Há um novo recorde de volta mais rápida para a Audi Sport no circuito de Nürburgring. Este foi o tempo batido

Frank Stippler estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida no Nürburgring-Nordschleife com uma unidade de pré-produção do renovado RS 3*. O piloto de competição e desenvolvimento da Audi Sport registou um impressionante tempo de 7:33.123 minutos, batendo o atual tempo mais rápido desta classe em mais de cinco segundos. Mais uma prova de que o modelo topo de gama da atualizada gama A3* é, mais uma vez, o automóvel compacto mais rápido.

Há um novo recorde de volta mais rápida para a Audi Sport no circuito de Nürburgring. Este foi o tempo batido

Frank Stippler estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida no Nürburgring-Nordschleife com uma unidade de pré-produção do renovado RS 3*. O piloto de competição e desenvolvimento da Audi Sport registou um impressionante tempo de 7:33.123 minutos, batendo o atual tempo mais rápido desta classe em mais de cinco segundos. Mais uma prova de que o modelo topo de gama da atualizada gama A3* é, mais uma vez, o automóvel compacto mais rápido.

O recorde foi possível graças à otimização do comportamento em curva, permitindo ao novo RS 3* utilizar a sua agilidade ainda mais cedo e de forma mais controlada, como explicou Frank Stippler: “Esta foi a chave do nosso sucesso. O novo RS 3* ataca as curvas ainda com mais à-vontade graças a uma afinação precisa – incluindo a vectorização do binário dos travões – que permite posicionar o veículo mais cedo e melhor para a saída da curva, o mais tardar a partir do vértice. O resultado é um ângulo de direção mais baixo desde o vértice até à saída da curva, o que leva a uma menor fricção e a uma aceleração mais rápida, permitindo-lhe transportar mais impulso e velocidade para cada reta subsequente.”

A base para a dinâmica excecional do veículo é a interação entre o repartidor de binário com a sua distribuição totalmente variável entre as rodas traseiras, o controlo eletrónico de estabilidade, o controlo de binário seletivo das rodas (vectorização do binário) e os amortecedores adaptativos opcionais que fazem parte da suspensão desportiva RS. A gestão eletrónica do veículo liga agora os dados de todos os componentes relevantes para a dinâmica em curva com uma sensibilidade ainda maior, graças a um algoritmo melhorado.

A potência continua a ser fornecida pelo lendário motor de cinco cilindros com 400 cv e 500 Nm de binário*. Em combinação com os pneus Pirelli P Zero Trofeo R semi-slick, o sistema de travões cerâmicos de 19 polegadas, a suspensão desportiva RS com controlo adaptativo dos amortecedores e a configuração otimizada do chassis, o 2.5 TFSI impulsiona agora o RS 3* de forma ainda mais vigorosa nas curvas. Tudo sublinhado pelo rugido característico da arquitetura de cinco cilindros, graças à sua sequência de atuação 1-2-4-5-3.

A versão de produção do atualizado RS 3* estará disponível para encomenda a partir do final de agosto.

 

Valores provisórios de consumo de combustível e emissões** do modelo acima referido:

Audi RS 3 (model year 2025)
Consumo de combustível (combinado): 9,6-8,9 l/100 km; emissões de CO2 (combinadas) – 218-201 g/km

 

**Os valores definitivos de consumo e emissões serão divulgados posteriormente