A Bentley Motors orgulha-se de revelar a quarta geração do Continental GT Speed, seguindo a tradição de 21 anos da gama Continental GT, redefinindo a derradeira combinação de performance de supercarro, luxo de fabrico artesanal e utilização quotidiana.
Um redesign exterior e interior abrangente, com pormenores modernos e depurados, segue o novo ADN de design estabelecido pelos Bentley Bacalar e Batur “coachbuilt”. A performance extraordinária é proporcionada por um grupo propulsor Ultra Performance Hybrid totalmente novo com 782 cv e 1.000 Nm, proveniente de um motor térmico V8 de 4,0 litros que trabalha em conjunto com um motor elétrico de 190 cv. O resultado é uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, com o benefício de 81 quilómetros de autonomia elétrica utilizável (no ciclo EU drive) e uma autonomia total de 859 quilómetros – criando um supercarro para todos os dias.
O desempenho do grupo propulsor é acompanhado por um novo sistema de chassis, com novas molas pneumáticas de duas câmaras emparelhadas com novos amortecedores de dupla válvula, juntamente com o Bentley Dynamic Ride (controlo anti rolamento ativo de 48V), eLSD e vectorização do binário.
Sob a carroçaria, um conjunto de tecnologia moderna e inovadora proporciona uma capacidade líder na sua classe, para que cada viagem seja uma experiência perfeita em termos de assistência ao condutor, sistemas de infotainment e serviços automóveis conectados.
O novo exterior continua a revolução do design para a futura jornada da Bentley, com a maior revisão do Continental GT em duas décadas, e o primeiro Bentley convencional com faróis individuais desde a década de 1950.
O design interior do habitáculo, os materiais, a qualidade e a perícia líderes mundiais da Bentley continuam com a introdução de mais tecnologia de bancos Wellness, nova ionização do ar, texturas tridimensionais em pele, novos acolchoados modernos e acabamentos técnicos como o novo cromado escuro.
Uma arquitetura elétrica completamente nova de 400 Volts permite que este seja, atualmente, o conjunto mais avançado de tecnologia de motorização oferecido por uma marca automóvel de luxo, proporcionando emissões de 29 g/km de CO2 e uma autonomia elétrica de 81 km no ciclo de condução WLTP.
Pela primeira vez na história do Continental GT, o descapotável Continental GTC está a ser lançado em simultâneo com a carroçaria coupé – proporcionando a máxima flexibilidade aos clientes que apreciam tanto a condução com capota aberta como com capota fechada.
Tanto o modelo coupé como o descapotável serão fabricados inteiramente à mão na Dream Factory da Bentley em Crewe, Inglaterra. O início da produção e das entregas está previsto para o terceiro trimestre.
O Ultra Performance Hybrid
Para o novo Continental GT Speed, foi desenvolvida uma nova unidade de propulsão Ultra Performance Hybrid. O novo grupo propulsor combina um novo motor V8 de 4,0 litros capaz de produzir 600 cv com um motor elétrico de 190 cv. A potência máxima do sistema é de 782 cv – suficiente para um tempo de sprint de 0-100 km/h de apenas 3,2 segundos e uma velocidade máxima de 335 km/h.
O binário do sistema aumentou mais de 11% em comparação com o Continental GT Speed com motor W12, de 900 Nm para 1000 Nm. A potência do sistema também aumentou em 19%, de 659 cv para 782 cv. Isto faz do novo Continental GT Speed o Bentley mais potente de sempre, para além dos níveis do Supersports de segunda geração e do Batur.
A potência é fornecida através de uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades e de um diferencial eletrónico de escorregamento limitado (eLSD) às quatro rodas, para uma entrega de potência excecional e uma tração fiável em todas as condições. O sistema utiliza vectorização ativa do binário da frente para trás através de um diferencial central e vectorização de precisão em cada eixo utilizando os travões.
