Um ícone aperfeiçoado. A Volkswagen está a celebrar o 50º aniversário do Golf. A produção em série do best-seller começou em Wolfsburg em março de 1974. Mais de 37 milhões de unidades seguiram-se a esse primeiro Golf até à data. Em termos puramente matemáticos, significa que mais de 2.000 pessoas em todo o mundo optaram por comprar um novo Golf todos os dias ao longo dos últimos 50 anos. Isto faz do Golf um ícone, o automóvel europeu de maior sucesso e o modelo Volkswagen mais vendido de todos os tempos.
A Volkswagen apresenta agora a última etapa da evolução do Golf, com um novo sistema de infotainment desenvolvido de raiz e uma mecânica híbrida plug-in de última geração. O melhor Golf dos últimos 50 anos chega agora a Portugal.
“Há meio século que o Golf tem estado no coração da marca Volkswagen, oferecendo mobilidade acessível a todos ao mais alto nível técnico. Tem-se adaptado constantemente às necessidades dos clientes e tornou-se, assim, um best-seller mundial. É precisamente o que estamos agora a desenvolver com a mais recente fase evolutiva do modelo – com ainda maior eficiência, conforto e qualidade e um novo conceito de infotainment. O melhor Golf de sempre”, salienta Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen Veículos de Passageiros.
“O Golf é um ícone do design. Muitas vezes imitado, nunca duplicado. Com a sua estabilidade visual e aparência superior, é único no mundo da classe compacta. As características de design típicas do Golf, como os pilares C, há muito que fazem parte do ADN da Volkswagen. O mais recente Golf exala uma clareza absoluta e um nível de autoconfiança que quebra as barreiras do segmento. Será o nosso ponto de partida para 2024 e a fonte de inspiração para desenvolvermos o design do Golf de amanhã”, complementa Andreas Mindt, diretor de Design da Volkswagen Veículos de Passageiros.
Um bes-tseller em grande forma
Faróis com novo design
O novo Golf e a nova Golf Variant distinguem-se pelas alterações na dianteira. As características que definem visualmente o novo Golf são o logótipo Volkswagen, que pela primeira vez é iluminado nos mercados europeus, e os faróis LED de novo design. Os faróis de matriz LED IQ. LIGHT topo de gama integram um novo feixe principal de elevada performance de até 500 m de alcance. Os grupos de luzes traseiras IQ.LIGHT 3D LED em ambas as versões da carroçaria também receberam um novo design.
Novo sistema de infotainment
No interior, o novo modelo apresenta um sistema de infotainment intuitivo (MIB4) recentemente desenvolvido, com um ecrã tátil independente. Este tem na sua base barras táteis iluminadas de ergonomia otimizada para controlo da temperatura e do volume. Também novos são o volante multifunções melhorado e o novo assistente de voz IDA. Utilizando linguagem natural, o IDA pode ser utilizado não só para controlar funções como o sistema de ar condicionado, o telefone ou o sistema de navegação, mas também para aceder a informações online de todas as áreas possíveis – desde previsões meteorológicas a perguntas de conhecimento geral.
Novos sistemas de assistência
Os novos sistemas de assistência, como Park Assist Plus e Park Assist Pro facilitam as manobras do Golf e do Golf Variant (disponíveis pela primeira vez no Golf) para entrar e sair de lugares de estacionamento utilizando um smartphone, bem como a nova Vista Aérea de 360 graus.
Nova gama de motorizações
As novas mecânicas híbridas plug-in com função de carregamento rápido (DC) oferecem uma potência adicional e uma autonomia elétrica para cerca de 140 km. Particularmente interessante para todos os condutores que não têm uma wallbox em casa são as unidades mild-hybrid de 48 V altamente eficientes. O Golf GTI tornou-se ainda mais desportivo: a potência do motor 2.0 turbo aumentou em 15 kW para 195 kW (265 cv). Ao todo, são nove as propostas entre motores mild-hybrid (eTSI), híbridos plug-in (eHybrid e GTE), sobrealimentados a gasolina (TSI) e sobrealimentados a gasóleo (TDI) na fase de lançamento.
A Volkswagen melhorou o automóvel mais bem-sucedido da Europa: o Golf
Sete linhas de equipamento no lançamento
A Volkswagen lança os novos Golf e Golf Variant com uma versão de entrada Golf, seguida dos níveis de equipamento “50 anos” (Golf) e Life (Golf Variant) (médio), Style (equipamento elegante no topo da gama) e R-Line (equipamento desportivo topo de gama). Os dois modelos desportivos emblemáticos da gama – o Golf GTE e o Golf GTI – são posicionados de forma independente. A gama de motores do Golf será inicialmente composta por duas unidades híbridas plug-in (eHybrid e GTE), dois sistemas mild-hybrid com tecnologia de 48 V (eTSI), quatro motores turbo a gasolina (TSI) e dois motores Diesel sobrealimentados (TDI). Os desportivos de elite – o Golf GTI Clubsport, o Golf R – serão lançados na segunda metade do ano (modelos R com tração integral 4MOTION). Comum a todos os modelos Golf é uma geração de sistema de infotainment recentemente desenvolvida, novos comandos iluminados para o sistema de ar condicionado automático e volume de som, bem como novos faróis e farolins traseiros em LED.
