A Audi está a implementar o ChatGPT baseado em IA (Inteligência Artificial) através do Microsoft Azure OpenAI Service no seu sistema de infotainment para melhorar as capacidades de controlo por voz dos seus veículos.
A partir de julho deste ano, os proprietários de cerca de dois milhões de modelos Audi fabricados desde 2021 e equipados com o sistema de infotainment modular de terceira geração (MIB 3) poderão interagir com o seu automóvel utilizando linguagem natural e ouvir as informações que gostariam de receber enquanto conduzem. Novos veículos como o Q6 e-tron e futuros modelos com a arquitetura eletrónica E3 1.2 receberão o ChatGPT através do Cerence Chat Pro como uma extensão do Audi assistant.
A integração do ChatGPT na tecnologia online de controlo por voz dos modelos com MIB 3 a partir do model year 2021, como por exemplo o Audi A3 e posteriores, oferece inúmeras possibilidades que vão além do que era anteriormente possível com o controlo por voz. Os condutores da Audi podem utilizar o controlo por voz melhorado para operar os sistemas de infotainment, navegação e AC ou, a partir de agora, para fazer perguntas de conhecimento geral. A capacidade de pedir informações utilizando linguagem natural torna a condução mais segura, uma vez que o condutor nunca tem de tirar os olhos da estrada.
O ChatGPT é disponibilizado através do Azure OpenAI Service. A base desta nova funcionalidade para os clientes da Audi é a solução Chat Pro da Cerence Inc., que oferece uma integração do ChatGPT de âmbito automóvel.
“Com a integração perfeita do ChatGPT no nosso controlo por voz, estamos a combinar os pontos fortes de ambas as aplicações”, afirma Marcus Keith, Vice-Presidente de Interiores, Infotainment e Desenvolvimento de Conectividade da Audi. “Para além de uma gama de funções controladas por voz, os nossos clientes irão agora beneficiar de um acesso simples e seguro a conhecimentos baseados em IA. Este é o próximo passo para uma experiência a bordo de primeira classe nos automóveis Audi.”
Os automóveis respondem às perguntas do dia a dia
A Audi melhorou o seu assistente de voz com autoaprendizagem, o Audi assistant, em modelos com a nova arquitetura eletrónica E3 1.2, a qual celebrou a sua estreia no novo Audi Q6 e-tron. Os passageiros podem ativar o assistente como habitualmente, dizendo “Hey Audi” ou usando o botão push-to-talk no volante para fazer as suas perguntas.
O Audi assistant reconhece automaticamente se deve executar uma função do veículo, procurar um destino ou, por exemplo, fornecer a previsão do tempo. O sistema Audi só encaminha as perguntas para o ChatGPT quando não consegue responder a questões de conhecimento geral. Os condutores desfrutam de uma experiência fluida, uma vez que todas as funções estão integradas no Audi assistant. A segurança dos dados tem a máxima prioridade; para garantir uma privacidade ideal, todas as perguntas e respostas são eliminadas após o processamento. Além disso, o ChatGPT nunca tem acesso aos dados do veículo.
Potencial futuro: Beneficiar das novas possibilidades da IA
No futuro, também será possível fazer perguntas sobre o veículo, por exemplo, sobre a pressão correta dos pneus. A utilização de grandes modelos linguísticos, por exemplo, da Cerence, torna possível este e muitos outros cenários de utilização.
A IA apoia a Audi como uma empresa digital e impulsionada por dados
A Audi pretende explorar plenamente o potencial da inteligência artificial – com serviços e produtos para melhorar a experiência do cliente, bem como em vários campos de aplicação para otimizar os processos empresariais. Por exemplo, como um impulso criativo no design, na transferência de conhecimentos de RH como um chat bot e na produção para apoiar o controlo de qualidade.
As aplicações mais recentes são uma IA para verificar os pontos de soldadura na construção da carroçaria e a deteção de fissuras com base em IA na oficina de prensagem. Ao mesmo tempo, a Audi está empenhada na utilização responsável da IA nos seus princípios de conduta e numa declaração de princípios. Em conformidade com a regulamentação (Lei de Dados e Lei de IA da UE) e a ética, os funcionários também estão a receber formação para utilizar a IA de uma forma orientada para o futuro.