A Bolt, plataforma europeia de mobilidade, reforçou o seu compromisso interno com a neutralidade carbónica através da adição de novos veículos elétricos (EV) das frotas parceiras na sua aplicação.
Sabendo que a maior parte das emissões de gases estufa da sua operação advém dos carros a motor de combustão interna no serviço TVDE, a operadora estoniana vê de forma muito positiva a introdução mais ativa de veículos elétricos na plataforma para também alargar a oferta da categoria aos utilizadores. Na visão de Mário de Morais, responsável de Ride-Hailing da Bolt em Portugal, “os nossos objetivos de sustentabilidade alinham-se perfeitamente com a nossa missão de reduzir a dependência do carro privado nas cidades e, assim, melhorar a acessibilidade ao transporte de todos nós”.
“Estando numa fase crucial da transição energética à escala mundial, esta introdução de veículos procurará também ser de alguma forma um chamariz para incentivar cada vez mais frotas registadas na aplicação a apostar em EV e, consequentemente, tornarmos a categoria elétrica da nossa aplicação uma escolha primária para qualquer utilizador. Estamos entusiasmados por ver os nossos parceiros de frotas a partilhar o nosso compromisso com veículos de zero emissões e a apostar nestes; com o aumento da procura que temos sentido no mercado nacional, acreditamos vivamente que as frotas verão esta aposta a compensar muito em breve”, refere.
Portugal torna-se assim o mais recente mercado a integrar o compromisso da Bolt em fazer crescer a quantidade de carros elétricos das frotas parceiras, depois de alguns mercados nórdicos e na Europa central. Em 2023, os veículos elétricos na plataforma de mobilidade estoniana percorreram perto do dobro da distância em relação ao ano anterior.
Para aceder à categoria Gama Elétrica, basta abrir a aplicação, selecionar o destino e escolher a mesma de entre as opções disponíveis.
A Bolt começou a operar em Portugal em 2018. Atualmente, o seu serviço TVDE já cobre virtualmente todo o território nacional. No que toca à micromobilidade – trotinetes e bicicletas elétricas – já está presente em 15 cidades ao nível nacional. Outros produtos incluem ainda a Bolt Food, atualmente presente nas Grandes Lisboa e Porto, Braga e Coimbra, e a Bolt Market, um serviço de entrega de mercearias em 15 minutos, em Lisboa e no Porto.