Procura por veículos elétricos usados cresce 93% em maio face ao ano passado: saiba as marcas mais procuradas em Portugal

Oferta de carros a gasolina cresce (11%) face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura diminui ligeiramente nos automóveis a gasolina (1%) em relação ao período homólogo. Relativamente aos carros a diesel, esta tipologia apresenta uma diminuição da procura e da oferta (19% e 9%, respetivamente)

Procura por veículos elétricos usados cresce 93% em maio face ao ano passado: saiba as marcas mais procuradas em Portugal

Os veículos elétrico registaram o maior aumento da procura no passado mês de maio face ao ano passado, no mercado de usados, avança esta segunda-feira o ‘Standvirtual’, portal líder em carros, no ‘Panorama Mensal do Mercado Automóvel’, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura.

“No que diz respeito aos carros elétricos, tanto a oferta como a procura continuam a aumentar. Uma das principais razões para esta evolução passa pela disponibilidade dos elétricos, uma vez que começaram a chegar apenas agora, de forma massiva, ao mercado de usados”, refere Nuno Castel-Branco, diretor-geral do ‘Standvirtual’.

“Depois de alguns anos retidos nas frotas empresariais e de rent-a-car, a sua renovação permite que cheguem bastantes automóveis a este mercado, onde no passado ainda não existiam de forma significativa. Como a base era, efetivamente, curta é possível verificar grandes crescimentos na atualidade”, indica.

E quais são as principais conclusões do estudo?

COMBUSTÍVEL

● Os veículos elétricos (93%) registam o maior aumento da procura em maio face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é também dos elétricos (88%), em relação ao período homólogo de 2023.

● A oferta de carros a gasolina cresce (11%) face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura diminui ligeiramente nos automóveis a gasolina (1%) em relação ao período homólogo. Relativamente aos carros a diesel, esta tipologia apresenta uma diminuição da procura e da oferta (19% e 9%, respetivamente).

● Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina, Híbridos a Diesel e Híbrido Plug-in representam cerca de 13% da procura e cerca de 13% da oferta, em maio.

● Diesel (55%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.

● Em maio, os automóveis a gasolina e híbridos a gasolina são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (32% e 3%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura é igual ou inferior à oferta.

PREÇOS

● Veículos abaixo de 15.000€ e entre 15.000€ a 30.000€ revelam uma diminuição da procura (12% e 2%, respetivamente) em maio, face ao período homólogo do ano passado. Já nos veículos acima de 30.000€, a procura estagnada em comparação ao período homólogo do ano anterior.

● A oferta aumenta nos veículos acima de 30.000€ (12%) e nos carros abaixo de 15.000€ (3%), em relação a maio passado. No entanto, nos automóveis de 15.000€ a 30.00€ a oferta apresenta um ligeiro decréscimo (1%).

● A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações (39%) e de anúncios (56%) em maio.

ANO DE MATRÍCULA

● A procura cresce nos carros de 1 a 3 anos (13%) e nos veículos até um ano (4%), face a maio do ano passado. Já nos veículos de 10 a 15 anos, a procura diminui em relação ao mesmo período do ano anterior (22%). Este decréscimo da procura está presente também nos automóveis entre 3 a 5 anos (12%) e de 5 a 10 anos (6%).

● A oferta revela crescimento comparativamente ao mesmo mês de 2023 nos veículos de todos os intervalos de idade, exceto nos automóveis de 3 a 5 anos (13%) e nos carros entre 10 a 15 anos (5%).

● Carros com matrícula entre 2017 e 2018 são os mais visualizados em maio (cerca de 9,4%), seguidos dos carros matriculados entre 2019 e 2021 (cerca de 7,9%).

SEGMENTO E MARCA

● Em maio, a procura cresce nos citadinos (7%) e nos SUV (2%) face ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos monovolumes (24%), nos pequenos citadinos (23%) e nos utilitários (22%). Já no caso da oferta, verifica-se um aumento em particular nos SUV (15%) e nos citadinos (14%).

● SUV (23%), carrinhas (17%), utilitários (16%) e citadinos (15%) são os segmentos mais procurados em maio. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (26%), carrinhas e utilitários (cerca de 18% nos dois segmentos) e citadinos (cerca de 15,2%).

● A Mercedes-Benz, a BMW (13,3% em ambos) e a Peugeot (8,4%) são as marcas mais procuradas em maio. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (12,1%), a BMW (10,9%) e a Peugeot (10,1%).

● Os carros mais procurados em março, por intervalo de preços, foram o BMW Serie 3 na categoria abaixo dos 5.000€; o BMW Serie 1 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Mercedes-Benz Classe C na categoria dos 10.000€ aos 25.000€; o Tesla Model 3 dos 25.000€ aos 40.000€; e o Porsche 911 acima dos 40.000€.

● Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, o Renault Zoe e o BMW Serie i, em maio.