Novo Audi e-tron GT: conheça as três mais recentes versões deste elétrico desportivo de topo

As novas variantes da gama e-tron GT combinam um design progressivo com tecnologia inovadora, cada uma com uma aparência distinta

Novo Audi e-tron GT: conheça as três mais recentes versões deste elétrico desportivo de topo

O Audi e-tron GT quattro tem sido o modelo elétrico de topo e desportivo na gama de produtos da Audi desde a sua estreia em 2021. O Gran Turismo de quatro portas combina um design evocativo com um poderoso conjunto de propulsão elétrico. As novas versões melhoram significativamente a autonomia, a performance, o carregamento e a utilização do veículo desportivo. Com o RS e-tron GT performance, a Audi estreia o seu primeiro modelo performance RS totalmente elétrico.

As novas variantes da gama e-tron GT combinam um design progressivo com tecnologia inovadora, cada uma com uma aparência distinta. Por exemplo, o novo Audi S e tron GT é sinónimo de desportivismo elegante. A sua dianteira é homogénea e expressiva ao mesmo tempo. Uma moldura preta envolve a grelha Singleframe invertida e totalmente fechada, refletindo a linguagem de design específica dos modelos e-tron. Estruturas em relevo conferem à grelha uma tridimensionalidade precisa. Uma faixa na cor da carroçaria por cima da grelha confere ao Gran Turismo um aspeto ainda mais desportivo e visualmente mais profundo. As cortinas de ar, que asseguram um fluxo de ar otimizado, têm uma forma mais forte.

Um elegante difusor aerodinâmico com alhetas verticais domina a extremidade traseira. Um revestimento na cor da carroçaria por cima do difusor traseiro acrescenta ainda mais textura visual e atua como uma ligação entre o difusor e o para-choques traseiro.

O novo Audi RS e-tron GT está agora também mais desportivo. Só a sua frente apresenta um aspeto muito mais radical. A grelha Singleframe invertida surge com a típica estrutura 3D em favo de mel do RS. O avental que enquadra a moldura negra “abre” visualmente o RS e-tron para baixo. O veículo parece mais baixo, parecendo abraçar a estrada em combinação com as lâminas funcionais em forma de L. A extremidade traseira do RS e-tron GT inspira-se em elementos dos desportos motorizados.

O difusor aerodinâmico reflete o tema dos elementos de eficiência tridimensional na frente, como as lâminas em forma de L, na traseira do veículo. As lâminas são fornecidas de série na cor da carroçaria para um aspeto desportivo. Outro detalhe herdado da competição é um refletor vertical vermelho situado entre os canais aerodinâmicos.

O Audi RS e-tron GT performance é o primeiro modelo performance RS totalmente elétrico. Apresenta elementos de design únicos e destaca-se do RS e-tron GT pelo tejadilho opcional em carbono mate e escurecido em combinação com opcionais elementos de “camuflagem” em carbono. Estes elementos são uma novidade da Audi e destinam-se exclusivamente ao RS performance. A camuflagem de carbono é utilizada nas estruturas do para-choques em relevo, no revestimento das portas, em partes do difusor e nos espelhos retrovisores laterais.

A nova identidade corporativa (CI) também contribui para a atualização do exterior da gama e-tron GT. Os quatro anéis são agora apresentados num design bidimensional de qualidade superior, posicionado entre a grelha do radiador e o avental dianteiro. A gama de cores inclui nove acabamentos exteriores. Além do Branco sólido inclui as cores metalizadas ou com efeito pérola Azul Ascari, Cinzento Daytona, Prata Florett, Cinzento Kemora, Preto Mythos e Vermelho Progressive. O Cinzento Nimbus está disponível como acabamento exclusivo para o RS e-tron GT e RS e-tron GT performance, enquanto a nova cor Verde Bedford está disponível para o RS e-tron GT performance.