Nova gama de motorizações
eHybrid e GTE de autonomia alargada
A segunda geração do sistema de propulsão híbrido plug-in da Volkswagen, recentemente desenvolvida, oferece uma potência de 150 kW (204 cv) no novo Golf eHybrid. A versão ainda mais desportiva, o novo Golf GTE, desenvolve uma potência de 200 kW (272 cv). A potência é transferida para as rodas dianteiras através de uma caixa automática de seis velocidades especialmente concebida para os sistemas de propulsão híbridos plug-in. Graças à mudança para um novo motor sobrealimentado a gasolina de 1,5 litros (1.5 TSI evo2) com turbocompressor de geometria variável (TGV), tecnologia TSI-evo altamente eficiente e uma nova bateria de 19,7 kWh de capacidade útil (antecessor: 10,6 kWh), o novo sistema de propulsão híbrido plug-in é extremamente eficiente.
A autonomia elétrica é de cerca de 140 km. A bateria pode agora ser carregada numa wallbox doméstica e noutros pontos de carregamento AC de 11 kW (anteriormente 3,6 kW). Além disso, os Golf eHybrid e Golf GTE podem ser carregados em estações de carregamento rápido DC com uma capacidade até 40 kW. As autonomias elétricas significativamente maiores e o carregamento rápido fazem com que os dois Golf possam, em muitos casos, ser utilizados enquanto automóveis totalmente elétricos no dia-a-dia. Simultaneamente, para viagens longas, impressionam com autonomias totais alargadas para mais de 900 quilómetros em modo híbrido.
TSI mais potente, eTSI e TDI mais eficientes
Os motores eTSI (1.5 TSI evo2) com tecnologia de 48 Volts e Active Cylinder Management (ACTplus) surgem acoplados a uma caixa de velocidades DSG de sete velocidades, com uma potência de 85 kW (115 cv) e 110 kW (150 cv), respetivamente. O mesmo motor turbo a gasolina sem sistema de 48 V é também utilizado nos Golf 1.5 TSI com caixa de velocidades manual com uma potência idêntica. Com uma potência de 195 kW (265 cv), o motor 2,0 litros turbo a gasolina do novo Golf GTI oferece mais 15 kW de potência. Com 85 kW (115 cv) e 110 kW (150 cv), foi mantida a potência dos dois TDI. O Golf Variant está disponível com os motores eTSI, TDI e TSI até 110 kW.
Novos detalhes exteriores
Óticas de novo formato
O exterior é marcado por faróis LED de novo design, novos grupos de luzes traseiras LED e um novo para-choques dianteiro enquanto principais fatores diferenciadores do novo Golf. Os faróis LED têm agora linhas mais retas, são visualmente mais marcantes e estreitam-se significativamente para o interior. Como alternativa aos faróis LED de série, estão disponíveis faróis de elevada performance. Neste caso, a frente terá um emblema Volkswagen iluminado – uma novidade na Europa – além de uma faixa horizontal em LED na grelha do radiador. O ‘V’ e o ‘W’, bem como o círculo em torno das letras, são emoldurados por finos contornos de luz no exterior e no interior.
O emblema Volkswagen iluminado dá origem a um novo e inconfundível design de luzes da marca. Outro destaque em termos de iluminação é o segundo nível de configuração opcional dos sistemas LED, com a mais recente versão dos faróis IQ. LIGHT LED matrix – também com o emblema Volkswagen iluminado. Os faróis matriciais IQ. LIGHT LED estão equipados com um novo feixe principal em LED de alta performance que tem um alcance de até 500 m à noite, significativamente mais longo face a um convencional sistema de faróis. O opcional faróis em LED “IQ. LIGHT LED Matrix” inclui os recém-desenvolvidos grupos de luzes traseiras LED 3D, cujos efeitos de boas-vindas e de despedida podem ser personalizados nas definições do veículo (através do sistema de infotainment), sendo possível escolher entre três efeitos.
Novas cores e novas jantes
As opções de pintura exterior são agora complementadas por três novas cores metalizadas: Crystal Ice Blue, Azul Anemone, Prata Oyster. O teto pintado a preto é um novo opcional disponível para as versões R-Line, GTE e GTI. Mais novidades: cinco jantes de liga leve até 19 polegadas.
