A BMW foi a marca automóvel alemã com vendas mais fortes entre as três principais marcas premium da Alemanha: foi mesmo a única a aumentar significativamente as entregas de veículos elétricos, ao passo que Mercedes-Benz e Porshe lutam com a baixa procura.
A ‘Bayerische Motoren Werke’ viu um aumento de 2,3% nas vendas totais no primeiro semestre deste ano, para quase 1,1 milhões de veículos, com as vendas de EV a aumentarem 34%, para um total de quase 180 mil carros.
A Mercedes-Benz vendeu cerca de metade do número de carros elétricos, com 93,4 mil veículos, uma queda de 17% face ao ano anterior: as vendas totais da marca principal da Mercedes-Benz caíram 6%, para 960 mil.
“O crescimento dos veículos elétricos desacelerou nos principais mercados, enquanto a empresa concentrou-se no crescimento saudável num ambiente de mercado caracterizado por grandes descontos”, salientou a Mercedes, em comunicado.
Os fabricantes de automóveis têm reduzido os preços dos EV, especialmente na China, numa tentativa de aumentar as vendas num contexto de diminuição da procura e de aumento da concorrência, conforme os fabricantes de automóveis alargam as suas gamas de EV.
Tanto a Porsche quanto a Mercedes-Benz, bem como a marca premium da Volkswagen, a Audi, salientaram que os próximos lançamentos de modelos ajudariam a recuperar o terreno perdido e aumentar as vendas – as vendas da Audi caíram 8% nos primeiros seis meses do ano, para 833 mil veículos, com as vendas de EV a aumentarem apenas 1,3%.
A Porsche viu as vendas caírem 7%, para apenas 155.900 veículos, com uma queda particularmente acentuada de um terço na China.