Um pacote opcional Visual Black Plus também está disponível para encomenda, abrangendo o logo Audi à frente e atrás, as entradas de ar, as capas dos espelhos retrovisores e o elemento difusor (S e-tron GT). O logo escuro, as lâminas em forma de L e as duas inserções nos canais aerodinâmicos são de série nos modelos RS. O pacote Visual Black Plus inclui lâminas em forma de L no para-choques e canais aerodinâmicos pretos no difusor.

A Audi também reformulou a oferta de jantes. Novas jantes de 20 polegadas com vários raios estão disponíveis para os modelos S e-tron GT e RS. Além disso, a Audi adicionou duas novas jantes de seis raios duplos para os modelos RS. As jantes forjadas e fresadas de 21 polegadas são uma reminiscência da chamada “jante AVUS”, que a Audi apresentou em 1991 no Audi Avus quattro study. Com as suas linhas claras e intransigentes, esta jante icónica pertence ao ADN da marca. Toda a superfície da jante é mate e escurecida para o RS e-tron GT performance, o que intensifica as ambições desportivas do veículo.

O interior: elementos desportivos e materiais sustentáveis

O novo CI da Audi também molda o interior com bancos redesenhados, volante, soleiras de entrada e conteúdo digital. A projeção de luz da porta também foi adaptada. Quando a porta do condutor se abre, surge um diamante vermelho com uma sombra vermelha; a versão S apresenta um diamante branco com uma sombra vermelha.

Novas incrustações de madeira em bétula antracite natural estão disponíveis para a gama e-tron GT; para o RS e- tron GT performance estão também disponíveis com acabamento de carbono mate para combinar com o exterior. As novas características interiores incluem aplicações em Vanadium, um acabamento de efeito antracite que aparece de forma diferente consoante a iluminação. As aplicações estão disponíveis como opção para o S e- tron GT e são de série nos modelos RS.

As novas versões do e-tron GT têm um volante com fundo plano em cima e em baixo. Para os modelos RS, o volante está equipado com duas zonas de comandos satélites a vermelho e, opcionalmente, com uma marcação às “12 horas”. Os bancos também foram atualizados. O novo design é mais dinâmico e apresenta agora um revestimento integrado com um logótipo iluminado. O S e-tron GT está agora equipado de série com os bancos desportivos plus com regulação de 14 vias.

Em combinação com o pacote de design sem pele, os bancos desportivos vêm com costura laranja contrastante. Para os modelos RS, os bancos podem ser encomendados, a pedido, com uma função de massagem opcional. O modelo performance tem um novo pacote de design exclusivo com costura Verde Serpentine para complementar o acabamento exterior Verde Bedford, e bancos com um ajuste opcional de 18 vias.

A microfibra sustentável Dinamica e o tecido Cascade são utilizados no interior. O Dinamica, que tem aspeto e toque de camurça, é composto por quase metade de poliéster reciclado, algum do qual a Audi obtém a partir de restos de tecido. Os bancos, o volante, a pala por cima do cockpit virtual, os espelhos retrovisores exteriores, a consola central e a alcatifa são compostas por 37 a 45% de Dinamica.

Os modelos RS apresentam Dinamica em preto profundo. Remanescente das fibras naturais, o tecido Cascade é fabricado com 15% de ourela e 35% de poliéster reciclado. Com o objetivo de proteger o ambiente, não é tingido. O Cascade é utilizado nos bancos e espelhos retrovisores exteriores. As alcatifas e os tapetes são feitos de Econyl, um material que consiste em 100% de fibras de nylon recicladas de resíduos de produção, restos de tecidos e alcatifas ou redes de pesca velhas.

Audi virtual cockpit atualizado e teto panorâmico inteligente

A família GT apresenta-se digital e conectada graças aos numerosos serviços Audi Connect, funções on-demand e uma loja de aplicações. O Audi virtual cockpit fornece novas informações sobre a temperatura da bateria e mostra a potência máxima de carga possível em tempo real. O RS e-tron GT apresenta ecrãs com conteúdos específicos. Por exemplo, os clientes que compram um RS e-tron GT performance podem selecionar um mostrador de potência e um velocímetro de fundo branco através do MMI – uma homenagem ao Audi RS 2 Avant de 1994, onde os mostradores analógicos eram inicialmente brancos.

