As campanhas de desinformação russas não são uma novidade, mas têm atingido níveis de imaginação cada vez mais bizarros. Recentemente, um site de notícias estatal russo avançou que Olena Zelensky, mulher do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comprou um Bugatti Tourbillon a um revendedor da Bugatti em Paris: recorde-se que o novo modelo custa mais de 4 milhões de euros.
A história ‘ganhou asas’ em vários órgãos de comunicação social: de acordo com o jornalista italiano David Puente, a história surgiu a partir de um site de língua francesa chamado ‘Verite Cachee’ – ou “Verdade Oculta em França”. O site foi para o ar no mês passado, antes das eleições francesas, e surgiu repleto de conteúdos pró-Rússia, maioritariamente gerados por IA.
No site, surgiu uma suposta fatura de um carro, assim como um vídeo no Instagram de alguém que afirma ser funcionário da concessionária a anunciar a venda de um Tourbillon ao casal Zelensky – a história foi rapidamente aproveitada pela ‘RIA Novosti’, publicação estatal russa.
No entanto, de acordo com o Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia, essas alegações são obviamente falsas.
russian propaganda sources spread a fake about Olena Zelenska’s alleged purchase of a Bugatti Tourbillon for 4.5 million euros. pic.twitter.com/sOOFC0yn61
— Center for Countering Disinformation (@CforCD) July 1, 2024
A Bugatti Paris observa que a fatura é falsa. “Os detalhes legais obrigatórios não aparecem na fatura, o preço do veículo está obviamente errado, o preço das opções e as suas descrições são imprecisos e inconsistentes, os gráficos estão desatualizados e o [proprietário da Bugatti Paris] Car Lovers Group nunca teria permitido que tal documento fosse emitido.”
Ver esta publicação no Instagram
A história bizarra, todavia, não impediu as pessoas de acreditarem nela: na rede social ‘X’, “Bugatti” é um tópico de tendência agora, com quase 100 mil posts, e não apenas porque as pessoas estão animadas com o Tourbillon.
De acordo com o jornalista da ‘BBC’, Shayan Sardarizadeh, essa propaganda pode ser rastreada até uma rede de sites administrados por John Mark Dougan, um ex-polícia da Flórida que vive na Rússia e que administra vários sites de desinformação pró-Rússia. De acordo com a publicação britânica, os sites de Dougan divulgaram um boato de que Volodomyr Zelensky comprou dois iates com dinheiro dos contribuintes dos EUA. Essa história falsa chegou mesmo a ser citada pelos senadores dos EUA Marjorie Taylor Greene e JD Vance.
Bugatti não tem medo de acelerar e apresenta hoje o novo “hiperdesportivo” híbrido com motor V16