Existem três elementos-chave do sistema de propulsão:
1. O novo motor V8 de 600 CV, 800 Nm – sem o tradicional sistema de vácuo e com pressão de injeção de combustível de 350 bar (aumentada de 200 bar) proporciona uma combustão mais limpa e emissões melhoradas. Com o motor elétrico capaz de eliminar o atraso na resposta da sobrealimentação, foram utilizados dois turbocompressores com configuração de apenas um canal de admissão de gases – o que reduz a complexidade e lhes permite funcionar a temperaturas mais elevadas, minimizando as emissões. Por conseguinte, não é necessário qualquer hardware de desativação de cilindros, uma vez que o motor de combustão pode ser totalmente desligado quando se utiliza o motor elétrico.
2. O motor elétrico de 190 CV e 450 Nm integrado na estrutura da transmissão fornece binário de suporte a baixa velocidade do motor térmico e faz o mesmo durante as mudanças de relação para uma maior suavidade.
3. A bateria de 25,9 kWh está colocada atrás do eixo traseiro, o que ajuda a obter uma distribuição de peso perfeita. Até 85% da capacidade da bateria é utilizável.
O sistema gere os fluxos de energia em função do modo escolhido – com EV puro, boost elétrico, travagem regenerativa e, mais importante para este novo GT Speed, um modo de carregamento em que o motor aciona as rodas e carrega a bateria ao mesmo tempo.
O novo grupo propulsor, líder na sua classe, proporciona um desempenho extremo e distingue o mais recente Continental GT dos outros concorrentes – com mais potência, mais binário e uma redução significativa nos valores de CO2 e de consumo de combustível para cerca de um décimo dos convencionais grupos propulsores a gasolina ou equivalentes. Por sua vez, isto proporciona uma extraordinária diversidade de capacidades de condução, desde uma performance excecional até ao luxo elétrico silencioso e sem esforço.
Devido à combinação do motor V8 com a energia elétrica, os engenheiros da Bentley conseguiram proporcionar uma potência e um binário melhorados em toda a gama de rotações, o que inclui um impulso vital do motor elétrico para uma forte aceleração a baixas velocidades e em toda a gama média, combinado com um maior desempenho do motor V8 também a velocidades mais elevadas. Foi também investida uma quantidade significativa de desenvolvimento na nota de escape, enfatizando a qualidade da configuração cross-plane do motor e sem a utilização de melhorias artificiais e eletrónicas.
Igualmente impressionantes são os modos elétricos, os quais permitem aos clientes desfrutar de uma condução silenciosa e sem perturbações. No modo totalmente elétrico, só o motor elétrico pode fornecer 190 cv e 450 Nm, mais do que suficiente para acompanhar o tráfego em muitas situações. O modo totalmente elétrico pode ser utilizado a velocidades até 140 km/h, com aplicações do acelerador até 75%. A bateria pode ser totalmente recarregada em apenas 2 horas e 45 minutos graças a melhorias significativas no carregador de bordo e na capacidade da bateria, com 11 kW de potência máxima de carregamento.
O Performance Active Chassis
Os novos modelos Continental GT Speed e GTC Speed beneficiam ambos do novo Performance Active Chassis da Bentley. Este inclui o sistema Active All Wheel Drive, um diferencial eletrónico de escorregamento limitado, direção às quatro rodas, vectorização do binário (à frente e atrás e em ambos os eixos), sistema anti rolamento ativo Bentley Dynamic Ride e uma nova geração de software de controlo do ESC. Além disso, o automóvel está equipado com um novo sistema de amortecedores de dupla válvula e molas pneumáticas de dupla câmara, o que permite opções de afinação mais sofisticadas. O resultado é que os novos automóveis podem alcançar uma combinação ainda mais impressionante de performance, comportamento e conforto.
O novo amortecimento com duas válvulas proporciona uma série de benefícios. O sistema permite uma maior distribuição da força entre as regulações suave e firme – o resultado é um melhor equilíbrio entre o isolamento da superfície da estrada e o controlo da carroçaria. A ECU de gestão dos amortecedores tem agora controlo total sobre o amortecimento independente de compressão e de expansão, proporcionando um melhor controlo da carroçaria durante as mudanças de direção de compressão/expansão.
A capacidade dinâmica global e a sensação da direção foram melhoradas pela distribuição perfeita do peso do automóvel de 49:51, conseguida graças ao posicionamento inteligente da bateria híbrida. A distribuição de peso proporciona um automóvel que é inerentemente equilibrado durante a condução dinâmica e permite o acesso a uma vasta gama de estilos de condução.