Pormenores interiores
Interior com novos sistemas de infotainment
O hardware e o software dos sistemas de infotainment do Golf são completamente novos, baseados na quarta geração (MIB4). A interação foi significativamente melhorada e simplificada graças a novos gráficos e a uma nova estrutura de menus para o ecrã tátil. O sistema de infotainment altamente intuitivo estará disponível em dois formatos de ecrã 16:9: o ecrã tátil da versão base Ready 2 Discover tem uma diagonal de 26,4 cm (10,4 polegadas) (no Golf Variant), enquanto a versão topo de gama tem uma diagonal de 32,8 cm (12,9 polegadas) (de série no Golf). Os novos ecrãs MIB4 do tipo tablet foram concebidos para serem visualmente autónomos. Neste contexto, os seletores táteis para o controlo da temperatura e do volume são novos, sendo agora mais ergonómicos e iluminados. O Golf e o Golf Variant terão novamente à disposição, como opção, um head-up display projetado no para-brisas.
O sistema de infotainment em pormenor
A utilização dos novos sistemas MIB4 é extremamente intuitiva. A base para tal é uma estrutura de menu recentemente desenvolvida para o ecrã, estando dividido em duas barras táteis na parte superior e inferior e o imponente ecrã principal ao centro. O condutor pode atribuir funções favoritas de acesso. A principal vantagem ergonómica é que a barra superior personalizada e a barra inferior estática permanecem sempre visíveis quando o condutor abre várias funções sob a forma de aplicações no ecrã principal, o que simplifica as operações. Além disso, os novos sistemas MIB4 são muito mais rápidos. A estrutura do menu em pormenor:
A barra superior
A barra superior tem um novo botão de acesso direto na extremidade esquerda que permite ao condutor abrir o menu principal com uma visão geral de todas as aplicações com apenas um clique. À direita, encontra-se um botão de acesso direto às funções mais importantes do veículo. O menu principal e as definições do veículo (Car Control Centre) estão sempre acessíveis sem ter de fechar a aplicação ativa. À direita do Car Control Centre existem outras funções de acesso direto que podem ser atribuídas individualmente, por exemplo, com botões para os modos de condução, funções de estacionamento, sistemas de assistência e a biblioteca multimédia.
O ecrã central
O grande ecrã principal contém o conteúdo das aplicações mais importantes em mosaicos gráficos de diferentes tamanhos, personalizáveis. As aplicações clássicas, como o sistema de navegação, o rádio e as definições de som, bem como as novas funções, como as instruções visualizadas do assistente de voz IDA, são apresentadas nos mosaicos do ecrã inicial.
A barra inferior
A barra inferior assegura o acesso direto e permanente ao sistema de ar condicionado e climatização dos bancos, bem como o botão home, que o condutor pode utilizar para regressar ao ecrã principal a qualquer momento.
Digital Cockpit Pro personalizável
Os modelos da nova gama Golf dispõem, de série, de painel de instrumentos digital, o Digital Cockpit Pro, com uma diagonal de 26 cm (10,2 polegadas). O condutor pode utilizar os botões no novo volante multifunções para definir duas configurações gráficas básicas (perfis de informação): Classic, com instrumentos redondos, e Progressive com mosaicos no ecrã. A área entre os instrumentos redondos ou os mosaicos pode ser atribuída livremente, por exemplo, com a orientação do itinerário do sistema de navegação ou os ecrãs dos sistemas de assistência. As áreas no interior dos instrumentos redondos e dos mosaicos podem ser preenchidas com várias informações. Existem também perfis de informação específicos para o Golf R-Line, o Golf GTI e o Golf GTE.
Novos assistentes à condução
Facilitar o estacionamento
O Park Assist Pro é uma nova funcionalidade disponível para os novos Golf e Golf Variant. O sistema permite que o veículo seja conduzido até e sair dos lugares de estacionamento com o condutor a controlar o procedimento através o seu smartphone a partir do exterior, com o Golf a travar e a acelerar independentemente dentro de parâmetros pré-determinados3. Outra novidade é o sistema Area View2, sendo criada uma vista panorâmica de 360 graus através da fusão de quatro câmaras, sendo a imagem correspondente transferida para o ecrã tátil do sistema de infotainment.
