Se acabou de adquirir um carro elétrico, esta é uma informação que certamente lhe interessará: o que fazer se ficar sem bateria no veículo?
Os carros elétricos estão a tornar-se cada vez mais parte da nossa sociedade a cada dia e, da mesma forma que pode ficar sem gasolina, também pode acontecer ficar sem eletricidade no carro. Assim, vamos dizer-lhe os passos a dar caso isso aconteça – e fique a conhecer o ‘modo tartaruga’, um modo de direção disponível apenas em carros elétricos.
O que é o ‘modo tartaruga’?
Se tiver um carregador em casa onde se possa ligar sempre que estaciona, é difícil nas suas viagens diárias ficar sem energia elétrica no carro: o mesmo pode não se passar numa viagem, se não planear corretamente o percurso.
Claro, antes de ficar sem eletricidade no carro, vai descobrir o ‘modo tartaruga’. E que é? É um recurso do carro que é ativado automaticamente quando o nível da bateria cai abaixo do nível mínimo e está próximo do fim: saberá que entrou nesse modo pois vai surgir um sinal no seu veículo.
Neste modo, o carro limita a potência do motor, bem como a velocidade máxima e a sua capacidade de aceleração. Além disso, para poupar energia, apenas funcionarão as funções básicas do veículo, com o objetivo de pelo menos sair do trânsito e ir até ao ponto de carregamento mais próximo. Se não houver nenhum por perto, pare num local seguro para chamar um reboque.
É claro que não se recomenda que o seu carro elétrico entre constantemente neste ‘modo tartaruga’, pois pode fazer com que a bateria se degrade muito mais rapidamente e sofra problemas permanentes. Como você sabe, é recomendável que esteja sempre entre 20% e 80%.
O perigo de ficar sem eletricidade, uma nova doença
Quando em viagem sabemos que encontrar um posto de gasolina é fácil e na grande maioria das vezes nem se importa onde pára porque sabe que existe um. Mas nos pontos de carregamento não funciona da mesma forma.
Assim, ao enfrentar uma viagem longa, vai sofrer o que se chama de ‘ansiedade de alcance’: esse é o nome dado ao sentimento de ansiedade derivado do medo de ficar parado na estrada porque o carro ficou sem bateria. Um problema que continuará a existir até que a infraestrutura de carregamento melhore e não seja preciso preocupar-se onde parar porque encontrará um ponto de carregamento para ligar o seu carro elétrico.