Com o avançado sistema ESC do automóvel totalmente ativado, o novo Continental GT Speed está completamente plantado e controla a tração para inibir a sobreviragem. No Modo Dynamic, o automóvel permite algum deslizamento do eixo traseiro, permitindo ao condutor controlar a atitude do automóvel em curva, enquanto mantém uma margem de segurança para colocar o automóvel de novo na trajetória, se necessário. O sistema ESC também pode ser completamente desligado, altura em que a atitude em curva do Continental GT Speed pode ser equilibrada pelo condutor, para a experiência de condução Bentley mais dinâmica de sempre.
O sistema de travagem continua a utilizar o par de opções estabelecido da Bentley, ambos com pinças dianteiras de dez êmbolos e traseiras de quatro êmbolos:
· Travões ventilados em ferro, com discos de 420 mm à frente / 380 mm atrás
· Travões de carbono-carbeto de silício, com discos de 440 mm à frente / 410 mm atrás
A vantagem global para o cliente do novo sistema de chassis é simples – o modo conforto é ainda mais confortável e o modo desportivo tem um controlo da carroçaria ainda melhor do que anteriormente.
Uma afirmação de design musculado e contemporâneo
O novo Continental GT Speed dá continuidade aos três aspetos-chave de design presentes na herança da Bentley desde o icónico R-Type Continental de 1952.
A quarta geração segue a forma do moderno Bentley de duas portas, na medida em que tem a postura de uma fera em repouso – musculada, mas descontraída e confiante, com ancas fortes e bem definidas que indicam o poder sob a pele. A imagem preferida dos designers da Bentley é a de um tigre em repouso – calmo e controlado, mas pronto a libertar uma força incrível.
A frente do automóvel é inspirada na elegância aprumada de um cavalo puro-sangue, reforçando o estatuto deste grand tourer de luxo excecional. Finalmente, o “capot infinito” cria uma forte linha horizontal através do automóvel, evidenciando o motor de alta performance e a velocidade pura.
Todo o automóvel foi visualmente limpo, com menos quebras nas superfícies, dando mais musculatura e uma forma mais refinada. Todo o aspeto frontal do automóvel é novo, desde o kit de carroçaria integrado na cor da carroçaria até à maior mudança nas últimas duas décadas para o Continental GT – faróis dianteiros individuais. Desde o S2 de 1959 que nenhum Bentley da gama principal, não pertencente à gama de modelos “coachbuilt”, tinha faróis dianteiros individuais, mas a mudança confere uma expressão mais determinada ao rosto do GT, mais uma vez inspirada na expressão concentrada de um tigre a caçar.
O farol apresenta uma nova “sobrancelha” horizontal, um efeito de diamante com corte de cristal profundo na parte superior das lâmpadas e um padrão inferior iluminado. As lâmpadas de matriz LED contêm 120 elementos LED separados que são controlados digitalmente com funções diferentes para o primeiro plano de luzes de médios e para o aumento da potência das luzes de máximos. Isto aumenta a capacidade da lâmpada com um campo de iluminação alargado do feixe principal e um esbater de luz melhorado, o que proporciona uma transição mais gradual de áreas iluminadas para áreas não iluminadas. Isto torna a leitura da estrada mais natural e proporciona uma experiência de condução mais relaxante, evitando a perceção de “buracos negros” no campo de visão.
A traseira do automóvel foi também redesenhada, incluindo o para-choques, os farolins traseiros, a tampa da bagageira e as ponteiras de escape. A tampa da bagageira incorpora uma forma aerodinâmica integrada para proporcionar força descendente na traseira sem a necessidade de um spoiler amovível e o para-choques tem um estilo muito mais dramático que enfatiza a largura do automóvel, sendo mais limpo e menos ornamentado.
Os farolins traseiros têm uma nova aparência dramática com um gráfico muito mais amplo que se estende até à tampa da bagageira. As luzes sobressaem da bagageira e, internamente, apresentam um padrão de diamante tridimensional profundo em toda a sua forma. Quando iluminadas, as pontas dos diamantes acentuam-se, criando um efeito visual semelhante ao da lava derretida.
