Os travões são uma das peças de um carro que melhor avisam que precisam de ser reparados: não lhe deve ser estranho aquele chiar, por vezes estridente, sempre que carrega no pedal do travão. Este som significa que precisam de ser verificados, mas além das pastilhas pode significar que há outras peças que podem estar desgastadas e são por isso ‘culpadas’ por esse som.
Por isso, conheça os detalhes sobre esse ruído tão particular e o que pode significar.
O barulho pode vir de diferentes lugares – a primeira e a mais normal é porque a pastilha dos travões está muito desgastada. Nessa situação, está a ocorrer uma colisão entre duas peças de metal, o ferodo e o disco, que fazem soar o aviso. É uma situação desagradável, relata o jornal espanhol ‘El Economista’, e deve ser vista numa oficina com urgência.
Há outra situação que pode ocorrer porque alguns fabricantes colocaram uma placa acústica que serve de aviso de que o captador está prestes a acabar.
Outra opção pode ser o desgaste do disco: este ruído pode surgir quando uma pastilha, também desgastada, toca a rebarba do disco gerada pelo uso e desgaste das pastilhas. Esse ruído costuma ser mais suave do que o anterior e geralmente ocorre durante uma travagem a baixa velocidade.
Se tiver o carro parado há muito tempo, isso também pode lhe parecer familiar, o que o pode levar a pensar trocar os discos: esta dedução pode estar errada, uma vez que quando um carro fica muito tempo sem uso, os discos acabam por enferrujar e é isso que gera o ruído – depois de os usar por algum tempo, a ferrugem vai desaparecer e cessar o som.
Com que frequência deve trocar as pastilhas de travão e quanto custa?
Embora uma maneira de saber se deve trocar as pastilhas seja ‘afinar os ouvidos’ e fazê-lo quando ouvir barulho, os especialistas também marcam uma data para fazer isso. Neste caso, é aconselhável substituí-los a cada 30 ou 60 mil quilómetros – essa margem de tempo é tão grande que vai depender se a direção é agressiva ou não, se conduz mais na cidade ou na autoestrada ou da carga que carrega o carro. O preço de um conjunto de pastilhas de travão ronda normalmente os 50 euros, embora seja necessário acrescentar mão-de-obra, que varia consoante a oficina.
“Troquei as pastilhas e ainda está a chiar”
Essa frase costuma ser comum, embora não deve ser motivo de alarme: ocorre porque antes da montagem o mecânico deve retirar um pequeno protetor que vem nas pinças e caso isso não seja feito, durante os primeiros quilómetros, poderão chiar ao entrar em contacto com os discos.