O software disponível no novo camião elétrico Mercedes Benz eActros 600 tem um toque português.
Alguns dos eServices disponíveis no novo modelo do fabricante alemão foram co-desenvolvidos em Portugal, na tb.lx, o estúdio de produtos digitais da Daimler Truck, em colaboração com equipas locais das regiões operacionais globais do grupo.
A tecnológica foi responsável pelo desenvolvimento do Charge Management System (Sistema de Gestão de Carregamento, em português), que proporciona aos gestores de frotas uma experiência fácil quando gerem as suas operações com veículos elétricos, e da eTruck Ready, uma ferramenta que apoia os proprietários de frotas a eletrificar as suas rotas, ao calcular se um percurso é viável com um camião elétrico da Mercedes-Benz.
Charge Management System – gerir todo o ecossistema elétrico num só local
Foi nos escritórios de Lisboa que foram escritas as primeiras linhas de código para a Charge Management System. Este software permite a gestão de carregamentos personalizada e individualizada para os clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa, proporcionando total transparência no processo de carregamento.
Através dele, os gestores de frotas e distribuidores podem planear rotas eficazes e pausas de carregamento, otimizar o carregamento e programar o pré-condicionamento. Se possuírem estações de carregamento no seu armazém, o software também lhes permite ter uma visão clara do seu consumo de energia e uma visão geral da disponibilidade dos carregadores. Esta solução também está disponível noutras regiões do mundo, como a América do Norte e o Japão.
Disponível na Europa através do portal Fleetboard, esta solução global foi desenvolvida em Portugal, em parceria com a Daimler Truck em diferentes regiões, por várias equipas multidisciplinares dedicadas a esta solução de e-mobilidade. No total, foram dedicados a este desenvolvimento cerca de 50 engenheiros de software e 10 gestores de produto e designers sediados em território nacional.
eTruck Ready – o primeiro passo para eletrificar uma frota
A partir de Lisboa foi igualmente desenvolvido a eTruck Ready. Esta ferramenta identifica se uma rota é eletrificável, considerando variáveis como os pontos de paragem, o tráfego, as condições meteorológicas, a carga e o modelo do camião. Com esta informação, os proprietários de frotas na Europa podem decidir e consultar a melhor estratégia para eletrificar a sua frota, e as equipas de vendas podem apoiar os seus clientes na implementação de camiões totalmente elétricos.
“Acreditamos que estes serviços oferecem as melhores soluções para garantir o funcionamento das operações e manter os seus custos, tudo de forma sustentável, permitindo aos nossos clientes fazer a transição do diesel para o elétrico com o mesmo nível de compromisso e confiança”, diz Clement De Coligny, Chefe de Produto para a área de e-mobilidade na tb.lx. “Este ecossistema conectado maximiza o tempo de funcionamento dos camiões e carregadores e otimiza a sua utilização para reduzir o custo total de aquisição (TCO) – uma das maiores preocupações dos gestores de frotas e distribuidores.”
Como o software potencia o transporte elétrico
Com uma autonomia de 500 km e uma capacidade instalada de bateria superior a 600 Quilowatt-hora (kWh), que dá o nome a este modelo, o futuro eActros 600 foi construído para longas distâncias de forma a responder à necessidade crescente do mercado e tornar o transporte elétrico mais acessível.
Na Europa, cerca de 60% das viagens de longo curso são inferiores a 500 km, possibilitando que este novo camião as percorra sem carregamentos intermédios. Para cobrir trajetos mais longos, a infraestrutura de carregamento é da maior importância para que tal se torne viável. O software é crucial para que isso aconteça, pois permite que as empresas de transportes façam uma transição dos veículos a diesel para os elétricos e continuem a sua atividade normalmente, resolvendo de forma automática todos os desafios inerentes à mudança.
As preocupações que poderiam impedir as empresas de eletrificar as suas frotas, que incluem as restrições de autonomia da bateria, o planeamento eficaz dos carregamentos, a garantia de que nenhum camião fica sem bateria e de que as entregas chegam a tempo também com veículos elétricos, são agora abordadas por estes eServices desenvolvidos pela tb.lx.
A tb.lx tem 114 colaboradores a desenvolver produtos digitais e a trabalhar em estreita colaboração com o fabricante mundial de veículos comerciais. Para além de atuar na área da e-Mobility, a empresa também desenvolve soluções de conectividade, como um portal API global, entre outras.