Ir de férias é sempre algo muito desejado ao longo do ano: sobretudo nesta altura, com o verão à porta. Pegar na família e no carro para conduzir ao destino do merecido descanso é uma sensação que uma avaria no seu veículo pode estragar.
De acordo com a ADAC (‘Allgemeiner Deutscher Automobil-Club’) – o ‘ACP da Alemanha’ – há uma lista comum de avarias que se repetem ano após ano que importa ter atenção para não ter sobressaltos nas suas férias.
Entre temperaturas que podem ser elevadas, viagens mais longas do que o habitual ou mesmo condições de condução por vezes complicadas com engarrafamentos, sair de férias de verão nem sempre é um prazer. Nem para si nem para o seu carro.
Anualmente, o ADAC publica um relatório sobre as avarias automóveis mais frequentes: e são normalmente avarias que uma revisão ao seu carro antes da viagem poderia evitar – o mais espantoso? Ano após ano, as causas permanecem geralmente as mesmas.
Cuidado com a sua bateria!
Com base nos pedidos de reparação registados em 2023, ou seja, cerca de 3,5 milhões de contactos dos seus serviços de assistência, a ADAC estabeleceu uma lista das cinco principais causas de avarias. E a que surge com mais frequência é… falha na bateria! Não estamos a falar da bateria de um carro elétrico, mas sim da bateria de 12V que alimenta todos os acessórios do carro – representou nada menos do que 44,1% das intervenções do ADAC em 2023.
Segunda avaria mais comum, com 22,8% das intervenções em 2023, problemas no motor e na eletrónica do motor, que incluem nomeadamente ignição e injeção. Terceira avaria e última do pódio, com 10,5% de intervenções, relacionadas com o motor de arranque, alternador, acessórios de bordo e luzes.
Ainda não acabou, pois os problemas nos pneus foram a causa de 8,8% das reparações no ano passado, o que pode ser causado por pressão insuficiente, desgaste ou mesmo pelo rebentamento do pneu sob o efeito do calor. Por último, os sistemas de fecho dos automóveis foram responsáveis por 7,1% das avarias.
O ADAC também menciona o carro elétrico, cada vez mais presente nas estradas. No entanto, parece que são menos propensos a problemas: o que é facilmente explicado por uma frota relativamente nova, mas também por menos mecânica de bordo. Se a comparação com os carros térmicos ainda é difícil de fazer em termos de fiabilidade, parece que as principais causas das avarias nos carros elétricos não estão assim tão distantes: a bateria de 12 V e os pneus!