navegador.
Também com bastante experiência, inclusivamente com vários ralis feitos aos comandos do Clio Rally5, mas também do Rally4, Nuno Coelho vai fazer dupla com Ricardo Cunha.
Antigo campeão regional Centro e Douro, Paulo Barata é outro nome experiente que gostou da fórmula competitiva e do desafio do Clio Trophy Portugal, regressando agora à competição, acompanhado por Roberto Santos.
Depois de mais de duas décadas de participações em ralis no sul do país, o algarvio Vasco Tintim dá o “salto” para o Clio Trophy Portugal, com Francisco Ponte como navegador.
Máquina vencedora
O Renault Clio Rally5 é o mais vitorioso carro da categoria Rally5 da FIA, tendo já conquistado 24 triunfos no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). Com 180 cavalos de potência, caixa de velocidades sequencial, diferencial autoblocante e com um custo de aquisição significativamente abaixo de outras propostas do mesmo âmbito, o Clio Rally5 é a máquina ideal para um competitivo troféu monomarca.
A comprová-lo estão os diferentes troféus nacionais (de ralis) e internacionais (de velocidade) que utilizam o modelo produzido pela Alpine Racing que, desde 2020, já construiu mais de 800 unidades das versões de competição do Clio (incluindo os Clio Rally3, Clio Rally4 e Clio Rally5).
Troféus da Renault e Dacia em destaque
No Rally de Lisboa, os troféus de ralis do Grupo Renault representam nada menos de 41% da lista de inscritos (!), pois além do Clio Trophy Portugal, estarão também em ação os concorrentes do Clio Trophy Spain e da Dacia Sandero Cup espanhola. Ao todo, 19 Renault Clio Rally5 e mais cinco Dacia Sandero vão competir nos troços de asfalto da região lisboeta.
O Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos, que também atribui o título da Taça de Portugal de Ralis, terá um total de 13 classificativas, divididas entre sexta-feira e sábado, num percurso de 102,3 quilómetros cronometrados, disputado nos municípios de Lisboa, Cascais, Sintra, Vila Franca de Xira, Alenquer, Cadaval, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.
CALENDÁRIO CLIO TROPHY PORTUGAL 2024
6 a 8 de junho – Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos
21 e 22 de junho – Rali de Castelo Branco
30 e 31 de agosto – Constálica Rallye Vouzela e Viseu
13 e 14 de setembro – Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín
12 e 12 de outubro – Rallye Vidreiro Centro de Portugal.