Se achava que os Tesla são rápidos, prepare-se para conhecer o novo carro elétrico mais rápido do mundo: o hipercarro Aspark Owl estabeleceu um novo recorde de velocidade por um EV que se pode conduzir legalmente em estrada. O carro japonês de dois lugares de 2,5 milhões de libras (cerca de 3 milhões de euros) destruiu o recorde anterior de velocidade de 415 km/h depois de ter sido oficialmente cronometrado a impressionantes 438,73 km/h.
O Aspark Owl SP600 alcançou o recorde na pista Automotive Testing Papenburg (ATP), na Alemanha, no passado dia 8. A pista de testes alemã é composta por um circuito oval de 12 quilómetros de extensão e quatro curvas. As duas retas têm quatro quilómetros de comprimento, enquanto o par de curvas inclinadas tem 2,09 km cada e um ângulo de inclinação de 49,7 graus. Isto torna possível fazer as curvas a velocidades de até 250 km/h sem forças laterais.
O Owl SP600 destronou o Rimac Nevera, que detinha a coroa desde novembro de 2022 e também possui uma série de outros recordes de EV, incluindo a velocidade mais rápida em marcha-atrás.
“Já se passaram cerca de 10 anos desde que começámos a trabalhar no Owl Hypercar”, aponta Masanori Yoshida, CEO da Aspark com sede em Osaka. “O nosso objetivo era o carro com aceleração mais rápida do mundo, depois tentámos e alcançámos os recordes mundiais de velocidade máxima com o nosso novo hipercarro Owl SP600.
Embora uma velocidade máxima de 438,73 km/h seja uma conquista incrível para um EV, ainda está um pouco aquém do detentor do recorde absoluto com motor a gasolina. A coroa vai para o Bugatti Chiron SuperSport 300+, que em 2019 registou uma velocidade não oficial de 489,2 km/h nas mãos do veterano britânico Andy Wallace na pista de testes de Ehra-Lessien, do Grupo Volkswagen.
Produzido em números extremamente limitados (originalmente considerados apenas 50), o Owl usa um “sistema personalizado de bateria de íons de lítio”, o que energia para alimentar quatro motores elétricos – um em cada roda – proporcionando uma potência total de cerca de 2.000 CV (1.456 kW), ao mesmo tempo que promete uma autonomia de até 400 km.
De acordo com a Aspark, o Owl tem “uma forma linda e voluptuosa que atrairá olhares de inveja de outras pessoas na estrada”, acrescentando: “Os carros elétricos convencionais são fáceis de fabricar. Mas então, onde está a diversão nisso? O Owl permite que os motoristas experimentem uma aceleração mais rápida do que qualquer coisa anteriormente possível”.
A carroceria é construída inteiramente com painéis de fibra de carbono e o chassis também é composto de carbono, o que significa que o Owl pesa duas toneladas, com a bateria a constituir grande parte do seu volume.
O Aspark Owl ‘padrão’ já é um dos mais rápidos do mundo, acelerando até aos 100 km/h em 1,72 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 413 km/h em testes anteriores – não oficiais.