É o Fiat mais pequeno de sempre, mas em termos de charme bate-se com os ‘grandes: o Fiat Topolino, o ‘irmão gémeo’ do Citroën Ami, é um quadriciclo que recuperou muitos dos códigos estilísticos dos Fiat 500 de antigamente. Por isso mesmo, é uma ‘delícia’ aos olhos…
Por isso, dedos cruzados para que os Fiat Topolinos apreendidos pela alfândega italiana em maio último – a polícia fiscal italiana apreendeu 134 unidades uma vez que, segundo as autoridades, está proibido o uso indevido da bandeira italiana no veículo, violando a lei “Made in Italy”: o local de produção do Topolino é em Marrocos – pois vai quer ver o seu transformado pelo fabricante de carrocerias ‘Castagna Milano’.
Equipado com uma bateria de 5,4 kWh, o Fiat Topolino oferece uma autonomia até 75 km. Números idênticos ao ‘primo’ Citroën Ami. Em termos de performance, este quadriciclo da marca italiana permite uma velocidade máxima de 45 km/h.
Com um tempo de carregamento inferior a quatro horas, segundo a Fiat, o Topolino tem apenas 2,53 metros de comprimento, oferecendo um total de 63 litros de espaço de arrumação interior.
A construtora italiana tem experiência nesse departamento – recentemente cortou a capota de um Fiat 500 elétrico e adicionou muita madeira, mas o Topolino é um veículo ‘ainda mais fofo’.
A Castagna Milano disse que construirá versões curta e longa do seu Topolino, com a transformação curta a começar em 25 mil euros e a mais longa, parecida com um iate, em 35 mil euros – “Topolino veste a sua madeira preferida e vai para o mar em versão curta e longa. Finalmente uma ‘Spiaggina’ para todos”, refere o comunicado do construtor.
Ainda não há data definida para a chegada deste modelo a Portugal.
Mas veja as imagens e tente ‘não se render’: