Audi Q6 e-tron: mobilidade elétrica a um novo nível. Conheça as características do SUV que chega este mês a Portugal

Audi Q6 SUV e-tron é um SUV totalmente elétrico de tamanho médio do segmento premium e, portanto, complementa o portfólio de modelos SUV elétricos da Audi

Audi Q6 e-tron: mobilidade elétrica a um novo nível. Conheça as características do SUV que chega este mês a Portugal

O Audi Q6 SUV e-tron é o primeiro modelo de produção com base na Premium Platform Electric (PPE) e é a nova referência da Vanguarda da Técnica. O novo modelo não se caracteriza apenas por um impressionante desempenho de condução e carregamento, mas também estabelece padrões em termos de autonomia e eficiência.

O exterior é caracterizado por um poderoso design SUV com proporções perfeitas e elementos mais desenvolvidos, típicos dos veículos elétricos da Audi. A nova filosofia de design no interior e as tecnologias pioneiras que fazem a sua estreia no modelo abrem o próximo capítulo da mobilidade elétrica na Audi e fazem da Vanguarda da Técnica uma experiência tangível todos os dias.

O Audi Q6 SUV e-tron é um SUV totalmente elétrico de tamanho médio do segmento premium e, portanto, complementa o portfólio de modelos SUV elétricos da Audi. Com um comprimento de 4.771 milímetros, uma largura sem espelhos de 1.939 milímetros e uma altura de 1.648 milímetros, o SUV oferece o máximo de espaço, conforto e, portanto, adequação ao uso quotidiano.

A distância entre eixos de 2.899 milímetros permite oferecer bastante espaço para as pernas, especialmente para a segunda fila de bancos. Com estas dimensões, o Audi Q6 SUV e-tron oferece espaço suficiente para cinco passageiros com bagagem. O exterior é poderoso, desportivo e perfeitamente proporcionado.

No interior, uma nova filosofia de design chega à produção em série com o Audi Q6 SUV e-tron. Motores elétricos potentes e uma bateria de iões de lítio recentemente desenvolvida com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 kWh, capacidade líquida) não só garantem uma aceleração impressionante, como também uma autonomia de até 634 quilómetros no Audi Q6 SUV e-tron quattro.

Graças à tecnologia de 800 volts e a uma potência máxima de carregamento de 270 kW de série, o Audi Q6 SUV e-tron destaca-se em paragens de carregamento curtas. Até 255 quilómetros podem ser recuperados em dez minutos numa estação de carregamento apropriada (HPC). O estado de carga (SoC) pode ser aumentado de 10 para 80% em 21 minutos.

As novas tecnologias que estão a ser usadas pela primeira vez no Audi Q6 SUV e-tron e a arquitetura eletrónica E3 1.2, orientada para o futuro, dão vida à Vanguarda da Técnica. A soma destas inovações e pontos fortes cria as características que levam a mobilidade elétrica na Audi para o próximo nível. O Audi Q6 SUV 50 e-tron, o Audi Q6 SUV 55 e-tron quattro o SQ6 SUV e-tron encontram-se disponíveis para encomenda desde abril.

Os preços começam em 77.349 euros para o Audi Q6 SUV 50 e-tron, 82.949€ para o Audi Q6 SUV 55 e-tron quattro e 97.818 euros para o Audi SQ6 SUV e-tron. Para além das diferenças de design e dos motores elétricos mais potentes, o Audi SQ6 SUV e-tron tem também um equipamento de série mais extenso, incluindo o e-tron Sportsound. A suspensão pneumática desportiva controlada eletronicamente com um sistema de amortecimento adaptativo continuamente variável é opcional.

O Audi Q6 e-tron performance é caracterizado pela tração traseira particularmente eficiente. Esta variante da família Audi Q6 SUV e-tron não só tem a maior autonomia com até 836 quilómetros em ciclo urbano – como é também a entrada na gama. O Audi Q6 SUV e-tron com tração traseira está disponível a partir de 77.349 euros.

A nova filosofia de design entra em produção em série com o Q6 SUV e-tron

O interior do Audi Q6 SUV e-tron está mais do que nunca orientado para as necessidades do cliente. As propriedades dos materiais utilizados foram incorporadas no design interior numa fase muito precoce do processo de desenvolvimento e, em combinação com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã do passageiro MMI, criam um palco digital visualmente claro. O design de alto contraste do interior coloca deliberadamente elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial tridimensional que é adaptada aos ocupantes em termos de design e ergonomia.

O ambiente no interior foi concebido para ser decididamente caseiro. O Softwrap estende-se desde as portas ao longo de todo o cockpit até à consola central, criando uma sensação de espaço homogénea e envolvente. As mesmas cores e materiais de alta qualidade, alguns dos quais feitos a partir de materiais reciclados, podem também ser encontrados nos bancos. Por exemplo, o Softwrap da variante da S line utiliza o tecido reciclado Elastic Melange, fabricado a partir de poliéster 100% reciclado. O forro do tejadilho, o revestimento dos pilares e as palas de sol são feitos de tecido Draft, igualmente feito de poliéster 100% reciclado.

O mesmo acontece com o tecido Argument. Os bancos desportivos com pesponto contrastante (KN) estão também disponíveis opcionalmente em tecido Elastic Melange. Na versão S line e no modelo S, o banco desportivo plus está opcionalmente disponível em microfibra Dinamica, também um material reciclado, ou em pele Nappa fina com costuras em diamante. A microfibra Dinamica também adorna o espelho retrovisor. Embora este tecido tenha um toque de camurça, quase metade é feito de poliéster reciclado, proveniente de resíduos têxteis.

As superfícies de aplicação no painel de instrumentos são pintadas de série em cinzento volcano. Em alternativa, pode ser encomendado em “sweetgum” natural em castanho-claro ou em bétula linear natural em tom de madeira cinzento pedra ou ainda em alumínio escovado mate em antracite. A bétula linear é um folheado tecnicamente articulado, ou seja, uma madeira laminada que é cortada em folheados e fabricada a partir de madeira de bétula de origem europeia cultivada localmente e certificada pelo FSC/PEFC. O processo de produção deste folheado foi otimizado para permitir a utilização de uma maior proporção de madeira do que era possível no passado. O resultado é uma redução das sobras de madeira.

Na linha S line e modelo S, os clientes podem escolher um tecido técnico em antracite, para além do alumínio escovado mate em antracite e da micro sarja de carbono de poros abertos. Este último é um tecido de poliéster inovador, de aspeto técnico, com conteúdo reciclado, que se caracteriza por uma estrutura tátil e um novo visual.

Os materiais utilizados foram selecionados de um ponto de vista funcional e, ao mesmo tempo, asseguram uma clara diferenciação de design das várias áreas do veículo no interior. As áreas orientadas para o conforto são concebidas com superfícies generosas e materiais macios. Em contrapartida, as superfícies de comando de design preciso, em preto brilhante de alta qualidade, realçam a clareza da interação.

As características específicas do interior estão reservadas para o SQ6 SUV e-tron, por exemplo, o contorno vermelho do botão start/stop, o diamante com a inscrição S no banco ou os ecrãs específicos S no MMI, bem como as pinças dos travões pintadas de preto com a inscrição S no exterior, a caixa dos espelhos retrovisores exteriores em Unique Chrome Silver, os para-choques com inserções em alumínio, a suspensão desportiva S e o som desportivo e-tron com afinação S.

Graças à nova estrutura Premium Platform Electric, desenvolvida especificamente para a mobilidade elétrica, o veículo apresenta também uma generosa sensação de espaço e amplitude, bem como um elevado nível de utilização quotidiana. A configuração deste SUV, em particular, foi especialmente concebida para satisfazer as necessidades dos clientes deste segmento. O interior oferece muito espaço e compartimentos de arrumação. Na consola central, existem dois suportes para copos, um carregador de telemóvel sem fios e um compartimento de arrumação por baixo do apoio de braços central com mais de cinco litros de espaço de arrumação. O maior conforto na segunda fila de bancos é típico de um automóvel elétrico sem túnel central.

A bagageira oferece 526 litros de volume de carga. Se o banco traseiro for rebatido, o espaço aumenta para 1.529 litros. Os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente (40:20:40). Podem ser utilizados mais 64 litros no frunk – bagageira dianteira, sob o capot – um local conveniente para arrumar malas de viagem mais pequenas, por exemplo.

O exterior: desportivo, progressivo e perfeitamente proporcionado

O Audi Q6 SUV e-tron tem proporções perfeitas e é mais uma evolução do design e-tron da Audi. Na carroçaria do automóvel, as formas suaves estão em constante interação com os vincos e as arestas, conferindo dinamismo às sombras, mesmo quando parado. A frente vertical com o Singleframe completamente fechado e invertido segue a linguagem de design específica dos modelos elétricos da Audi.

O design vertical da secção dianteira causa uma impressão poderosa e confiante. Uma máscara em prata selenite ou em preto de alto brilho enquadra a grelha altamente tridimensional e as entradas de ar laterais. As luzes diurnas posicionadas em posição elevada conferem ao Q6 SUV e-tron um aspeto muito marcante e confiante.

A zona vidrada estende-se de forma baixa e alongada sobre a poderosa carroçaria. É ligeiramente alargada para trás e os pilares D, suavemente inclinados, fluem elegantemente para os ombros musculados da carroçaria. A continuação entre o pilar D e o tejadilho faz com que o habitáculo pareça mais alongado e o veículo mais dinâmico.

Uma linha proeminente que se estende dos farolins traseiros até às portas traseiras enfatiza a secção superior dos blisters quattro – os contornos da carroçaria nos quais se apoiam os pilares D suavemente inclinados. Os blisters são um elemento central do ADN de design da Audi. A Audi chama a este princípio central de design “tornar a tecnologia visível”. Graças aos blisters quattro tensionados e desenhados com precisão, o automóvel incorpora um certo dinamismo mesmo quando está parado. A silhueta do Audi Q6 SUV e-tron remete para o Audi e-tron GT.

A sua postura poderosa e desportiva, quando parado, é ainda mais enfatizada pelas soleiras e aventais fortemente marcados a preto. As proporções quase perfeitas, com saliências curtas e uma longa distância entre eixos, apoiam esta filosofia de design. A soleira da porta é realçada a preto, sublinhando a localização da bateria. É aqui que bate o coração do veículo totalmente elétrico com tecnologia de 800 volts – e o design do Audi e-tron coloca a condução sem emissões no centro do estilo.

A traseira dinamicamente afunilada cria uma mistura de elegância desportiva e potência. A arquitetura traseira limpa e ampla, com a faixa de luz contínua, dá ao Audi Q6 SUV e-tron a clareza e a desenvoltura típicas da Audi.

O exterior do Audi Q6 SUV e-tron é diferenciado entre uma atraente variante de entrada de gama e a variante S line. No lançamento do mercado, estão disponíveis até oito cores exteriores, incluindo a cor de série cinza magnético sólido, bem como cinza Manhattan metálico, branco glaciar metálico, vermelho pedra ou preto mythos metálico. Estas cores realçam o design poderoso e progressivo do exterior.

Estão disponíveis duas tonalidades de azul: azul plasma e azul Ascari. O cinzento Daytona está reservado exclusivamente para a variante S line e para o modelo S. O Pacote Visual Black pode ser encomendado como opção para o Q6 SUV e-tron com S line ou o SQ6 SUV e-tron. Caracteriza-se por detalhes em preto para uma elegância e desportivismo ainda maiores.

Este pacote inclui anéis Audi escuros à frente e atrás, frisos dos vidros escuros e componentes adicionais, incluindo a grelha do radiador na cor da carroçaria, revestimentos dos espelhos retrovisores exteriores pretos, inserções pretas no Singleframe invertido e fechado e nos para-choques dianteiro e traseiro. A interação entre as cores exteriores e os packs exteriores com pintura contrastante em preto Mythos de série ou na cor da carroçaria, a pedido, oferece muito espaço para a individualização.

O Audi SQ6 SUV e-tron exibe a sua potência elétrica de uma forma desportiva e elegante. Elementos adicionais prateados acentuam a frente e a traseira – uma caraterística exclusiva dos modelos S, tal como as tampas dos espelhos retrovisores exteriores com aspeto de alumínio. A lâmina horizontal na traseira também tem um acabamento semelhante ao alumínio, tal como os elementos das saias laterais e a Singleframe. O SQ6 SUV e-tron vem equipado com um logótipo S em diamante e Jantes de liga leve 20″, estrutura de 5 raios Cinzento Graphite, de série.

No que respeita à gama de jantes, o Audi Q6 SUV e-tron apresenta, de série, jantes de dez raios 19 polegadas dynamic de cinco raios duplos em cinzento grafite na versão S Line. Modelos de jantes até 21 polegadas estão disponíveis como opção. Para além das jantes de série dos respetivos modelos Q6 SUV e-tron, existe um total de sete outros designs diferentes – desde desportivos a elegantes – à escolha; quatro deles vêm da Audi Sport. O SQ6 SUV e-tron é disponibilizado com jantes a partir de 20 polegadas.

Seja em cinzento magnet ou azul Ascari metalizado, os dois modelos edition one oferecem ao Audi Q6 SUV e-tron vários destaques visuais: Design S line, grelha do radiador na cor da carroçaria, jantes de 21 polegadas, pinças de travão em vermelho, faróis Matrix LED plus, iluminação traseira LED pro, pack exterior preto. Com a edição one grey, os clientes recebem uma chave com a cor do automóvel (cinzento magnet ou azul Ascari) e com os anéis Audi no verso.

Performance desportiva: motorizações potentes

Ao desenvolver os novos motores elétricos, a atenção centrou-se num sistema de eixo elétrico modular com uma acústica, eficiência e densidade de potência ótimas. Outro objetivo do desenvolvimento nesta área foi um sistema de propulsão elétrica escalável com um alto nível de integração de componentes. O sistema de propulsão modular completamente novo é composto por três elementos principais: motor elétrico, eletrónica de potência (inversor de impulsos) e transmissão.

Todos os componentes são caracterizados por um maior grau de eficiência. São mais compactos do que os atuais modelos elétricos do portfólio e têm um design escalável. Isto significa que o binário de saída pode ser variado alterando o comprimento do motor elétrico. Os motores elétricos recentemente desenvolvidos também requerem cerca de 30 por cento menos espaço de instalação do que os anteriormente utilizados nos modelos elétricos da Audi. O novo design também tornou possível reduzir o peso em cerca de 20 por cento.

Os motores elétricos particularmente compactos e eficientes são construídos em Győr, na Hungria. A maior fábrica de propulsores do mundo não fabrica apenas os motores elétricos, mas também uma grande parte das caixas de velocidades.

Uma das principais vantagens dos motores elétricos recentemente desenvolvidos é a sua eficiência. Isto deve-se principalmente a um novo enrolamento em espiral no estator, a semicondutores de carboneto de silício no inversor de impulsos, bem como à lubrificação por cárter seco e a uma bomba de óleo elétrica na transmissão. O novo enrolamento em espiral, que está a ser utilizado no Q6 SUV e-tron pela primeira vez na Audi, maximiza o fluxo de corrente no estator do motor elétrico.

Este método também permite um maior número de enrolamentos: O fator de enchimento é agora de 60% em vez dos 45% alcançados com os enrolamentos convencionais utilizados anteriormente. Graças ao arrefecimento do óleo do rotor, a Audi também conseguiu dispensar em grande parte a utilização de terras raras pesadas e, ao mesmo tempo, aumentar a densidade de potência em 20 por cento. No total, as perdas dos motores elétricos foram significativamente reduzidas em cerca de 50% em comparação com o Audi e-tron.

O novo arrefecimento direto dos motores elétricos com óleo mantém componentes como o enrolamento do estator e os ímanes permanentes no rotor no intervalo de temperatura ideal. Como resultado, a relação peso-potência do motor elétrico da PPE é cerca de 60% superior à dos motores elétricos de primeira geração da Audi. Os propulsores elétricos recentemente desenvolvidos para a PPE também se caracterizam por uma acústica particularmente silenciosa e confortável. Isto deve-se em parte aos suportes da unidade fundidos na carcaça, uma caixa estruturalmente otimizada, geometrias dos dentes melhoradas e rotores escalonados segmentados.

Quando é necessário um máximo rendimento, é ativado um motor assíncrono (ASM) no eixo dianteiro. Está equipado com a sua própria eletrónica de potência e uma transmissão de uma velocidade de duas fases, em paralelo com o eixo. Se necessário, o ASM pode rodar livremente sem perdas significativas por arrasto. Além disso, não são instalados ímanes no ASM e, por conseguinte, não são utilizadas terras raras. O campo magnético é gerado por indução.

No eixo traseiro, a série Q6 SUV e-tron está equipada exclusivamente com motores síncronos de ímanes permanentes (PSM) particularmente compactos, que também estão acoplados a uma transmissão de 1 velocidade de duas fases com um design paralelo ao eixo. A tecnologia de 800 volts utilizada na PPE não oferece apenas um elevado desempenho e tempos de carregamento curtos.

A tensão mais elevada também significa que podem ser utilizados cabos mais finos para ligar a bateria e o motor elétrico. Isto poupa espaço de instalação, peso e matérias-primas. Outra vantagem da tecnologia de 800 volts é a redução das perdas de calor e a consequente menor necessidade de arrefecimento.

Graças à escalabilidade e flexibilidade da Premium Platform Electric, é possível obter uma vasta gama de diferentes níveis de performance e variantes de tração. Duas variantes de modelo com tração integral e dois níveis de performance diferentes estarão disponíveis no lançamento de mercado: o Audi Q6 SUV e-tron quattro e o Audi SQ6 SUV e-tron. Modelos particularmente eficientes com tração traseira concebidos para a gama seguir-se-ão numa data posterior – dependendo do mercado – e marcarão também o acesso à série de modelo Q6 SUV e-tron.

O Audi Q6 SUV e-tron quattro tem um motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) no eixo traseiro e um motor assíncrono (ASM) no eixo dianteiro. O PSM no Audi Q6 SUV e-tron tem um comprimento axial de 200 milímetros. O ASM (motor assíncrono), que roda livremente sem perdas significativas por arrasto, tem 100 milímetros de comprimento. A potência do sistema é de 285 kW (387 cv). O Q6 SUV e-tron quattro acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 19,6-17,0 (WLTP); emissões de CO2 combinadas em g/km: 0).

No geral, as medidas de eficiência relacionadas com os novos motores elétricos para a PPE geram cerca de 40 quilómetros a mais de autonomia em comparação com o anterior portfólio de modelos elétricos. Os motores elétricos recentemente desenvolvidos para a PPE requerem cerca de 30% menos espaço de instalação do que as unidades da primeira geração do e-tron. O peso foi reduzido em cerca de 20%.

O Audi SQ6 SUV e-tron (consumo de energia em kWh/100 km combinado: 18,4-17,5 (WLTP); emissões de CO2 em g/km combinado: 0) caracteriza-se por uma potência de sistema de 360 kW (380 kW com Launch Control). O PSM no eixo traseiro tem um comprimento axial de 200 milímetros no Audi SQ6 SUV e-tron.

O modelo S tem uma autonomia máxima de 596 quilómetros. No modo Launch Control, o SQ6 SUV e-tron (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 18,4-17,5 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km: 0) atinge a marca dos 100 km/h em apenas 4,3 segundos. A eletrónica de potência tem uma influência significativa no consumo de energia e, consequentemente, na eficiência e na autonomia.

É por isso que os semicondutores feitos de carboneto de silício estão a ser usados pela primeira vez na PPE e, portanto, no Audi Q6 SUV e-tron. Este material é extremamente eficiente, especialmente em carga parcial, e as perdas de calor podem ser mantidas a um mínimo global. A eficiência global é melhorada. Além disso, a utilização de carboneto de silício protege a bateria.

Autonomia de referência graças a uma bateria mais potente e inteligente

A bateria de alta voltagem (bateria HV), recentemente desenvolvida, é a grande responsável pela maior autonomia elétrica do atual portfólio da Audi. Com uma autonomia de até 634 quilómetros que o torna um dos modelos com maior autonomia no seu segmento, o Audi Q6 SUV e-tron quattro é altamente adequado para o uso quotidiano. As três variantes de modelo Audi Q6 SUV e-tron quattro, Audi Q6 SUV e-tron performance e Audi SQ6 SUV e-tron têm uma bateria HV com uma capacidade bruta de armazenamento de 100 kWh (líquida 94,9 kWh).

Em comparação com os sistemas de bateria anteriormente utilizados pela Audi, a bateria consiste em apenas doze módulos com um total de 180 células prismáticas. As 15 células por módulo estão ligadas em série. A título de comparação, a bateria HV do Audi Q8 e-tron é composta por 36 módulos e 432 células.

O aumento significativo do tamanho das células corresponde quase perfeitamente à arquitetura de 800 volts, de modo a obter o melhor compromisso possível entre autonomia e desempenho de carregamento. O rácio de níquel, cobalto e manganês nas células é de 8:1:1, o que significa que o teor de cobalto foi reduzido e o teor de níquel, que é particularmente relevante para a densidade energética, foi aumentado.

A decisão de reduzir o número de módulos nas baterias PPE tem várias vantagens. Assim, a bateria, que pode ser utilizada modularmente para modelos de piso alto e plano, requer menos espaço de instalação, é mais leve e pode ser mais bem integrada na estrutura de colisão e no sistema de arrefecimento do veículo. Também requer menos cabos e conectores de alta tensão.

O número de ligações roscadas foi significativamente reduzido. Além disso, as ligações elétricas entre os módulos são mais curtas, o que reduz significativamente a perda de potência e o peso. Uma placa de arrefecimento integrada na caixa da bateria assegura uma transferência de calor homogénea e, por conseguinte, um acondicionamento quase ótimo da bateria.

As saias laterais de proteção em aço moldado a quente não são fixadas à bateria, mas sim à carroçaria, para maior estabilidade. Outra novidade é a proteção da parte inferior da carroçaria feita de material compósito de fibra. Este design também reduz o peso, protege a bateria de iões de lítio contra danos e melhora o isolamento térmico da bateria em relação ao ambiente. Desta forma, a bateria PPE pode ser arrefecida ou aquecida de forma mais eficiente.

A unidade central de controlo especialmente desenvolvida para a PPE, o Battery Management Controller (BMCe), é responsável pela regulação da corrente necessária para um carregamento rápido e seguro para a bateria. O BMCe, o “centro de controlo elétrico”, está totalmente integrado na bateria de alta tensão.

No âmbito da monitorização permanente, os doze Cell Module Controllers (CMC) enviam dados como a temperatura atual do módulo ou a tensão da célula para o BMCe, que envia as suas informações, por exemplo, sobre o estado de carga (SoC), para o computador de alto desempenho HCP4 (parte da nova arquitetura eletrónica E3 1.2).

Este computador, por sua vez, envia os dados para o novo sistema de gestão térmica preditiva, que regula o arrefecimento ou o aquecimento conforme necessário para um desempenho ótimo da bateria.

Arrefecimento e aquecimento mais eficientes

O arrefecimento dos componentes do sistema de propulsão é crucial para a potência e o desempenho do carregamento. Isto é feito de forma eficiente e com baixo consumo de energia, utilizando o ar ambiente. O líquido de refrigeração baixa a temperatura da bateria de alta tensão, dos motores elétricos e da eletrónica de potência.

A temperaturas ambiente mais elevadas, a bateria, como parte particularmente sensível ao calor do sistema de propulsão, também pode ser arrefecida pelo circuito de refrigeração. É utilizado um permutador de calor para o arrefecimento através do circuito de refrigeração. Transfere o calor entre o circuito do líquido de refrigeração e o circuito da bateria, uma parte específica do circuito do líquido de refrigeração, baixando assim a temperatura do mesmo.

A bomba de calor a ar do Q6 SUV e-tron garante um maior conforto e autonomia. Funciona graças ao aumento da eficiência do sistema de propulsão, o que leva a menores perdas de calor, ou seja, é gerado menos calor residual. Para compensar este efeito, foi adicionada uma bomba de calor a ar à bomba de calor água-glicol. Isto significa que, para além do calor residual no líquido de arrefecimento dos motores elétricos, da eletrónica de potência e da bateria, o ar ambiente também pode ser utilizado como fonte de aquecimento para o interior. A troca de temperatura ocorre agora através de um elemento de aquecimento, que fornece o calor diretamente ao interior do veículo.

Como complemento eficaz, foi também desenvolvido um aquecedor de ar PTC de 800 volts para apoiar o controlo da temperatura interior em caso de aumento das necessidades de aquecimento. Desta forma, evitam-se perdas de calor, como as que ocorrem com os circuitos de aquecimento por condução de água. Outro aspeto positivo do aquecimento direto do interior através do circuito de ar é o rápido aquecimento/resposta e, por conseguinte, um aumento notável do conforto para o cliente, tanto em termos de aumento da temperatura do interior num período mais curto como de limpeza do para-brisas de condensação, neve ou gelo.

Desempenho de carregamento impressionante

Outro componente-chave da experiência do produto é o desempenho de carregamento do Audi Q6 SUV e-tron. A sofisticada gestão térmica da bateria de alta tensão, o sistema elétrico de 800 volts e o seu ecossistema tornam o carregamento uma experiência conveniente e despreocupada. O Audi Q6 SUV e-tron só precisa de dez minutos numa estação de carregamento rápido para gerar uma autonomia de até 260 quilómetros em condições ideais, com uma capacidade máxima de carregamento de até 270 kW. São necessários apenas 21 minutos para carregar a bateria de alta tensão de 10 a 80%.

O Audi Q6 SUV e-tron é o primeiro veículo a oferecer carregamento em banco em estações de carregamento que funcionam com tecnologia de 400 volts. A bateria de 800 volts é automaticamente dividida em duas baterias com a mesma tensão, que podem ser carregadas em paralelo com até 135 kW. Dependendo do estado de carga, ambas as metades da bateria são primeiro igualadas e depois carregadas em conjunto. Uma nova placa de arrefecimento integrada com arquitetura U-Flow assegura uma transferência de calor e uma distribuição de temperatura homogéneas.

A limitação da corrente de carga é sempre baseada nas células mais quentes. O Audi Q6 SUV e-tron carrega numa estação de carregamento AC ou num carregador doméstico com até 11 kW de série. Isto permite carregar uma bateria vazia durante a noite. A Audi irá oferecer o carregamento AC com 22 kW como opção numa data posterior. A entrada de carregamento pode ser aberta eletricamente através do ecrã do MMI ou na própria tampa. Quando o cabo de carregamento é desligado, a entrada fecha-se automaticamente.

Para os modelos PPE, a Audi fornece opções de carregamento DC e AC para o mercado europeu através de uma entrada CCS Combo padrão na zona traseira esquerda do veículo. Uma entrada de carregamento AC adicional está instalada no lado oposto. O equipamento de série dos modelos Q6 SUV e-tron inclui a conhecida função Plug & Charge. Em estações de carregamento compatíveis, o veículo autoriza-se a si próprio quando o cabo de carregamento é ligado e inicia o processo de carregamento. O carregamento é totalmente automático.

Processamento inteligente: o planeador de rotas e-tron

O planeador de rotas e-tron, um serviço do Audi connect, calcula a rota mais rápida com as paragens de carregamento mais curtas possíveis. Isto baseia-se no tempo total de viagem, ou seja, tempo de condução e tempo de carregamento, tendo em conta as previsões sobre a situação do tráfego e a ocupação dos pontos de carregamento. Em qualquer caso, planeia as etapas entre as paragens de carregamento de forma que os condutores cheguem ao seu destino o mais rapidamente possível – para tal, pode recomendar duas paragens de carregamento curtas com elevada potência em vez de uma paragem de carregamento longa e lenta. A lista de pontos de carregamento é atualizada diariamente.

O planeador de rotas pode ser convenientemente utilizado no veículo ou antes da viagem através da aplicação myAudi. Os utilizadores recebem informações como a capacidade de carregamento ou as ligações de carregamento e o tipo de ficha para os respetivos pontos de carregamento. O sistema também mostra a disponibilidade dinâmica, por exemplo, se os pontos de carregamento estão livres ou ocupados. Rotas alternativas com melhor infraestrutura de carregamento também são levadas em consideração ao calcular o tempo total ideal de viagem. Os dados atualizados diariamente incluem informações detalhadas, tais como opções de pagamento e autenticação, dados precisos do operador e quaisquer restrições de acesso. O planeador de rotas e-tron seleciona preferencialmente estações de carregamento HPC de elevado desempenho.

Interação eficiente entre a regeneração e os travões de fricção

A recuperação de energia é um elemento importante para aumentar a eficiência e, consequentemente, a autonomia do Audi Q6 SUV e-tron. Por isso, durante o desenvolvimento, foi dada especial atenção ao aumento da eficiência máxima e do aproveitamento da inércia a baixas velocidades. Isto significa que no Audi Q6 SUV e-tron, cerca de 95% de todos os processos de travagem do dia a dia podem ser realizados por travagem regenerativa, ou seja, pelos motores elétricos.

A utilização do travão de fricção durante a travagem ocorre assim mais tarde ou com menos frequência. Em condições ideais, o Audi Q6 SUV e-tron recupera até 220 kW. A temperatura e o estado de carga da bateria desempenham aqui um papel fundamental. A recuperação ocorre nos eixos dianteiro e traseiro, com as desacelerações mais pequenas a serem tratadas apenas pelo eixo traseiro por razões de eficiência. São possíveis taxas de recuperação mais elevadas no eixo traseiro.

Na PPE, a travagem regenerativa já não é gerida pelo sistema de controlo dos travões, mas pelo HCP1 – um dos cinco computadores de alto desempenho – que é responsável pelo grupo propulsor e pelo chassis. Isto aumenta a influência do grupo propulsor no sistema de travagem. O Sistema de Travagem Inteligente (iBS), conhecido dos modelos e-tron anteriores, foi significativamente melhorado como parte da Premium Platform Electric. A combinação de travões específica para cada eixo, como descrito acima, é agora possível pela primeira vez.

Durante a travagem regenerativa, o sistema decide, numa base específica por eixo, se é necessária a utilização do travão de fricção ou se a recuperação através dos motores elétricos é suficiente. Assim que o condutor pressiona o pedal do travão, a recuperação de energia ocorre no eixo traseiro numa primeira fase. Se o condutor travar com mais força, o eixo dianteiro também regenera. Se o pedal do travão for aplicado com ainda mais força, os travões de fricção dianteiros são adicionados primeiro. Se a potência de travagem for aumentada ainda mais, até à utilização do ABS, os travões traseiros dão apoio.

Mesmo em situações em que o ABS é aplicado, os motores elétricos continuam a regenerar com a mesma potência. A transição da travagem regenerativa e da recuperação através dos motores elétricos para o efeito de travagem mecânica através do travão de fricção acionado hidraulicamente é impercetível para o condutor. A combinação de travagem assegura uma sensação de pedal bem doseada com um ponto de pressão claramente definido e constante.

Como é típico da Audi, existe a opção de recuperação por inércia em duas fases, ajustável através das patilhas no volante, com uma desaceleração de até 1,5 m/s2. Além disso, também é possível um coasting particularmente eficiente. Aqui, o SUV elétrico rola livremente sem qualquer resistência adicional quando o pé é retirado do pedal do acelerador. Outra variante disponível na série de modelos Audi Q6 SUV e-tron é o modo de condução “B”, que se aproxima muito do que é coloquialmente chamado de “condução de um pedal”. Se o condutor selecionar a função automática no MMI, o veículo recupera automaticamente a energia, se necessário.

Os parâmetros utilizados incluem os dados da rota armazenados no sistema de navegação, tais como declives, raios de curva, sinais de cidade ou limites de velocidade. Outro fator importante é o trânsito à frente.

Nos processos de recuperação estão integrados vários componentes: os dois motores elétricos, os computadores HCP5 e HCP1, o radar de longo alcance e a câmara dianteira do Adaptive Cruise Control para o reconhecimento do tráfego à frente, o Intelligent Brake Control System (iBS) para o controlo da travagem e o blending, ou seja, a transição entre a travagem de fricção e a travagem regenerativa, bem como o HCP3 para que a quantidade de potência recuperada seja apresentada ao condutor no Audi Virtual Cockpit.

O Q6 e tron está também equipado com um sistema de controlo eletrónico dos travões. A tecnologia combina as funções de reforço de travagem e de controlo ABS/ESC num único sistema. Os travões de grandes dimensões, com discos de aço ventilados internamente, permitem uma desaceleração excecional. Dispõem de pinças de travão fixas de quatro pistões (seis pistões no modelo S) no eixo dianteiro e de pinças flutuantes de um pistão com travão de estacionamento eletromecânico no eixo traseiro. As pinças de travão estão otimizadas para travar a baixas velocidades. Molas especiais permitem uma abertura rápida e completa das pastilhas de travão. A deteção do desgaste das pastilhas de travão no lado direito do veículo é de série, tal como o travão de estacionamento eletromecânico.

Tecnologia de iluminação pioneira a nível mundial

Com o Q6 SUV e-tron, a Audi não só inicia um novo capítulo na mobilidade elétrica, mas também numa parte importante do ADN da Audi: a tecnologia de iluminação. Com a primeira assinatura de luz digital ativa do mundo, o Audi Q6 SUV e-tron inaugura uma nova era caracterizada por um design e uma estética que são exclusivos da Audi.

A segunda geração da inovadora tecnologia digital OLED não só molda a aparência dos novos modelos Audi, mas também aumenta consideravelmente a gama de funções. Isto beneficia ainda mais a segurança rodoviária, como a luz de comunicação das luzes traseiras digitais OLED 2.0 demonstra de forma impressionante.

A personalização também atinge novos padrões no Audi Q6 SUV e-tron: Com – dependendo do equipamento – até oito assinaturas de luz digitais nas luzes diurnas redesenhadas dos faróis Matrix LED e nas luzes traseiras OLED digitais 2.0, os clientes podem personalizar a aparência do seu Q6 SUV e-tron como nunca. Seis outras assinaturas com a encenação Coming Home e Leaving Home coordenadas com a respetiva assinatura de luz digital estão disponíveis como pacotes opcionais. Isto é possível através do MMI e, pela primeira vez, através da aplicação myAudi. As assinaturas de luz digitais e as funções Matrix LED também podem ser adicionadas aos faróis LED plus após a compra do veículo.

Assinatura e movimento unem-se pela primeira vez: a assinatura luminosa digital ativa
Faróis e luzes traseiras dinâmicas: é assim que os clientes podem imaginar a assinatura luminosa digital ativa, uma estreia mundial da marca dos quatro Anéis. Eles fazem parte do pacote opcional de assinatura de luz digital. “No Audi Q6 SUV e-tron, estamos a desenhar não só a forma da luz, mas também todo o seu movimento, pela primeira vez num veículo de produção em série. Graças à simbiose perfeita entre o nosso design de iluminação e a nova tecnologia, a luz no novo Audi Q6 SUV e-tron parece mais viva e inteligente do que nunca. Demos à assinatura de luz a sua própria personalidade e, ao mesmo tempo, demos ao mundo digital a sua própria estética”, explica César Muntada, Chefe de Design de Iluminação. “Com a estreia mundial da assinatura de luz digital ativa, a série de modelos Q6 SUV e-tron está a inaugurar uma nova era caracterizada por um design e estética únicos que só a Audi pode oferecer.”

Um módulo de software num dos computadores de bordo do Audi Q6 SUV e-tron* torna possível esta forma de assinatura luminosa. No caso das luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, seis painéis OLED com um total de 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos usando um algoritmo especialmente desenvolvido. Desta forma, a assinatura de luz digital ativa transmite a vivacidade e a interação pessoal do automóvel, tornando visível a “atividade cerebral” do Q6 SUV e-tron através de um movimento constante.

Na frente, a assinatura de luz digital ativa é criada pela interação do algoritmo com doze segmentos que se iluminam para cima e para baixo. Na traseira, todos os segmentos OLED digitais são utilizados para este fim. Os segmentos de luz individuais interagem de tal forma que a luminosidade global da assinatura luminosa não varia.

A segunda geração da tecnologia OLED digital

“A Audi reconheceu o potencial do uso da tecnologia OLED nas luzes traseiras desde o início e é o único fabricante de automóveis a desenvolver e digitalizar consistentemente esta tecnologia de iluminação. Como resultado, podemos agora oferecer aos nossos clientes um fluxo constante de novas funções de iluminação”, diz Stephan Berlitz, Diretor de Desenvolvimento de Iluminação, deixando claro que existe uma estratégia por detrás da utilização desta tecnologia.

“Os OLED digitais são mais eficientes, mais leves e mais homogéneos do que os sistemas de iluminação convencionais”, referiu, também, oferecendo um vislumbre do futuro: “Graças ao seu elevado contraste, tornar-se-ão progressivamente ecrãs exteriores e, por conseguinte, um elemento essencial para a comunicação com o meio envolvente. Com a função de deteção de proximidade, temos interagido com outros utilizadores da estrada através da luz desde 2020. No Audi Q6 SUV e-tron, a luz de comunicação foi agora adicionada para aumentar ainda mais a segurança.”

As luzes traseiras combinadas OLED digitais de segunda geração em pormenor

Com a próxima geração de elementos OLED digitais nas luzes traseiras do Audi Q6 SUV e-tron, a Audi está a expandir significativamente a gama de funções, o grau de liberdade no design e, acima de tudo, a segurança para os utilizadores da estrada. Pela primeira vez, as luzes traseiras digitais OLED podem comunicar com o ambiente circundante (car-to-x).

O número de segmentos por painel OLED digital aumentou de 6 para 60 em relação à primeira geração. No total, são utilizados seis painéis OLED com um total de 360 segmentos nas luzes traseiras do Q6 SUV e-tron. A nova arquitetura eletrónica E3 1.2 permite controlar este número significativamente maior de segmentos através de um módulo de software dedicado num dos computadores de domínio. O aumento constante do número de segmentos por painel OLED digital permitirá que a combinação de luzes traseiras seja desenvolvida num ecrã que melhora ainda mais a comunicação car-to-x e a segurança rodoviária.

A inovadora tecnologia digital OLED não só cria as condições para um design completamente novo das luzes traseiras, como também garante uma homogeneidade única e um contraste muito elevado no ecrã. Uma outra vantagem: A fonte de luz de superfície não necessita de quaisquer refletores, guias de luz ou outras óticas adicionais e é, por isso, muito eficiente.

Em conjunto, estas propriedades permitem aos engenheiros e projetistas quebrar finalmente as fronteiras entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade no design: Os quatro Anéis criam formas tridimensionais em superfícies bidimensionais. Para além de uma faixa de luz LED expressivamente integrada na traseira, o vidro 3D cria uma separação bem-sucedida entre a assinatura da luz traseira e as outras funções de iluminação.

A Audi também está a adotar uma abordagem inovadora na frente do veículo. A próxima geração de luzes diurnas digitais e os módulos de luz estão agora dispostos separadamente uns dos outros, o que cria mais clareza no design. Os designers criaram os LED individuais da nova fase evolutiva das luzes diurnas digitais – 70 no total – como objetos 3D transparentes. A secção dianteira da luz digital de circulação diurna está equipada com uma estrutura prismática precisa, enquanto a guarnição 3D metalizada rodeia a luz de circulação diurna para atrair o foco do observador para os olhos digitais do veículo.

Mais segurança graças aos faróis e luzes traseiras inteligentes

A Audi também elevou as funções de segurança a um novo nível. O sistema de deteção de proximidade já conhecido de outros modelos Audi foi expandido para incluir a luz de comunicação no Audi Q6 SUV e-tron. Esta avisa os outros utilizadores da estrada de acidentes e avarias.

Para este efeito, a luz de comunicação apresenta uma assinatura de luz traseira estática específica com símbolos de aviso integrados na luz traseira combinada digital OLED, juntamente com os gráficos regulares da luz traseira em situações críticas de condução ou de trânsito. Este sistema de assistência não apoia apenas os condutores Audi, mas também todos os outros utilizadores da estrada

Além disso, a segunda geração de luzes traseiras digitais OLED ativa a luz de comunicação com símbolos de aviso para o Emergency Assist, para o RECAS (Rear-end collision alert signal), quando o aviso de perigo pisca, durante uma chamada de emergência (eCall), durante uma chamada de avaria, e quando as luzes de paragem de emergência estão a piscar.

A luz de comunicação também confere ao sistema de aviso de saída uma dimensão adicional. Anteriormente, apenas informava os ocupantes do veículo quando estes saíam, por exemplo, quando se aproximavam outros utilizadores da estrada. O símbolo de aviso da luz de comunicação, que se ilumina no gráfico da luz traseira, avisa agora também os utilizadores da estrada que se aproximam por trás. O Audi Q6 SUV e-tron integra assim os restantes utilizadores no seu conceito de proteção e aumenta a segurança rodoviária para todos.

A luz de comunicação também utiliza uma assinatura de luz específica à frente e atrás para indicar o estado do assistente de estacionamento do veículo quando este se encontra num processo de estacionamento automático. Isto torna claro para os utilizadores da estrada nas imediações que o veículo se encontra num estado seguro.

Um novo nível de liberdade: as assinaturas de luz digitais no MMI e na aplicação myAudi
Com oito assinaturas de luz digitais para os faróis Matrix LED e as luzes traseiras OLED digitais 2.0, os condutores podem personalizar o seu Q6 SUV e-tron de uma forma completamente nova. Existem duas opções para selecionar uma assinatura. Uma é diretamente no veículo através do MMI, enquanto uma segunda é feita através da aplicação myAudi, a qual será disponibilizada mais tarde. Para cada assinatura luminosa digital, está disponível um cenário especialmente concebido para as funções Coming Home e Leaving Home, ao sair e destrancar o veículo.

Ao utilizar a aplicação myAudi, os clientes podem ativar as suas assinaturas de luz pessoais a partir do exterior do veículo e também experimentar a encenação dinâmica da luz diretamente no veículo, bem como as funções Coming Home e Leaving Home adaptadas com precisão. O mesmo se aplica à luz de comunicação das luzes traseiras OLED digitais de segunda geração e à função de deteção de proximidade. A pedido, os faróis Matrix LED podem fornecer uma demonstração ao vivo das funcionalidades de supressão do encandeamento dos sinais e de “corte” de objetos.

Para permitir que os clientes personalizem ainda mais o seu Q6 SUV e-tron, podem também adicionar o pacote de assinatura de luz digital aos faróis LED plus através das Functions on Demand (FoD) após a compra do veículo, de forma permanente ou apenas durante um período específico.

Os faróis Matrix LED e as luzes traseiras OLED digitais têm oito assinaturas de luz digitais de série, permitindo que o Q6 SUV e-tron seja personalizado de acordo com as preferências pessoais. Também é possível reservar o assistente de máximos e o pacote matrix através das Functions on Demand.

Digitalização da experiência – novo display e conceito de funcionamento

Com a nova arquitetura eletrónica E3 1.2, os clientes experimentam a digitalização no veículo de forma mais direta do que nunca. Por exemplo, a série de modelos Audi Q6 SUV e-tron tem um interior digital totalmente conectado em rede graças a esta arquitetura. Acima do Soft Wrap, o palco digital com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã de passageiros MMI caracteriza o interior.

Os ecrãs claramente agrupados estão perfeitamente integrados no conceito de design e dão ao interior uma sensação de espaço generoso e arejado. O ecrã panorâmico fino e independente do Audi MMI tem um design curvo e tecnologia OLED e é composto pelo Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e pelo ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas. A área do condutor foi concebida como uma curva e o ecrã, com a sua forma côncava, está orientado para o mesmo. A forma do ecrã curvo também faz lembrar a moldura única caraterística da Audi.

A iluminação ambiente especial faz com que o ecrã curvo pareça flutuar à noite. A Audi complementa o palco digital de forma consistente e individual para os passageiros da frente com o ecrã MMI de 10,9 polegadas, que também está perfeitamente integrado no design do painel de instrumentos e está a ser usado pela primeira vez na Audi – e no segmento premium de tamanho médio. O ecrã tem um layout reduzido, com oito grandes blocos e uma lista à esquerda com várias funções, como o acesso rápido.

Graças ao Active Privacy Mode, a pessoa no banco do passageiro da frente pode desfrutar de conteúdos de entretenimento, como ver filmes ou séries em streaming, enquanto se desloca sem distrair o condutor. Dependendo do conteúdo, da velocidade atual e da ocupação do banco, a luz é direcionada (modo de privacidade ligado) ou difundida (conteúdo visível para todos) através de uma unidade de controlo inteligente.

Para além das aplicações de infoentretenimento, o ecrã também dá aos passageiros a opção de ajudar o condutor em tarefas de navegação ou a encontrar um lugar de estacionamento, por exemplo. Se o ecrã do passageiro não estiver a ser utilizado ou se nenhum passageiro for reconhecido, é apresentada uma decoração digital como imagem de fundo.

Com o head-up display de realidade aumentada (AR HuD) opcional de segunda geração, outro elemento central do palco digital, a Audi está a dar um grande passo em frente na tecnologia de visualização. O ecrã reflete um grande plano de imagem inclinado para o condutor através do para-brisas e mostra informações relevantes como velocidade, sinais de trânsito, assistência e símbolos de navegação. O plano de imagem é inclinado para a frente para aumentar o efeito de realidade aumentada. O foco do olho humano move-se solidariamente com ele.

Este processo e a grande distância da imagem virtual criam a impressão de que os elementos apresentados estão a flutuar a uma distância de até 200 metros e interagem diretamente com os elementos do ambiente. Os ecrãs, tais como instruções de navegação, ecrãs do sistema de assistência ao condutor ou faixas de música, podem ser vistos rapidamente sem incomodar ou distrair o condutor. São particularmente úteis em condições de fraca visibilidade.

O campo de visão dos conteúdos de realidade aumentada corresponde a uma diagonal de cerca de 88 polegadas na perspetiva do condutor e baseia-se num novo processador de luz digital com uma melhor qualidade de sensores e dados e cerca de 1,3 milhões de micro espelhos. Os condutores olham para um ecrã através de vários espelhos, o que é comparável a olhar para um smartphone.

Para além do funcionamento tátil melhorado e mais intuitivo, o novo conceito de funcionamento do ecrã também tem em conta as tendências globais de interação. O controlo por voz, por exemplo, foi significativamente expandido e desempenha agora um papel fundamental. O assistente de voz com auto-aprendizagem da Audi, o Audi Assistant, pode ser utilizado para controlar inúmeras funções do veículo.

O assistente digital com suporte de IA está profundamente integrado no veículo e é apresentado pela primeira vez através de um avatar no ecrã tátil central do MMI e no head-up display de realidade aumentada. O novo assistente de voz reconhece mais de 800 comandos de voz. Isto significa que funções relacionadas com o veículo, entretenimento ou condução podem ser controladas conforme necessário. Além disso, podem ser mantidas conversas, podem ser emitidos comandos indiretos (como “Tenho os pés frios”), ou podem ser dados comandos “multi-intenção”, como “Defina a temperatura para 22 graus e ligue ao Pedro”.

O assistente é ativado dizendo “Hey Audi”. Também pode ser acionado em vários pontos de contato e, posteriormente, através da aplicação myAudi. Com o novo ecrã e conceito operacional, é possível iniciar uma pesquisa da estação de carregamento mais próxima através de um diálogo de voz e fazer uma seleção a partir da lista, que é pré-classificada utilizando IA, através do toque.

Os passageiros podem também utilizar o Audi Assistant. Com a ajuda do módulo de microfone no tejadilho, a unidade de controlo da eletrónica de informação reconhece quem está a introduzir um comando. Isto permite ao sistema controlar se os comandos são relevantes. O passageiro só pode controlar as funções que lhe são relevantes – por exemplo, o aquecimento dos bancos, as definições de climatização ou os vidros elétricos do lado do passageiro, enquanto o condutor pode controlar todos os sistemas possíveis.

Os comandos proferidos são também apresentados no Audi virtual cockpit (princípio “See what you speak”). A luz de interação também permite a visualização. O assistente inteligente é apresentado no Audi Assistant Dashboard, fornecendo dicas proativas e convidando-o a descobrir as possibilidades do sistema.

O assistente aprende continuamente com o comportamento do utilizador, apoiando assim o condutor. Este apoio divide-se em três categorias: sugestões proativas (a informação de contexto é utilizada para sugerir proativamente funções para ativação com base nestes dados), rotinas inteligentes (reconhece automaticamente sequências de funcionamento recorrentes, como a utilização do controlo climático do banco a partir de determinadas temperaturas exteriores) e listas inteligentes (como listas de chamadas).

Veículos como o Q6 SUV e-tron e futuros modelos com o E3 1.2 recebem o ChatGPT como uma extensão do Audi assistant. Os passageiros podem ativar o assistente dizendo “Hey Audi” ou utilizando o botão “push to talk” no volante e fazendo a sua pergunta. O Audi Assistant reconhece automaticamente se uma função do veículo deve ser executada, se um destino deve ser procurado ou, por exemplo, se o boletim meteorológico deve ser acedido. Só se o sistema Audi não puder responder ao pedido é que este é encaminhado anonimamente para o ChatGPT. Isto é perfeito para os condutores, uma vez que todas as funções estão integradas no Audi assistant.

O ChatGPT não tem acesso aos dados do veículo. As perguntas e respostas são eliminadas no prazo de 30 dias, de acordo com os regulamentos de proteção de dados. Isto é possível graças ao serviço Cerence Chat Pro da Cerence, que utiliza uma variedade de fontes, incluindo o ChatGPT.

A nova arquitetura eletrónica e o novo conceito de visualização/operação são acompanhados por um design MMI completamente novo. A Graphical User Interface (GUI) pode ser adaptada às preferências pessoais e também se adapta às definições de luz ambiente e ao modo de condução selecionado.

Luz de interação dá vida ao interior

A luz de interação dinâmica (IAL), opcional, oferece uma variedade de funções de comunicação e, assim, apoia a interação do automóvel com os ocupantes – uma espécie de comunicação ao nível dos olhos. Abrange o interior e o cockpit através de um arco largo. A faixa de luz contém 84 LED. Brilha com uma luminosidade de até 1.200 candelas.