As novas jantes de 22″ têm um design fortemente direcional, mais uma vez inspirado no tigre – com as “garras” da roda a cravarem-se na estrada. O novo estilo de jantes é oferecido com pintura de tonalidade escura com detalhes polidos, preto brilhante ou em cinzento-prateado.
O interior de referência
A gama Continental já apresenta alguns dos interiores mais bem executados do mundo e mostra o auge da perícia artesanal da equipa qualificada da fábrica neutra em carbono da Bentley em Crewe, Inglaterra.
O novo grand tourer apresenta um novo padrão de acolchoamento de precisão inspirado no design de moda moderno para os bancos e portas. Com acolchoados esculpidos, perfurações desvanecidas e um novo bordado de acolchoado, o habitáculo proporciona o melhor ambiente de conforto para qualquer viagem extraordinária.
Os bancos reguláveis em vinte vias do Continental GT há muito que definem os padrões da indústria em termos de conforto e requinte. As novas características do interior incluem a opção de bancos Wellness com ajuste postural e climatização automática para os bancos dianteiros, minimizando a fadiga e proporcionando um nível de relaxamento verdadeiramente único.
A nova especificação Dark Chrome proporciona uma estética mais contemporânea e confere um carácter mais discreto ao habitáculo. Esta especificação aplica-se aos puxadores das portas, interruptores, grelhas dos altifalantes e muitas outras áreas do habitáculo. A divisão de personalização da Bentley – Mulliner – irá também disponibilizar uma coleção de características únicas que permitem uma maior personalização do mais recente modelo.
O Continental GT dispõe de três sistemas áudio à escolha. O sistema standard inclui 10 altifalantes e 650 Watts, enquanto um sistema Bang & Olufsen de 1.500 W e 16 altifalantes com grelhas de altifalantes iluminadas se destina a clientes orientados para o lifestyle. Um sistema Naim de 2.200 W e 18 altifalantes com Transdutores Ativos de Graves incorporados nos bancos dianteiros e oito modos de som é oferecido para os verdadeiros audiófilos. O vidro acústico laminado é mantido no para-brisas e nas janelas laterais, resultando numa redução de nove decibéis no ruído exterior em comparação com o vidro não acústico.
O novo Continental GT continua a apresentar o inovador Bentley Rotating Display – o ecrã de três lados que inclui um ecrã de alta-definição de 12,3″, três elegantes mostradores analógicos e um lado contínuo de folheado artesanal. Os três lados podem ser selecionados ao toque de um botão.
A iluminação ambiente em todo o habitáculo trabalha as formas esculturais dos bancos e das portas para criar um efeito de envolvência, podendo o utilizador escolher a cor da iluminação entre 30 opções.
Cores arrojadas
Para a mais recente geração do GT, estão a ser adicionadas novas cores à já extensa gama, atualizando a oferta de classe mundial de combinações virtualmente ilimitadas de pintura e acabamentos interiores.
Isto inclui uma nova e moderna pele Gravity Grey, também disponível com uma sofisticada pintura exterior metálica a condizer, que parece sólida até que a luz do sol a atinja, revelando detalhes em cobre metálico.
O novo Continental GT será lançado em Tourmaline Green, uma interpretação viva e moderna do icónico verde Bentley e uma afirmação marcante para qualquer novo Bentley.
Tecnologia
A quarta geração do Continental GT e GTC Speed beneficia da arquitetura elétrica de última geração, permitindo um avanço significativo na tecnologia de entretenimento e assistência ao condutor. Esta tecnologia é a mais avançada no segmento de luxo e extremamente competitiva para os clientes que chegam à Bentley vindos de marcas premium.
O ecrã de ambiente (apresentado no painel de instrumentos do condutor) suporta e permite a condução em modo semi assistido, fornecendo feedback ao condutor sobre a forma como o automóvel está a reagir aos outros veículos. A compreensão do ambiente circundante por parte do veículo permite disponibilizar o Intelligent Park Assist – o sistema de estacionamento automático de última geração com controlo de velocidade.
