Um Governo local numa região no leste da China, mais especificamente o da província de Jiangsu, vai permitir que os seus funcionários públicos comprem oficialmente um veículo do fabricante americano Tesla para uso profissional pela primeira vez na história.
No entanto, a compra de qualquer modelo da Tesla está limitada aos veículos produzidos localmente, de forma a evitar interferências de Governos estrangeiros no fabrico dos automóveis. Recorde-se que nos últimos anos, os Tesla foram banidos de alguns complexos governamentais e militares na China devido ao receio de que as suas câmaras pudessem ser usadas para espionagem estrangeira.
Na lista publicada pelo Executivo de Jiangsu, além dos veículos elétricos de Elon Musk, foram incluídos dezenas de outros novos modelos de mobilidade, incluindo vários híbridos plug-in, veículos puramente elétricos e com elevada autonomia como o Aito M7 da Huawei ou o Galaxy L6 da Geely.
Quando a Tesla começou a operar na China, teve de modificar os seus sistemas informáticos para cumprir as regulamentações locais de dados: para tal, instalou um data center em Xangai, onde armazena e processa todos os dados recolhidos pelos seus clientes no gigante asiático.
No início de 2024, a Tesla teve de adaptar as suas operações para cumprir outro requisito de segurança e privacidade de dados durante a visita de Elon Musk à China, quando obteve a aprovação inicial para implementar a sua funcionalidade de condução assistida.