Como opção adicional, está disponível um teto panorâmico em vidro tecnicamente avançado. Ao contrário dos materiais anteriores, o vidro inteligente do teto panorâmico minimiza a luz solar direta e torna-se opaco com o toque de um botão, efeito conseguido através da chamada tecnologia de cristais líquidos dispersos em polímero (PDLC), que pode mudar de transparente para opaco.

Os componentes de vidro eletricamente controláveis contêm dois elementos de película PDLC que comprimem os cristais líquidos que dão o nome à tecnologia. Não estando a ser aplicada tensão aos cristais, estes formam uma camada não transparente, tornando o teto de vidro opaco. Quando a tensão é aplicada, os cristais realinham-se e o teto torna-se transparente. Pode ser controlado individualmente como uma “cortina digital” através do ecrã MMI, onde os clientes podem escolher entre quatro predefinições. Os gráficos das superfícies mate fazem lembrar o favo de mel desportivo que a Audi tornou icónico.

Mais eficiente e potente: tração integral elétrica

Os motores síncronos de ímanes permanentes (PSM) são utilizados como motores elétricos no eixo dianteiro do S e-tron GT (consumo de energia combinado: 19,7-18 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) e o RS e-tron GT (consumo de energia combinado: 21,1-18,4 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) e têm uma potência de 176 kW (239 cv) cada.

Como característica adicional, o RS e-tron GT performance tem uma gestão eletrónica modificada no eixo dianteiro com um inversor de impulsos otimizado para descargas de corrente ainda mais elevadas. As três versões da gama são mais eficientes e apresentam aumentos significativos de potência e uma aceleração melhorada.

O motor elétrico recentemente desenvolvido no eixo traseiro também é um motor síncrono de íman permanente. Tem o mesmo tamanho que o motor utilizado nos RS e-tron GT* e RS e-tron GT performance com um comprimento axial de 192 milímetros e um diâmetro de 230 milímetros. Peças como o motor são provenientes da Plataforma Elétrica Premium (PPE).

Os motores elétricos têm uma potência de 415 kW (564 cv) cada. Ambos os motores elétricos têm reservas de potência para situações de condução extremas. A potência máxima total do sistema do S e-tron GT (consumo de energia combinado: 19,7-18 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) é de 500 kW (679 cv). O RS e-tron GT (consumo de potência combinado: 21,1-18,4 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km;) atinge uma potência elétrica máxima de 630 kW (856 cv). O RS e-tron GT performance (consumo de energia combinado: 20,8-18,7 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) tem uma potência de 680 kW (925 cv), tornando-o no automóvel de produção mais potente que a Audi alguma vez construiu.

Nas três variantes do modelo, o Gran Turismo totalmente elétrico da Audi oferece uma performance impressionante. O S e-tron GT (consumo de energia combinado: 19,7-18 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, o RS e-tron GT (consumo de energia combinado: 21,1-18,4 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) em 2,8 segundos.

A aceleração do RS e-tron GT (consumo de energia combinado: 20,8-18,7 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) é de apenas 2,5 segundos. O S-etron GT (consumo de energia combinado: 19,7-18 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) atinge uma velocidade máxima de 245 km/h, enquanto as versões RS (consumo de potência combinado: 21,1-18,4 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) têm uma velocidade máxima de 250 km/h.