A luz de interação cumpre três funções centrais: Para realçar o interior, por exemplo, fornece uma função de boas-vindas e indica quando o veículo está trancado e destrancado. Em segundo lugar, apoia na questão da segurança: por exemplo, a funcionalidade visualiza a luz indicadora dinâmica. No entanto, a IAL permanece sempre como um visor adicional e não substitui um símbolo de indicador de mudança de direção no Audi virtual cockpit. Em terceiro lugar, fornece informações como a visualização do indicador do nível de carga e o processo de carregamento. Isto é representado por uma luz pulsante.

Infotainment – uma nova experiência de digitalização

O novo sistema de infotainment utiliza pela primeira vez o Android Automotive OS como sistema operativo e está equipado com os mais recentes serviços Audi connect e o planeador de rotas e-tron melhorado. Aplicações bem conhecidas, como o YouTube, estão disponíveis através da loja de aplicações de terceiros, que está integrada diretamente no MMI e não requer um smartphone para ser utilizada.

A loja dá aos clientes acesso a uma vasta gama de aplicações que podem ser carregadas diretamente no MMI, independentemente do smartphone. Para começar, estão disponíveis aplicações das seguintes categorias: Música, Vídeo, Jogos, Navegação, Estacionamento e Carregamento, Produtividade, Meteorologia e Serviços de Notícias. A categoria “Música” inclui aplicações como a Amazon Music e o Spotify. A loja está em constante expansão e o portfólio de aplicações é específico para cada mercado. Pode ser selecionado através de um mosaico separado no MMI. As aplicações adicionais são então perfeitamente integradas no MMI e podem, portanto, ser utilizadas de forma segura e fiável durante a condução. O familiar Audi smartphone interface para a integração de Apple CarPlay e Android Auto também se encontra a bordo do Audi Q6 SUV e-tron.

Sistemas de som para a máxima precisão acústica

O sistema de som Premium Bang & Olufsen, opcional, com som 3D, confere ao Audi Q6 e tron a máxima precisão acústica. Um pequeno altifalante em cada pilar A reproduz a dimensão espacial da altura; o para-brisas reflete o som. A música desenrola-se exatamente como foi gravada – para uma experiência sonora impressionante e natural.

No coração do Sistema de Som Premium Bang & Olufsen está um amplificador altamente eficiente. Alimenta 20 altifalantes com 830 Watts de potência. Quatro deles estão integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, tornando possíveis, pela primeira vez na Audi, as chamadas zonas de som. Estas podem ser personalizadas ou controladas especificamente para anúncios de navegação.

As colunas de graves nas portas dianteiras estão localizadas numa caixa separada. Isto resulta numa menor vibração das peças vizinhas e assegura uma grande precisão na reprodução do som. Este aspeto melhora a qualidade do som e reduz a sua propagação para o exterior. O desacoplamento do altifalante também garante graves precisos e volumosos. As letras iluminadas também realçam o sistema de som à noite. Comparado com o sistema de som da Audi, o sistema Bang & Olufsen apresenta a função Vehicle Noise Compensation (VNC), para compensar o ruído no interior, ajustando as frequências de som correspondentes.

Pela primeira vez, o Audi Q6 SUV e-tron oferece a opção de reservar características de som “on demand”. Este, por sua vez, contém três funções individuais. Um “bass booster”, um “MP3 enhancement” e um “automatic level adjustment”. O “Bass Booster” cria uma experiência de graves através dos woofers incorporados para sistemas sem um subwoofer. Desta forma, o sistema de som Bang & Olufsen gera graves ligeiramente mais fortes. O “MP3 enhancement” melhora a experiência de som com má qualidade de MP3.

Com o “automatic level adjustment”, o sistema ajusta o volume de saída de diferentes fontes para que o volume não se altere quando uma estação de rádio é automaticamente mudada de DAB para FM.

Outra ativação das funções a pedido chama-se “Virtual Rooms”. Esta função utiliza um algoritmo desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer para recriar o som espacial de diferentes ambientes. A função oferece diferentes salas, como a “Elbphilharmonie” ou “Living Room”.

Ainda mais comodidade com a chave digital

Com a chave digital, disponível brevemente, para o Q6 SUV e-tron, os smartphones atuais podem destrancar e trancar as portas, bem como autorizar o arranque do motor. Até cinco chaves digitais podem ser convenientemente atribuídas e equipadas com diferentes permissões. As modernas tecnologias de encriptação e transmissão no veículo e no dispositivo móvel garantem um elevado nível de segurança.

A chave digital no smartphone oferece todas as funcionalidades da conhecida chave de conveniência e liberta os condutores da necessidade de transportar hardware adicional para além do seu smartphone. Cada chave digital pode ser utilizada num máximo de três dispositivos. A funcionalidade também é semelhante à da chave de conveniência: a chave ou o smartphone podem permanecer no bolso para destrancar ou trancar o veículo e para o ligar.

Uma vez configurada, a chave digital é armazenada no elemento seguro do dispositivo móvel. O smartphone comunica então com as antenas correspondentes no veículo através de banda ultra larga (UWB), Bluetooth Low Energy (BLE) ou comunicação de campo próximo (NFC). O sistema de autorização do condutor (FBS) reconhece assim o smartphone quando este se encontra nas imediações do automóvel ou no seu interior. Nem o telemóvel nem o veículo precisam de estar online para abrir, ligar ou trancar o automóvel. Se a bateria do smartphone se esgotar, todas as funções da chave digital podem ser utilizadas durante um determinado período através de NFC.

Para evitar tentativas de retransmissão remota, as antenas de banda ultralarga (UWB) no interior e no exterior do automóvel medem com precisão o tempo que um sinal demora a viajar da antena para a chave digital recetora e vice-versa, de modo a determinar a localização exata das pessoas que se encontram perto do veículo. Um limite de tempo pré-definido garante que qualquer adulteração seja detetada imediatamente. O alcance da autenticação é limitado a um máximo de dois metros.

A chave digital só está disponível em conjunto com uma base de telemóvel com carregamento indutivo, dispositivos iOS e chave de conveniência e em países onde o Audi connect está disponível. A disponibilidade da chave digital também depende do país. Os clientes podem verificar na aplicação myAudi se o seu próprio smartphone é compatível. Para atribuir a chave digital a um veículo, é necessária uma conta myAudi ativa e verificada para o utilizador principal do veículo.

Uma vez que a aplicação myAudi é utilizada para todas as funções Audi connect, as definições para a chave digital também são implementadas na aplicação. Por exemplo, a chave digital também pode ser adicionada a uma aplicação Wallet a partir da aplicação myAudi. A aplicação myAudi ajuda a configurar e a ligar o smartphone ao veículo. Para o efeito, o automóvel deve ser adicionado à conta e a verificação do concessionário deve ser concluída. O utilizador principal associa-se então ao automóvel através de uma ligação de ativação e pode assim emitir outras chaves digitais.

A Audi já está a planear as próximas etapas de desenvolvimento e funções para a chave digital. Um exemplo é permitir que outros utilizadores utilizem a chave apenas em determinados dias.

A CARIAD desenvolveu o seu próprio software independente de plataforma para a chave digital com base nas normas CCC (Car Connectivity Consortium), padrão da indústria, sendo perfeitamente adaptado ao hardware do veículo e à ligação à cloud. O software do veículo para a chave digital acede a dois computadores de alto desempenho da arquitetura eletrónica E³ 1.2: o HCP4 para armazenamento e autenticação e o HCP5, o computador para controlar todos os fluxos de dados para a ligação à cloud.

Dinâmica otimizada graças ao novo eixo dianteiro, direção e distribuição do binário

A maioria dos sistemas e componentes pertencentes ao chassis da série de modelos Q6 SUV e-tron são novos desenvolvimentos. Os especialistas afinam-nos de acordo com o familiar ADN da Audi, de modo a criar um elevado nível de emocionalidade e a experiência premium típica da Audi.

O novo design do eixo dianteiro tem uma influência significativa na dinâmica do Audi Q6 SUV e-tron. Pela primeira vez num modelo Audi, os braços de controlo estão dispostos à frente dos braços da suspensão no sentido da marcha. Para além das vantagens em termos de dinâmica de condução através da cinemática do eixo, isto resulta num pacote melhorado que beneficia a posição da bateria de alta tensão.

A cinemática do eixo aperfeiçoada proporciona uma dinâmica de condução visivelmente superior e melhora também o comportamento da direção. A cremalheira da direção está agora firmemente aparafusada à subestrutura. Isto torna o veículo significativamente mais ágil. A conceção da direção e o seu controlo através de novos módulos de software, em conjunto com o novo eixo dianteiro, permitem um comportamento ágil e proporcionam ao condutor um feedback significativamente melhorado sobre as condições atuais de condução e da estrada, em qualquer momento, através do volante.

Os pneus traseiros do Audi Q6 SUV e-tron são mais largos do que os pneus dianteiros – para ainda mais aderência e dinâmica de condução. A distribuição de potência orientada para a retaguarda, com uma repartição de binário de tração integral altamente variável, também melhora a dinâmica de condução do Audi Q6 SUV e-tron. As diferentes dimensões dos motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro permitem uma distribuição de binário orientada para o eixo traseiro, mesmo com carga total.

Com o novo sistema de amortecimento passivo FSD (Frequency Selective Damping), o Audi Q6 SUV e-tron adere ainda mais firmemente à estrada. É necessário um maior amortecimento para oferecer um maior conforto de condução em determinadas situações de condução, por exemplo, em calçada.

Durante as manobras de condução dinâmicas, o sistema adapta-se em conformidade e controla assim o movimento da carroçaria do veículo. A suspensão pneumática adaptativa – a suspensão pneumática com amortecimento controlado – compensa a carga através do controlo de nível e assegura assim que o veículo se mantém nivelado em diferentes condições de carga.

O HCP1 regula o funcionamento dos amortecedores individualmente para cada roda a cada milésimo de segundo – dependendo das condições da estrada, do estilo de condução e do modo selecionado no sistema de condução dinâmica Audi drive select. As válvulas eletromagnéticas dos amortecedores controlam o fluxo do fluido hidráulico.

