Há muitos anos Portugal e a Europa eram dominados pelo fenómeno da “dieselização” e o E era o expoente máximo, em termos de conforto, qualidade e notoriedade! Além da fiabilidade e do consumo reduzido, as marcas conseguiram inovar nestes motores, e apresentar produtos com baixas emissões, silenciosos, com potência e binário muito interessante, até mesmo, com o “diesel” a ganhar estatuto social.
Hoje, a realidade é diferente, principalmente no setor empresarial, com a predominância dos automóveis elétricos e plug-in, o que não é alheio os incentivos fiscais de que são alvo.
A Mercedes, com o seu modelo E, conseguiu ainda evoluir mais, face ao modelo anterior, nos vários domínios, demonstrativo da capacidade humana em inovar, e da marca em apresentar um melhor produto a um consumidor cada vez mais exigente.
O E está hoje maior e mais largo, e nesta versão, mantém o motor 2.2 diesel com 197cv e uma pequena ajuda elétrica de 23cv que marca presença para ligar e desligar a viatura, e em retomas de aceleração.
Apresenta novamente um visual elegante e robusto, até ligeiramente desportivo, com uma zona dianteira a seguir o legado de familiar (a grelha com a nova identidade Mercedes com as estrelas), e na traseira, com as luzes em formato estrela.
O interior é elegante e de qualidade, de atenção ao detalhe e à inovação. Os bancos elétricos e aquecidos com massagens cinéticas, e outras mais sensoriais, acolhem-nos solidariamente! O volante encaixa bem nas nossas mãos ! O ecrã central de grandes dimensões possui muitas das funcionalidades concentradas neste local, deixando somente os quatro modos de condução (um deles, onde o som mais “desafiador”/desportivo é sintetizado pelas colunas)!
A ergonomia e qualidade encontram-se no topo do segmento! Difícil fazer melhor! Mas é o terceiro painel de instrumentos para o passageiro (que o condutor não consegue ver do seu posto de condução), que marca a diferença e torna este tablier único!
O espaço interior serve o seu propósito! O modelo de ensaio trazia quase todos os extras possíveis – desde o teto de abrir, suspensão pneumática Airmatic, amortecedores adaptativos, quatro rodas direcionais, head up display no vidro e também os vários sensores de segurança (um deles, muito interessante, o sistema de leitura da estrada, para nos avisar das lombas à nossa frente, com aviso sonoro e adaptação da suspensão). Todos estes “‘mimos” elevam o preço dos 65.500€ base para os 95.000€ mas depois de conviver com eles, torna-se difícil viver sem eles.
O E220 impressiona pelo silêncio (vidros duplos laterais a frente) e poucas vibrações ! O conforto é insuspeito, mesmo no modo Sport, e a direção às quatro rodas, promove uma acutilância a curvar e um desempenho excelente! Em cidade, minimiza em muito o espaço para viragens ! Em estrada, faz a diferença no comportamento em curva, tal como os consumos (entre os 4,8l em estrada e os 5,6l em cidade).