Um sistema de travagem recentemente desenvolvido e amplificado, com discos de aço de série e pinças pretas, controla as desacelerações no S e-tron GT. As pinças em vermelho estão disponíveis como opção. Ambos os modelos RS incluem discos de travão revestidos a tungsténio, que são opcionais no modelo S. As pinças de travão estão disponíveis em preto, vermelho ou laranja, à escolha do cliente. A Audi oferece discos cerâmicos de fibra de carbono para toda a gama e-tron GT. Aqui, as pinças de dez pistões vêm de série em antracite e estão disponíveis em vermelho, a pedido.

Apesar do aumento significativo da potência, a Audi conseguiu reduzir o peso do motor elétrico no eixo traseiro em cerca de dez quilos, redesenhando componentes como o rotor e o estator mais leves e otimizando o sistema de arrefecimento. A Audi reforçou o eixo de transmissão para garantir uma distribuição de potência suave e reformulou ainda a eletrónica responsável pela distribuição da tração integral, otimizando-a para todos os modos do Audi drive select.

Uma nova função boost de série permite que o RS e-tron GT e o RS e-tron GT performance forneçam um aumento percetível de 70 kW de potência durante a condução. O condutor pode ativar a função boost a partir do satélite de controlo esquerdo no volante. O boost é ativado durante dez segundos, conforme indicado por uma contagem decrescente no cockpit.

Bateria mais leve com maior densidade de energia: autonomia para até 609 km

A Audi reduziu o peso da bateria de alta tensão (HV), aumentando simultaneamente a sua densidade energética. Apesar do maior conteúdo energético, o peso da bateria HV foi reduzido em nove quilogramas para um total de 625 quilogramas. A bateria HV tem uma capacidade bruta de armazenamento de 105 kWh (útil: 97 kWh). Entre outras medidas, a otimização da placa de arrefecimento de duas camadas resulta num aumento de 12% na capacidade dos 33 módulos de células, cada um contendo doze células com uma pele exterior flexível. A Audi modificou também o sistema de arrefecimento das próprias células.

Esta medida, combinada com alterações nos materiais e separadores e com uma química celular adaptada, resulta numa maior densidade energética das células. A energia disponível para a nova família e-tron GT através da recuperação (travagem regenerativa) também aumentou de 290 para 400 kW. O condutor pode selecionar a recuperação manual ou automática através do MMI, bem como controlá-la em três níveis utilizando as patilhas no volante.

A Audi aumentou ainda mais as correntes máximas de carga e descarga para 400 amperes através de um maior fluxo de corrente no interior das células. A química alterada das células e o sistema de gestão térmica mais otimizado, inteligente e preditivo, com uma melhor comutação de bombas e válvulas e um pré-condicionamento refinado, permitem um superior fluxo de energia durante o carregamento. O novo sistema do conversor também contribui para uma otimização do carregamento, reduzindo o peso em 2,3 quilogramas e fornecendo os estágios de conversão de tensão da bateria para a carga final.

Maior potência de carregamento: 10 minutos de carga permite conduzir 280 quilómetros

A Audi aumentou a potência máxima de carregamento de 50 kW para 320 kW. Em condições ideais, a bateria HV do e-tron GT pode carregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos numa estação de carregamento de alta potência (HPC). Em apenas 10 minutos de carregamento, a bateria ganha energia para 280 quilómetros de autonomia. Equipado com Plug&Charge, o veículo autoriza e ativa automaticamente as estações de carregamento compatíveis quando o cabo de carregamento é ligado.

A nova bateria HV também apresenta uma janela de carregamento rápido significativamente mais ampla. Mesmo a baixas temperaturas, o veículo atinge mais rapidamente uma performance de carregamento muito elevada, mesmo a temperaturas tão baixas como 15 °C, reduzindo ainda mais os requisitos de energia do sistema de gestão térmica e tornando ainda mais fácil para os clientes tirarem partido da janela ideal de carregamento rápido. Como opção, os clientes também podem carregar até 22 kW em corrente alternada.

