O dia inicia na Guarda e termina em Coimbra quase sempre sob chuva.
Iniciamos a viagem com um belo percurso por terras beirãs e dirigimo-nos para o Kartódromo Serra da Estrela – Kart Kse onde foi possível efetuar mais um desfile e conviver com todos os participantes.
E, porque a cultura nos eventos do Clube Escape Livre está presente, depois de conhecermos Seia, foi tempo de visitar o Museu do Pão na mesma localidade, um projeto que conheci quando se iniciou, e hoje é um empreendimento de sucesso, onde pudemos efetuar mais uma visita guiada pela história do pão mas também pela sua ligação à história do país e das religiões.
Com a gastronomia da região sempre presente – que convém ser enaltecida pela qualidade e diversidade – foi tempo de mais uma viagem para Coimbra Cidade onde fomos visitar a magnífica Universidade de Coimbra! Na visita guiada foi possível visitar um espólio fantástico, desde a sala do exame privado, a extraordinária sala dos Capelos, a prisão académica e, por fim, a extraordinária e única biblioteca (não são permitidas imagens, uma das mais belas a nível mundial, e um exemplo do que há época foi feito em termos de conhecimento, para criar uma biblioteca que, aos dias de hoje podemos classificar como sustentável e desenhada para o futuro; toda em madeira, sem estruturas que possam provocar incêndios, tetos direitos, não utilização de metal para não provocar humidades….).
Terminámos o dia automobilístico com mais um desfile das viaturas pela cidade dos estudantes.
O dia encerra com um cocktail e o jantar, onde o convívio é a tónica, onde por entre sorrisos e boa disposição se contam histórias mas também se homenageiam personalidades ligadas ao automóvel.
Fiquei a conhecer dois projetos magníficos que espero visitar – o Museu de miniaturas automóvel em Gouveia e o Museu automóvel de Salamanca.
Com toda a certeza são eventos desta natureza que enobrecem uma região e o interior de Portugal , conjugando automóveis , cultura e gastronomia! Este é o turismo que (também) precisamos!