O Standvirtual, plataforma líder em carros, lançou, esta quarta-feira, um novo estudo de mercado, realizado em parceria com a Marktest, sobre “Padrões de Comportamento na Compra de Automóveis”.
De acordo com o estudo, grande parte dos consumidores conduz regularmente um veículo a gasóleo (56%), seguindo-se os carros a gasolina (42%). Já os automóveis movidos a GPL e os eletrificados são os menos referidos pelos inquiridos (cerca de 1% em ambos os casos).
Quando questionados se esse veículo era usado, 66% dos entrevistados respondeu afirmativamente. No entanto, 34% preferiu adquirir um carro novo para utilizar no seu dia a dia. É importante referir que durante a jornada de compra, cerca de 45% dos consumidores que adquiriu um carro novo ponderou também comprar um veículo usado.
“O setor automóvel demonstra uma grande resiliência, adaptando-se a várias mudanças que são características do mercado. Neste momento, quando olhamos para os carros novos é possível verificar que os consumidores estão à procura de marcas mais ligadas aos elétricos ou marcas muito orientadas para o consumidor final, com consumidores fidelizados e que não têm um peso tão grande nas frotas”, explica Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual. “Já nos usados, é importante ter uma gama com preços mais acessíveis e que vá ao encontro do que as pessoas estão disponíveis a pagar, pois nos novos há sempre uma disponibilidade financeira maior dos consumidores.”
De acordo com o estudo, 36% dos inquiridos têm a intenção de adquirir um carro novo quando pensam em comprar o seu próximo veículo. Para 30% dos entrevistados, a intenção de compra recai nos automóveis usados e, por fim, 34% não tem uma opinião formada sobre este tema. Resultados que comprovam o comportamento indeciso das pessoas, com os consumidores cada vez mais divididos entre os dois mercados.
O intervalo de valor que a maior parte dos consumidores (29%) estaria disposta a pagar por um automóvel usado vai de 5.000€ a 10.000€. Seguem-se 23% que estariam dispostos a pagar entre 10.000€ a 15.000€ e 17% dos inquiridos que pagariam entre 15.000€ a 20.000€. Apenas 1% assume a possibilidade de pagar mais de 40.000€ por um carro usado. Em relação aos veículos novos, 39% estaria disposta a pagar até 20.000€. Já 28% e 13% dos entrevistados conjeturam pagar entre 20.000€ a 25.000€ e entre 25.000€ a 30.000€.
No que diz respeito à tipologia que os consumidores pretendem comprar no futuro quando se trata de um automóvel novo, os elétricos ocupam o primeiro lugar das preferências (32%). Os restantes preferem carros a gasolina (23%) e a gasóleo (17%). Em oposição, no mercado dos usados os portugueses tencionam apostar maioritariamente em carros a gasóleo (38%). Veículos a gasolina e híbridos plug-in são também citados por uma parte significativa dos consumidores (22%). Só 9% responderam que iriam optar por um carro elétrico usado.
Os baixos consumos, com 88% a referir a poupança no combustível, e o impacto ambiental (63%) são as vantagens mais indicadas pelos consumidores para a compra deste tipo de veículos. Destacam-se ainda os reduzidos custos de manutenção (38%) e os benefícios fiscais (30%).
Descontos no preço (80%), ofertas de revisões na marca (45%) e ofertas de equipamento no automóvel (38%) são os principais motivos mencionados pelos entrevistados que ajudariam a fechar negócio de um veículo novo. Esta análise revela que o comportamento dos consumidores regrediu para o que era verificado numa época pré-pandemia, em que o desconto no preço era o fator mais importante e aguardado pelo cliente, no momento da compra.
De janeiro a maio, o Top 10 dos modelos mais procurados de carros novos no Standvirtual é encabeçado pelo Tesla Model 3, BYD Seal e o Toyota Yaris Cross – seguem-se BYD dolphin, Volvo EX30, Honda HR-V, JEEP Avenger, Tesla Model Y, BMW i4 e Citroën C3.
Por outro lado, o Top 10 dos modelos mais pesquisados de veículos novos elétricos é liderado pelo Tesla Model 3, BYD Seal e o BYD Dolphin. Volvo EX30, Tesla Model Y, BMW i4, Citroën ë-C3, MG 4, DS 4 e Smart #1 fecham o top 10.