Revista ‘TIME’ aponta Volvo Cars como uma das empresas mais sustentáveis do mundo

Pela primeira vez, a 'TIME' e a empresa de dados Statista criaram uma metodologia rigorosa para avaliar as empresas mais sustentáveis do mundo em 2024

Revista ‘TIME’ aponta Volvo Cars como uma das empresas mais sustentáveis do mundo

A Volvo Cars acaba de voltar a ser distinguida no capítulo da sustentabilidade, desta vez pela prestigiada revista ‘TIME’ que considerou a marca sueca como uma das empresas mais sustentáveis do mundo.

No ranking, recentemente publicado pela revista norte americana, em colaboração com a Statista, a Volvo Cars surge na liderança da mudança para a mobilidade sustentável.

“Na Volvo Cars pretendemos ser pioneiros na proteção das pessoas e do planeta e trabalhamos com vista às emissões zero, abraçando os princípios da economia circular e melhorando a vida das pessoas”, refere Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Queria agradecer a dedicação dos nossos colaboradores e dos nossos parceiros cujos esforços têm feito a diferença na melhoria da nossa performance sustentável. Para a Volvo Cars não se trata de fazer somente a coisa certa. A nossa ambição ambiental é um fator fundamental para o nosso crescimento e para o nosso sucesso futuro.”

Há uma grande diferença entre uma empresa falar publicamente da sua ajuda ao meio ambiente e o seu compromisso real, executando tarefas para o cumprir, refere a marca automóvel, em comunicado.

Pela primeira vez, a ‘TIME’ e a empresa de dados Statista criaram uma metodologia rigorosa para avaliar as empresas mais sustentáveis do mundo em 2024. As empresas no topo da lista aderiram a alguns dos programas climáticos mais respeitados, incluindo a meta de 1.5°C da iniciativa Science Based Targets (SBTi), e receberam pontuações altas do CDP (antigo Carbon Disclosure Project).

A ‘TIME’ e a Statista também classificaram as empresas pelas suas emissões e consumo de energia em relação ao tamanho das mesmas, reduções de emissões em 2021 e 2022 (os anos mais recentes com dados reais) e proporção de energia renovável usada pelas operações da empresa.

O plano ambiental da Volvo Cars

A Volvo Cars reconhece que faz parte do problema das alterações climáticas e entende ter a responsabilidade de agir.

A transição para a eletrificação faz parte do ambicioso plano climático da marca, que pretende reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de cada automóvel e ainda vir a ser uma empresa com impacto climático neutro até 2040.

Ao nível das suas unidades produtivas, a Volvo Cars pretende, ter um impacto climático neutro até meados da década. Atualmente, as unidades produtivas da empresa são já alimentadas por mais de 80% de eletricidade com impacto neutro no clima sendo que todas as fábricas europeias são, desde 2008, já alimentadas com energia hidroelétrica.