Mais equipamento de série
Seis pacotes de equipamento na fase de lançamento
O Golf e o Golf Variant serão propostos numa versão de entrada de gama (Golf), bem como nas especificações de equipamento superior na versão especial “50 anos” (apenas Golf), Style e R-Line. Estas versões cobrem o vasto espetro de níveis de equipamento e opções de motorização esperados pelos clientes de um Golf. Um económico motor a gasolina de quatro cilindros turbo (1.5 TSI) com 85 kW (115 cv) e Active Cylinder Management (ACTplus) está disponível em todas estas variantes. Os desportivos Golf GTE e Golf GTI têm as suas próprias opções de posicionamento e de motorização.
Versão de entrada de gama – Golf
O modelo de entrada da nova gama Golf já está generosamente equipado, oferecendo características como o controlo automático da climatização (Climatronic), o volante multifunções melhorado, o sistema de fecho e arranque sem chave (Keyless Access), reconhecimento de sinais de trânsito, cruise control, Park Assist à frente e atrás, o novo sistema de infotainment, wireless App-Connect (integração sem fios de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto), o interface para telemóvel, o Digital Cockpit e os novos faróis dianteiros e farolins traseiros em LED.
Nível intermédio – “50 anos” (apenas Golf)
O nível de equipamento seguinte é o Golf “50 anos”, adicionando detalhes como acabamentos cromados, espelhos retrovisores exteriores com função de memória, carregamento sem fios para smartphones, iluminação exterior de conforto, iluminação interior tricolor, bancos dianteiros com apoio lombar ajustável, bem como volante multifunções em pele e cruise control adaptativo ACC, e logo comemorativo no pilar B do Golf “50 anos”. Além disso, as jantes de liga leve de 17 polegadas são de série. No caso do Golf Variant a versão intermédia terá a designação Life, com destaque para os seguintes equipamentos: jantes de liga leve 16 polegadas ‘Richmond’, cruise control adaptativo, câmara traseira, Digital Cockpit Pro, sistema infotainment de 12,9 polegadas e ar condicionado Climatronic de 3 zonas.
Versões topo de gama – Style e R-Line
Os futuros compradores de um novo Golf e de um Golf Variant têm a possibilidade de escolher entre duas versões topo de gama equivalentes com posicionamentos diferentes: Style e R-Line. O elegante Golf Style caracteriza-se, no exterior, por jantes de liga leve de 17 polegadas, para-choques individualizados de design Style com frisos cromados e faróis de elevada performance com o logótipo Volkswagen iluminado à frente. No interior, o equipamento é reforçado por bancos desportivos com revestimentos ArtVelours, regulação elétrica de 14 vias para o banco do condutor e iluminação ambiente em 30 cores. O equipamento de série é completado por um sistema de câmara de visão traseira (Rear View).
Em termos de exterior, o Golf R-Line, mais desportivo, distingue-se do Golf Style pelos para-choques específicos com o design R-Line e por numerosos elementos em preto brilhante, incluindo as embaladeiras laterais. Estes elementos são complementados por jantes de liga leve de 17 polegadas pretas com superfícies exteriores em diamante. O equipamento interior e funcional diferencia-se do Golf Style pelo volante desportivo multifunções em pele com comando da caixa de velocidades (para as versões com caixa automática), seleção do perfil de condução e bancos desportivos premium com revestimento em tecido R-Line.
Desportivos compactos – GTE e GTI
O Golf GTE esteve sempre intimamente relacionado com o Golf GTI. Com estas evoluções, ambos os modelos continuam a partilhar o design dianteiro específico de GT, incluindo a grande grelha do radiador em forma de favo de mel no para-choques, que é enquadrada nas laterais por guias de ar marcantes e por um spoiler dianteiro ao estilo de um splitter desportivo. Outro elemento GT é a faixa colorida na parte superior da grelha do radiador e por cima dos novos faróis. Esta é tradicionalmente vermelha para o Golf GTI e azul para o Golf GTE. Os dois modelos diferem um do outro na traseira: o Golf GTI1 tem saídas de escape redondas cromados à esquerda e à direita do difusor preto. O Golf GTE caracteriza-se por uma elegante faixa cromada por cima do difusor, em vez dos tubos de escape. As jantes de liga leve Richmond de 17 polegadas são de série em ambos os modelos.
No interior, o Golf GTI e o Golf GTE impressionam com os seus bancos desportivos premium com o lendário padrão xadrez e um volante desportivo multifunções em pele. Elementos como os pespontos, os rebordos dos apoios de cabeça dianteiros e a presilha central do volante são vermelhos no Golf GTI, ao passo que o Golf GTE utiliza o azul (Golf GTE: pesponto do volante em preto). Outras características de série em ambos os modelos incluem um manípulo da caixa de velocidades com moldura em alumínio, iluminação de fundo em 30 cores, sistema Climatronic de três zonas e o sistema de infotainment topo de gama Discover de grandes dimensões. Pela primeira vez, o Golf GTI conta com opcionais aplicações em fibra de carbono.