A suspensão pneumática adaptativa controlada eletronicamente, opcional, com sistema de amortecimento continuamente ajustável nas quatro rodas, regula automaticamente a altura do veículo e o amortecimento. Isto dá ao SUV elétrico um nível muito elevado de conforto de condução, mas também oferece uma dinâmica de condução melhorada.

Vários modos, incluindo controlo de nível e função de elevação manual nas quatro rodas e função de descida no eixo traseiro, são definidos através do Audi drive select. Dependendo do modo selecionado, a suspensão pneumática é rebaixada até 20 milímetros, dependendo da velocidade.

No modo todo-o-terreno, a suspensão pneumática é elevada até 28 milímetros. A função de elevação permite subir até 45 milímetros. A capacidade de baixar a traseira (menos 50 milímetros no eixo traseiro, ativada por um botão na bagageira) facilita o acesso à bagageira e ao engate de um reboque. O nível normal da suspensão pneumática adaptativa é 28 milímetros mais baixo do que a suspensão de conforto de série.

Sempre pronto a ajudar – os sistemas de assistência ao condutor

No que diz respeito aos sistemas de assistência ao condutor do novo Audi Q6 SUV e-tron, a Audi disponibiliza uma vasta gama de funções que melhoram significativamente a condução diária e a segurança rodoviária para todos os utilizadores da estrada. Uma novidade para o Audi Q6 SUV e-tron é o adaptive driving assistant plus. Este ajuda o condutor a acelerar, a travar, a manter a velocidade e a distância definida em relação ao veículo da frente, bem como a orientação na faixa de rodagem. Isto pode aumentar o conforto de condução, especialmente em viagens longas.

O sistema utiliza vários sensores para monitorizar permanentemente as imediações do veículo. Estes incluem o sensor de radar instalado na frente do veículo, a câmara frontal e os sensores ultrassónicos. Dependendo da região, são também utilizados dados cartográficos de alta resolução e dados swarm de outros veículos apurados na cloud para melhorar o comportamento de condução. A partir de uma fusão destas informações, o veículo calcula a rota a seguir e guia o veículo confortavelmente e no centro da faixa de rodagem através de intervenções de apoio à direção.

Ao mesmo tempo, o sistema reage aos veículos que entram na mesma faixa à frente e regula a distância em relação a eles. Também antecipa e adapta a velocidade do veículo aos limites de velocidade e a situações como curvas, cruzamentos, rotundas e rampas (entradas e saídas de autoestradas). No trânsito “para-arranca”, o sistema reduz a velocidade do veículo até à paragem e pode voltar a arrancar automaticamente em função do tempo de imobilização do veículo.

Nos sinais de stop, a velocidade é reduzida para permitir que o condutor assuma confortavelmente a situação. Graças ao grande número de parâmetros incluídos, o assistente de condução adaptativo oferece a experiência de condução mais confortável possível em toda a gama de velocidades e em situações de engarrafamento. O conteúdo funcional pode variar consoante a disponibilidade no país e a configuração do veículo.

Para além das funcionalidades de série acima mencionadas, os clientes na Alemanha e na Europa recebem outras opções, como o aviso de saída, o aviso de mudança de faixa, o assistente de tráfego cruzado traseiro e o assistente de mudança de direção traseiro. O reconhecimento de sinais de trânsito e o limitador de velocidade baseado em sinais de trânsito também são de série devido ao GSR e ao EuroNCAP.

Os clientes têm a opção de sistemas de assistência adicionais em vários pacotes de equipamento, bem como um pacote de assistência com sistemas de proteção e aviso adicionais. Os pacotes Tech oferecem funcionalidades atrativas que aumentam o conforto e a conetividade digital.

Alguns sistemas de assistência, como o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, ajudam o condutor a manter a velocidade definida e a distância em relação ao veículo da frente. Os destaques incluem os faróis LED plus e o pacote de assistência à condução e ao estacionamento com câmara de visão panorâmica. O Tech plus inclui recursos novos e comprovados para maior prazer de condução, segurança e conforto. Os destaques incluem os faróis Matrix LED e o ecrã MMI para o passageiro. O pack Tech pro inclui a suspensão pneumática adaptativa e o Adaptive Driving Assistant plus descritos acima.

Além disso, os clientes também podem contar com a ajuda do parking assistant plus, para estacionar e retirar o Q6 SUV e-tron do lugar de estacionamento. O SUV elétrico encarrega-se da direção, aceleração, travagem e desativação dos motores. O Park Assist plus é ativado através do MMI; o condutor deve monitorizar constantemente o processo de estacionamento para que o Q6 SUV e-tron trave quando são detetados obstáculos dentro dos limites do sistema. Se forem detetados obstáculos dentro dos limites do sistema, o sistema trava automaticamente.

O sistema pode estacionar e retirar o Q6 SUV e-tron de lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares entre veículos, tanto para a frente como para trás. Com as quatro câmaras surround opcionais, o Q6 SUV e-tron oferece uma visão abrangente da área circundante do veículo, facilitando o estacionamento e as manobras, mesmo em espaços de estacionamento apertados ou entradas de garagem.

O assistente de emergência aumenta a segurança ao reconhecer quando os condutores estão inativos dentro dos limites do sistema. Se o condutor estiver inativo, o assistente reage visual, acústica e háptica com vibrações de travagem e liga as luzes de emergência. Se não houver reação do condutor, o sistema mantém o Q6 SUV e-tron na sua própria faixa de rodagem e imobiliza automaticamente o veículo.

As medidas de proteção dos ocupantes, como o aperto dos cintos de segurança para otimizar a posição do banco, são ativadas gradualmente. Após a imobilização, o Q6 SUV e-tron está preparado para o salvamento das pessoas que se encontram no veículo e é efetuada uma chamada de emergência automática pelo assistente de emergência, dependendo do país.

O assistente de viragem dianteiro pode evitar uma colisão com um veículo em sentido contrário a velocidades até 25 km/h, acionando os travões. O assistente é ativado quando o condutor liga o sinal de mudança de direção. O assistente de viragem monitoriza a faixa de rodagem em sentido contrário e aplica os travões, se necessário. O condutor é informado no painel de instrumentos.

O mesmo se aplica ao assistente de viragem à retaguarda: este também presta apoio ao virar em cruzamentos, faixas de rodagem ou entradas de pátios e garagens, avisando os ciclistas ou condutores que se aproximam por trás. Ao ser detetado, acende-se um indicador no respetivo espelho exterior. Ao sair de um lugar de estacionamento paralelo, o assistente de viragem à retaguarda também funciona a partir de uma imobilização.

O assistente à manobra de desvio ajuda a evitar um obstáculo. Se o condutor não evitar ativamente o obstáculo após um aviso agudo, a assistência à manobra de desvio no Q6 e tron* presta apoio travando seletivamente e aplicando uma pequena quantidade de binário de direção para corrigir o ângulo de viragem. A assistência à manobra de desvio está disponível na gama de velocidades entre 30 e 150 km/h e requer uma direção ativa durante toda a manobra.

Em situações críticas, a assistência à travagem de emergência dianteira presta um apoio significativo. Se uma criança se atravessar subitamente na estrada ou se o veículo da frente travar bruscamente, o Q6 e tron também trava automaticamente. O SUV deteta os peões numa gama de velocidade até cerca de 85 km/h e os veículos até à sua velocidade máxima. Se for detetada uma colisão frontal iminente, o sistema avisa o condutor visual, acústica e háptica num conceito de várias fases e, se necessário, aplica a assistência à travagem ou a travagem de emergência para reduzir a velocidade ou evitar a colisão.

O assistente de tráfego cruzado na dianteira deteta tráfego cruzado crítico à frente do Q6 SUV e-tron e avisa o condutor visual e acusticamente. Até uma velocidade de 10 km/h, desencadeia uma curta travagem, se necessário. O assistente de tráfego cruzado na dianteira está ativo até uma velocidade de 30 km/h. O botão de estacionamento pode ser ativado se o condutor quiser aproximar-se de um cruzamento ou saída difícil de ver a baixa velocidade. Este botão transmite as imagens das câmaras de visão envolvente para o ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas. Estas câmaras expandem significativamente o campo de visão. Os condutores podem escolher entre diferentes vistas.

O assistente de tráfego cruzado traseiro pode avisar de uma possível colisão com o tráfego cruzado que se aproxima quando se faz marcha-atrás. O sistema utiliza os sensores de radar para monitorizar a área à retaguarda e ao lado do veículo dentro dos limites do sistema quando ao recuar a partir de um lugar de estacionamento. São detetados objetos em movimento que se aproximam, como veículos e ciclistas. O sistema avisa o condutor visualmente na vista de estacionamento no ecrã central e pode também emitir um aviso acústico ao fazer marcha-atrás e, em situações reconhecidas como particularmente críticas, pode também acionar os travões.

O aviso de saída alerta para uma possível colisão com o tráfego detetado que se aproxima por trás quando a porta é aberta com o veículo parado. O sistema utiliza sensores de radar para monitorizar a traseira e a lateral do veículo dentro dos limites do sistema. São detetados objetos em movimento que se aproximem por trás, como veículos e ciclistas. Se o manípulo de abertura da porta for puxado e outro utilizador da via pública classificado como crítico se aproximar, a faixa de aviso na porta e o visor LED no espelho exterior do lado em causa acendem-se. Ao mesmo tempo, a abertura da porta é brevemente atrasada e é emitido um sinal de aviso acústico.

PPE: Plataforma modular oferece inúmeras possibilidades

O Audi Q6 SUV e-tron, o primeiro modelo Audi totalmente elétrico da Premium Platform Electric, simboliza a próxima etapa da transformação em curso da empresa para a mobilidade elétrica e a sustentabilidade. A PPE torna possível lançar modelos de grande volume com elevados padrões técnicos em diferentes segmentos e, assim, eletrificar o portfólio. A flexibilidade da PPE ajuda a dar aos futuros modelos um carácter independente e o ADN típico da Audi.

