Um CUPRA Formentor produzido em 40 segundos? Veja o vídeo do momento

A obsessão pelo design da CUPRA está a tomar forma com o início da produção dos novos CUPRA Formentor e CUPRA Leon, os quais começarão a ser entregues no terceiro trimestre de 2024

Um CUPRA Formentor produzido em 40 segundos? Veja o vídeo do momento

Algo mudou na linha de montagem da fábrica de Martorell: a nova assinatura ótica de três triângulos Matrix LED aparece pela primeira vez, enquanto os tons exclusivos Century Bronze Matt e Enceladus Grey Matt inundam a área de pintura com novas tonalidades de cor.

A obsessão pelo design da CUPRA está a tomar forma com o início da produção dos novos CUPRA Formentor e CUPRA Leon, os quais começarão a ser entregues no terceiro trimestre de 2024. Concebido, desenvolvido e fabricado em Martorell, o CUPRA Formentor é o best-seller da marca, registando mais de 347 mil unidades desde o seu lançamento em 2020. Agora, renovado, já se tornou um ícone.

Veja aqui o seu processo de produção captado neste vídeo de 40 segundos.

A história de sucesso do CUPRA Formentor é também a dos mais de 4 mil colaboradores envolvidos na produção da sua versão renovada. Um novo automóvel sai da linha de produção a cada 69 segundos, num processo dinâmico e meticuloso em que todos os pormenores são analisados e revistos para garantir a máxima qualidade.

De facto, várias ferramentas inovadoras, como a aprendizagem profunda, e sistemas digitalizados de topo foram implementados na sua produção, num novo passo para a transformação da fábrica. Entre estas inovações está a Prüfer Digital, uma estação automática equipada com um sistema de visão artificial que controla a presença, a posição e o estado de diferentes peças montadas no veículo, com mais de 60 pontos de controlo simultâneos que incidem tanto na mecânica como na cablagem.

Também desempenha um papel essencial o sistema Smart Plug, uma tecnologia utilizada no processo de produção do CUPRA Formentor e do CUPRA Leon para lidar com a montagem das suas mais de 90 unidades de controlo eletrónico. Isto é feito através de produção remota, iniciando automaticamente todas as unidades de controlo de até 45 automóveis de cada vez.

Mas a maior inovação é o novo forno KTL, o primeiro forno transversal 100% elétrico de todo o Grupo Volkswagen. Está envolvido no processo de secagem da tinta, fornecendo uma camada anti corrosão, e ocupa menos 42% de espaço do que um forno convencional, graças a uma redução do comprimento. Reduz também o consumo de energia até 25%.

A unidade de Martorell é a terceira maior fábrica do Grupo Volkswagen na Europa em termos de volume. Por isso, “estamos a trabalhar para transformar e melhorar a fábrica, integrando as tecnologias mais avançadas nos seus processos de fabrico e estruturais”, explica Markus Haupt, vice-presidente de Produção e Logística do CUPRA.

Neste sentido, juntamente com o CUPRA Leon, o CUPRA Formentor é o primeiro modelo a beneficiar do investimento de 3 mil milhões de euros para a transformação em curso da fábrica de Martorell, a qual garante uma produção mais ágil, sustentável e rentável no caminho para a eletrificação.