A tecnologia não se limita apenas aos aspetos da condução. O sistema de ar condicionado foi revisto para aumentar o bem-estar do habitáculo, incluindo ionizadores de ar, um novo filtro de partículas e ecrãs que mostram a qualidade do ar no exterior e no interior do veículo. As novas funcionalidades de conveniência tornarão cada viagem mais descontraída e podem ser adaptadas às preferências pessoais dos clientes. O sistema também se sincroniza com a navegação por satélite do automóvel, sabendo quando pode ser necessário melhorar a qualidade do ar do habitáculo (por exemplo, ativando a recirculação do ar do habitáculo num túnel).
Foram introduzidas melhorias nas funcionalidades essenciais, como o AppleCarPlay e o Android Auto sem fios e as atualizações de mapas over-the-air. Para além destas funcionalidades, os clientes que optarem por emparelhar o seu telemóvel poderão usufruir de serviços automóveis conectados, incluindo:
· Estado de carregamento à distância, permitindo a monitorização e o controlo do carregamento do veículo quando ligado à corrente
· Assistência remota ao estacionamento – permitindo a possibilidade de um cliente estacionar ou chamar o seu veículo remotamente a partir do seu telemóvel
· Pré-condicionamento remoto do habitáculo – garantindo que a climatização do automóvel é regulada antes do início da condução, incluindo o aquecimento dos bancos
Todos os anos serão disponibilizadas novas funcionalidades, como a previsão de semáforos verdes – que é cada vez mais ativada nas principais cidades dos EUA e da Europa e permite uma condução em “tapete mágico” pelo centro da cidade.
A quarta geração do Continental também beneficiará da introdução da MyBentley App Studio. Esta é a próxima adição ao ecossistema digital da Bentley para os clientes. Os clientes podem ter acesso a uma grande variedade de aplicações do veículo e de terceiros que podem ser descarregadas diretamente, independentemente de um smartphone, para o sistema de infotainment. As aplicações incluem música, vídeo, jogos, navegação, estacionamento e carregamento, etc. As aplicações são implementadas de forma simples no sistema de infotainment e podem ser utilizadas de forma segura e fiável, mesmo durante a condução. A carteira de aplicações é adaptada especificamente a cada mercado.
O Continental GTC Speed
Pela primeira vez na história da gama Continental, o novo GTC descapotável é lançado ao mesmo tempo que o coupé. O Convertible apresenta o sistema de tejadilho em tecido com sete arcos da Bentley, disponível numa gama de sete cores exteriores (incluindo tweed) e que pode ser acionado em apenas 19 segundos a velocidades até 48 km/h.
A performance do Continental GTC Speed é de cortar a respiração para um Grand Tourer a céu aberto. A aceleração de 0-100 km/h demora apenas 3,4 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 285 km/h.
O Recorde Subaquático de Velocidade
Para provar o desempenho do novo Continental GT Speed, a Bentley propôs-se a estabelecer um novo recorde de velocidade – um recorde nunca antes tentado formalmente. O som autêntico da nota de escape do V8 de configuração cross plane inspirou a ideia de conduzir o automóvel a mais de 320 km/h através de um túnel – e um projeto com a duração de 18 meses propôs-se a alcançar exatamente isso.
Com o incrível apoio da autoridade norueguesa para as autoestradas (Statens Vegvesen) e da polícia norueguesa, o túnel Ryfylke, no condado de Rogaland, na Noruega, foi assegurado para a tentativa. O túnel Ryfylke é o túnel rodoviário submarino mais longo do mundo, com 14,4 km de comprimento, e o túnel mais profundo de todo o mundo, descendo até 292 metros abaixo do nível do mar.
As rondas de análise e simulação de engenharia avaliaram o fluxo de ar à volta do automóvel a alta velocidade num tubo fechado para garantir a segurança. Depois, em abril, uma equipa da Bentley e dos fornecedores que a apoiam dirigiu-se à Noruega para conduzir o novo Continental GT Speed através do túnel, como parte da criação de um filme de lançamento do novo automóvel. Alimentado por biocombustível renovável de segunda geração e carregado c
fontes totalmente renováveis, o automóvel acelerou de uma imobilização até à sua velocidade máxima de 335 km/h em apenas 33 segundos. Foram efetuadas várias passagens para filmagem, estabelecendo assim um novo recorde de velocidade não oficial para um automóvel num túnel.
Mais pormenores sobre o projeto do Recorde Subaquático de Velocidade, incluindo um filme dos bastidores, serão divulgados oportunamente.