Carros elétricos chineses estão hoje mais caros: taxas aduaneiras da UE já entraram em vigor

Comissão Europeia impôs direitos de compensação provisórios sobre as importações de veículos elétricos provenientes da China, para responder ao que considera “subsidiação injusta” por parte de Pequim para a produção destes automóveis

Carros elétricos chineses estão hoje mais caros: taxas aduaneiras da UE já entraram em vigor

Os carros elétricos chineses estão mais caros a partir desta sexta-feira, data em que começam a ser aplicadas as fortes taxas aduaneiras da Comissão Europeia, que visam proteger a indústria automóvel europeia, mas que se vão traduzir num inevitável aumento de preço dos veículos produzidos pelos maiores fabricantes de carros elétricos da China.

A Comissão Europeia impôs direitos de compensação provisórios sobre as importações de veículos elétricos provenientes da China, para responder ao que considera “subsidiação injusta” por parte de Pequim para a produção destes automóveis.

Os direitos compensatórios são um tipo de tributação cobrada sobre bens importados para compensar os subsídios concedidos aos produtores desses bens no país exportador, e serão aplicados a partir desta sexta-feira.

“Com base na investigação, a Comissão concluiu que a cadeia de valor dos veículos de baterias elétricas na China beneficiam de subsídios injustos, e estão a ameaçar os produtores de veículos elétricos na União Europeia”, sustentou a Comissão.

A Volkswagen, principal construtor automóvel europeu, declarou que rejeita os direitos aduaneiros adicionais impostos pela União Europeia (UE), considerando que são “prejudiciais”.

“Os efeitos negativos desta decisão superam os possíveis benefícios para a indústria automóvel europeia e, em particular, para a Alemanha”, declarou o grupo, numa altura em que os construtores automóveis alemães, que exportam para a China, receiam represálias de Pequim.

Estes direitos aduaneiros adicionais, até 38% segundo as marcas, devem proteger a indústria automóvel europeia, que teme que as suas fábricas desapareçam se não conseguir conter a vaga anunciada de modelos chineses. “Os direitos compensatórios geralmente não são adequados para fortalecer a competitividade a longo prazo da indústria automóvel europeia e rejeitamo-los”, acrescentou a Volkswagen.

ACAP alerta para retração do mercado automóvel e guerra comercial com novas taxas para China

UE vai mesmo aumentar as taxas de importação de carros elétricos chineses? O que está em jogo?

UE avança com direitos de compensação às importações de carros elétricos chineses

Volkswagen critica novas taxas da UE à importação de veículos elétricos

Construtores chineses XPeng e NIO não vão abandonar mercado europeu