Ensaio. Range Rover Velar: muito mais do que uma escolha entre luxo e desempenho

Enquanto aguardamos pelo novo RR para 2025, já vocacionado para a componente totalmente elétrica, o Velar plug-in  vai procurar cativar os entusiastas que procuram aliar desenho, competência fora de estrada e experiência de condução

Ensaio. Range Rover Velar: muito mais do que uma escolha entre luxo e desempenho

Enquanto aguardamos pelo novo RR para 2025, já vocacionado para a componente totalmente elétrica, o Velar plug-in  é muito mais do que apenas um veículo desportivo (SUV) de luxo.  Personifica a elegância britânica, o desenho intemporal que a marca criou (muito similar ao que a Porsche conseguiu com o 911) combinando arrojo, tecnologia de ponta e competências em  off-road (mesmo não tendo redutoras  ou caixa de transferências pois o Terrain Response 2 ajuda a  ultrapassar as situações mais exigentes). 

Desde o seu lançamento, o Velar tem cativado os entusiastas que procuram aliar desenho, competência fora de estrada e experiência de condução.   

Falar do desenho de um Range Rover Velar é falar de elegância e modernidade, de curvas suaves e arestas bem definidos. A juntar a isso a RR colocou neste produto bastante alumínio como forma de aumentar a rigidez torsional e a redução de peso, fatores que contribuem bastante para o desempenho em estrada, sobretudo em curvas com grande transferência de massas. 

O interior não dececiona, oferecendo um ambiente requintado e confortável. Materiais de boa qualidade, como o couro, acabamentos em alumínio e madeira e atenção nos detalhes.

O próprio tejadilho em preto, as JLL de 20” na mesma cor para esta versão Edition, foram elementos  pensados para, do ponto de vista estético, mostrarem um Velar com um centro de gravidade mais baixo, mais robusto e logo, mais desportivo. 

Apesar da sua aura de luxo, o Velar assume-se com um SUV com um bom comportamento, quiçá desportivo, quando se trata de desempenho. Em estrada, sobressai o conforto e a insonorização e, em off-road,  oferece um bom  compromisso em todo o  terreno.  

Sob o capot, existe uma variedade de opções, desde os motores a gasóleo até os potentes motores a gasolina (no nosso caso 2.0 a gasolina com autonomia até 65km e 404CV). Tem por base o nível de equipamento R-Dynamic SE com acabamentos exteriores em preto  (tecto e JLL de 20”),  tecto panorâmico.

O Velar surge direcionado para um target mais jovem e mais urbano que procura uma viatura premium com conforto elevado e possibilidades off-road. Em termos de comportamento o VELAR nunca desilude, pois é bom em quase todos os domínios.  

Num mercado saturado de opções de SUVs de luxo, o Range Rover Velar destaca-se, a par da Mercedes com produtos sofisticados, premium, de grande qualidade, onde  elegância, sofisticação e versatilidade são peças chave. 

Preços a partir de 85.000€