Pela primeira vez, o Audi virtual cockpit plus fornece agora aos clientes informações sobre o estado de funcionamento atual da bateria HV, incluindo a temperatura da bateria, uma previsão de carregamento rápido e o estado de pré-condicionamento. Especificamente, esta nova característica usa gráficos e ícones específicos da Audi para mostrar claramente a potência de carga atualmente alcançável e a temperatura atual da bateria HV. O Audi virtual cockpit plus também indica o estado do pré-condicionamento quando está ativa a navegação para uma estação de carregamento HPC, o que permite ao condutor acompanhar o desempenho de carregamento possível.

O sistema de gestão térmica, que consiste em quatro circuitos de refrigeração otimizados, mantém a bateria e os componentes do sistema de tração à temperatura ideal. Dependendo da temperatura exterior, a bateria pode ser arrefecida ou aquecida para um carregamento rápido. A bomba de calor, de série, aumenta a autonomia, especialmente no inverno, através de uma climatização interior energeticamente eficiente.

Suspensão ativa e Audi drive select com modos RS configuráveis individualmente

De série, suspensão pneumática recentemente desenvolvida com tecnologia de duas câmaras/duas válvulas, que oferece vantagens significativas na dinâmica de condução sem comprometer o conforto. A nova e altamente inovadora suspensão ativa também está disponível como opção. Este sistema proporciona uma distribuição sem precedentes entre conforto e dinâmica de condução.

O sistema de modos de condução Audi drive select permite ao condutor controlar o carácter do veículo. Apresenta três perfis: efficiency, comfort e dynamic. O S e-tron GT permite também ao condutor configurar um modo individual, e os modelos RS oferecem dois modos específicos RS, configuráveis individualmente: RS1 e RS2. Como característica exclusiva, o RS e-tron GT performance dispõe de um modo performance concebido para uma configuração ótima para utilização em circuito.

A suspensão mantém a carroçaria quase horizontal mesmo durante as travagens mais fortes, mudanças de direção e nas acelerações, o que resulta numa resposta altamente precisa aos movimentos da direção, aumentando o controlo do condutor sobre o automóvel durante uma condução dinâmica. Nestas situações, a suspensão ativa assegura uma aderência quase perfeita, graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas.

Durante uma condução suave, a suspensão ativa neutraliza quase totalmente as vibrações da carroçaria, especialmente à passagem por maus pisos. Quando o condutor ativa as funções de inclinação em curva, arranque e travagem de conforto através do Audi drive select, a suspensão compensa a inclinação e o rolamento, o que reduz a aceleração sentida pelos ocupantes do veículo. A suspensão ativa também tem uma função de entrada de conforto quando o carro está parado: dependendo da altura inicial do carro, pode subir 55 a 77 milímetros numa questão de segundos.

A pedido, a Audi propõe uma direção integral combinada com uma relação mais direta do eixo dianteiro do que a do antecessor, no e-tron GT quattro, o que reduz o esforço na direção a velocidades mais baixas. O sistema funciona através da utilização de um eixo que permite às rodas traseiras rodar num máximo de 2,8 graus – na direção oposta à das rodas dianteiras até uma velocidade de cerca de 50 km/h, o que aumenta a agilidade e a manobrabilidade; ou na mesma direção que as rodas dianteiras a partir de uma velocidade de cerca de 80 km/h, o que melhora a estabilidade. Entre os 50 e os 80 km/h, o sistema alterna entre um ângulo de direção oposto ou direto, dependendo da situação de condução. A direção integral reduz o raio de viragem do automóvel em cerca de 0,6 metros durante a realização de manobras.

Valores de consumo de energia elétrica e de emissões dos modelos acima referidos:

Audi S e-tron GT

Consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 19,7-18 (WLTP);

Emissões combinadas de CO2 em g/km: 0

Audi RS e-tron GT

Consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 21,1-18,4 (WLTP);

Emissões combinadas de CO2 em g/km: 0

Audi RS e-tron GT performance

Consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 20,8-8,7 (WLTP);

Emissões combinadas de CO2 em g/km: 0