O Mercedes EQB utiliza a mesma plataforma do modelo a combustão, enquanto a marca não opta pela nova plataforma exclusiva para elétricos. Por isso mesmo, muitas das soluções encontradas refletem esta mesma sinergia que tem de coexistir, o que não é depreciativo.
O exterior possui a grelha dianteira de cor negra com vários apontamentos da estrela da Mercedes na mesma, e uma assinatura luminosa traseira (com as luzes também no formato estrela) que ladeiam as extremidades do EQB e lhe conferem largura percecionada.
O interior, similar ao do modelo com motor a combustão, apresenta o desenho do tablier clássico, mas, ao mesmo tempo, desportivo, com o ecrã do painel de instrumentos acoplado ao ecrã central, na altura correta, de boa leitura, legibilidade, assim como o software que é utilizado neste sistema de infotainment é user friendly.
A qualidade de construção e dos materiais está de acordo com o ADN da marca da estrela, assim como a ergonomia. O volante possui a dimensão correta e uma boa pega.
O EQB 250+ Edition possui 190cv – mas parecem mais – suficientes para locomover este SUV que possui até sete lugares (os últimos dois mais apropriados para crianças até 165 cm de altura).
Possui os habituais quatro modos de condução – eco, confort, sport e individual – onde podemos parametrizar a resposta do motor e, de facto, sente-se a diferença.
O espaço interior, tanto a frente como atrás (os bancos avançam longitudinalmente e o encosto reclina em duas posições), é desafogado, assim como os acessos ao mesmo. Os bancos são envolventes, principalmente os dianteiros.
Dinamicamente, o EQB – que visualmente se aproxima do SUV topo de gama da marca – não é uma viatura pequena, mas contém a agilidade suficiente para ser conduzida tanto em cidade como estrada. A filtragem da direção não é excessiva e fornece um bom feeling sobre a estrada; é um modelo confortável em qualquer piso, mas sobretudo nos maus marca positivamente pela diferença. A acústica está num patamar superior, onde viajamos muito isolados do ruído exterior.
O comportamento é preciso e os travões são potentes. As afinações do chassis permitem-nos conduzir o EQB num modo mais dinâmico, onde a altura mais elevada, o peso acrescido e o tamanho não se ressentem, em nada, manifestando o mesmo precisão em linha reta e curvas.
Em termos de autonomia, este EQB pode chegar perto dos 500 quilómetros de WLTP. Em ambiente real, cumprindo os limites de velocidade, AC sempre ligado (36º exteriores) realizei 196km com uma autonomia restante de 56%, considerando como percurso 80% estrada nacional e os restantes em autoestrada.
Preço a partir dos 56.400€