A arquitetura é escalável para que tanto os veículos de piso alto como os de piso baixo, ou seja, SUV, Avant e limousine, possam ser construídos dentro de uma família de modelos. Os componentes já se encontram nos locais certos e estão agrupados de acordo com os aspetos funcionais. Além disso, a PPE oferece espaço para baterias de alta tensão de diferentes tamanhos, dependendo da série do modelo e do design. Esta flexibilidade permite que os modelos Audi mantenham o seu carácter individual.

Outro aspeto na conceção de uma plataforma moderna como a PPE é a viabilidade futura. Os veículos com tração traseira podem ser planeados da mesma forma que os modelos com tração dianteira ou integral. Igualmente importante é um elevado grau de flexibilidade para a integração de tecnologias futuras. Como uma plataforma tecnológica completamente nova para veículos puramente elétricos, a PPE combina a experiência premium típica da Audi com um elevado nível de emocionalidade.

E3 1.2 como base para um novo nível de digitalização

Os elementos centrais e o sistema nervoso central da nova arquitetura eletrónica do E3 1.2 são cinco computadores de alto desempenho (HCP), que abrangem todas as funções do veículo – desde os sistemas de condução e assistência aos sistemas de infoentretenimento e conforto, passando pelos sistemas de segurança e pela ligação em rede. O principal objetivo do desenvolvimento da E3 na versão 1.2 foi criar uma arquitetura eletrónica escalável e preparada para o futuro, que possa ser utilizada em todo o Grupo.

A transferência de funções ao nível do sensor-atuador para o nível do computador, ou seja, a crescente dissociação do hardware e do software, garante que a PPE pode lidar de forma fiável com a crescente complexidade nos próximos anos. Um foco adicional do desenvolvimento foi a ligação em rede segura e de alto desempenho dos computadores de domínio, unidades de controlo, sensores e atuadores, a fim de dominar sistemas mais complexos e manter a modularidade.

Outro objetivo importante foi a ligação de backend de alto desempenho e sem descontinuidades para aplicações de dados de swarm car-to-X e funções fora de bordo computacionalmente intensivas. A Audi está a implementar gradualmente a nova arquitetura eletrónica em todos os futuros modelos de veículos.

Produção e materiais sustentáveis

A Audi está a usar a mudança para a mobilidade elétrica para uma transformação abrangente da rede de produção global e tem uma visão clara para a produção do futuro com a 360º factory. A Audi está a seguir uma abordagem holística e sustentável e está a modernizar, digitalizar e transformar as suas fábricas existentes.

Desde 2020, a fábrica em Győr, na Hungria, tem vindo a produzir de forma neutra em termos de emissões líquidas de carbono com o maior sistema de cobertura de painéis fotovoltaicos da Europa e é o maior utilizador de energia geotérmica industrial na Hungria. A Audi transporta os motores elétricos para a PPE de Győr para Ingolstadt de forma neutra em termos de carbono1 com a empresa de transporte e logística DB Cargo.

A fábrica da Audi em Ingolstadt tem sido neutra em carbono1 desde 1 de janeiro de 2024, tornando-se a terceira fábrica da Audi a fazer a mudança depois de Bruxelas (2018) e Győr (2020). Como parte de seu programa ambiental Mission: Zero, a Audi estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade líquida de carbono1 em todos os locais do mundo até 2025.

A Audi utiliza materiais reciclados para uma série de componentes do Audi Q6 SUV e-tron. Estes materiais, que são preparados através de um processo de reciclagem, reduzem a utilização de recursos e asseguram um ciclo fechado de materiais e, por conseguinte, eficiente e sustentável. Com base nos números de produção atualmente planeados, deverão ser utilizados durante toda a vida útil do Audi Q6 SUV e-tron.

Por exemplo, os tecidos utilizados para o Softwrap no interior são parcialmente baseados em materiais sustentáveis. Na variante S line, o tecido reciclado Elastic Melange, que é 100% feito de poliéster reciclado, é usado no Softwrap. Para além dos bancos e do Softwrap, o Elastic Melange é também utilizado nas portas. O forro do tejadilho, os pilares e as palas de sol são fabricados em tecido que também é fabricado a partir de poliéster 100% reciclado.

Os componentes que contêm materiais reciclados também são utilizados noutros locais. Exemplos disso são os geradores de som, que produzem o som exterior de forma semelhante aos altifalantes, ou o grande compartimento de arrumação por baixo da tampa dianteira, o “frunk”. As coberturas adjacentes e as peças de acabamento são feitas em parte de plástico reciclado. Outro componente de plástico completamente novo na parte da frente é a área por baixo do para-brisas que rodeia a entrada de ar. Aqui, uma chapa metálica anteriormente utilizada foi substituída por componentes de plástico com uma grande proporção de material secundário.

Os processos de produção proporcionam uma visão para uma economia circular
Para produzir o aço necessário para a secção exterior do tejadilho de todas as variantes, a Audi reutiliza aço, parte da qual provém de veículos em fim de vida. A sua proporção na produção de aço atinge em média 15% (abordagem de balanço de massa com base nos valores de produção atualmente planeados).

A secção do tejadilho é um bom exemplo de como a Audi pretende utilizar mais materiais secundários pós-consumo nos seus produtos no futuro. Ao mesmo tempo, este processo oferece uma perspetiva para a economia circular na Audi. Desta forma, os quatro Anéis reduzem o downcycling, ou seja, a perda da qualidade dos materiais no processo de reciclagem, da melhor maneira possível. A visão da Audi é reutilizar o maior número possível de materiais, por exemplo, de veículos em fim de vida, para a produção de novos veículos. Manter a alta qualidade dos materiais durante o maior tempo possível é um objectivo-chave da estratégia da Audi.

A Audi também estabelece objetivos específicos de emissões de CO2 para os materiais e componentes identificados como hotspot pelos seus fornecedores. A redução das emissões de CO2 na cadeia de fornecimento tornar-se-á, portanto, um objetivo central dos futuros projetos de automóveis da Audi. Por exemplo, os fornecedores de células de bateria para os projetos de veículos baseados na nova PPE comprometeram-se a utilizar eletricidade ecológica na produção. Além disso, os fornecedores estão a utilizar alumínio com redução de CO2 para componentes de alumínio selecionados, por exemplo, na carroçaria.

Integração das etapas de produção

A família Q6 SUV e-tron é a primeira série de modelos de grande volume totalmente elétricos que a Audi está a produzir na sua sede em Ingolstadt. Em linha com a estratégia de produção 360factory, a empresa está a concentrar-se na integração das etapas de produção individuais na construção e montagem da carroçaria nas estruturas e processos existentes. Foram contratados 500 novos colaboradores para a unidade de produção de Ingolstadt.

Tecnologia de produção de vanguarda na montagem da nova bateria

Numa área de cerca de 30.000 metros quadrados, cerca de 300 funcionários montam até 1.000 baterias de alta tensão por dia, numa operação de três turnos com uma taxa de automatização de quase 90% – inicialmente para a série Q6 SUV e-tron. Ao mesmo tempo, os quatro anéis estão a adquirir uma experiência importante que a empresa pretende utilizar na produção dos seus próprios módulos de bateria no futuro.

Os funcionários já estão a beneficiar da experiência dos seus colegas da produção do Q8 e-tron em Bruxelas e dos conhecimentos do centro de tecnologia de baterias em Gaimersheim. “Não estamos apenas a aumentar a nossa gama vertical de fabrico, mas também a trazer competências e tecnologias adicionais para o local”, afirma Gerd Walker, Membro do Conselho de Administração para a Produção.

As novas instalações, num edifício especialmente preparado para a montagem de baterias no Centro de Logística e Transporte (GVZ) em Ingolstadt, são alimentadas exclusivamente por eletricidade de origem ecológica. A Audi está também a conseguir uma flexibilidade e eficiência ainda maiores na produção, sem ter de ocupar terrenos adicionais para novos edifícios.

Motores elétricos para a PPE a partir da maior fábrica de propulsores do mundo em Győr
Ingolstadt recebe os motores elétricos para a nova Premium Platform Electric da maior fábrica de propulsores do mundo, em Győr, na Hungria. A Audi fabrica motores elétricos para a PPE em três linhas de produção recentemente instaladas, que a empresa de transportes DB Cargo entrega a Ingolstadt de uma forma neutra em termos de carbono.

No fabrico da nova série Q6 SUV e-tron, a produção neutra em carbono é um marco importante. A Audi tem vindo a ter uma produção neutra em termos de emissões líquidas de carbono nas instalações de Győr desde 2020. “A produção sustentável nas fábricas existentes é o núcleo da nossa estratégia de fabrico 360factory e um passo integral no nosso caminho para a construção de uma rede de produção preparada para o futuro”, afirma Walker.

Reestruturação e sistema flexível na construção de carroçarias

Para produzir a série Q6 SUV e-tron de forma sustentável e eficiente, a Audi integrou as áreas de produção, como a oficina de carroçarias para a PPE, nas estruturas existentes. As carroçarias para os modelos PPE são produzidas numa área de cerca de 148.000 metros quadrados na fábrica de Ingolstadt. Turnos de 328 funcionários e 1.150 robôs produzem os componentes da carroçaria para a série Q6 SUV e-tron com um grau de automatização de 87%.

A fábrica altamente flexível também permite o aumento quase contínuo de modelos futuros. A fim de utilizar os recursos de forma sustentável e sinérgica, a Audi está a reutilizar 680 robôs, que já foram utilizados na produção de outros modelos Audi, na oficina de carroçarias para a produção e aplicação na PPE. A Audi também está a colocar em funcionamento uma frota de mais de 40 veículos autónomos (AGV) para a série de modelos Q6 SUV e-tron. Os AGV assumirão o fornecimento de materiais nas instalações e fornecerão automaticamente os sistemas na oficina de carroçarias com as peças necessárias.

Instalação de modelos PPE em sistemas existentes

A Audi utiliza sistematicamente estruturas e sistemas existentes na montagem. Os quatro anéis integraram sem problemas a série de modelos Audi Q6 SUV e-tron na linha de montagem existente para os modelos Audi A4 e A5. Os modelos com motor de combustão e os veículos elétricos de diferentes séries são assim produzidos numa linha de produção comum. A Audi integrou os modelos PPE nesta linha de montagem em oito etapas de conversão.

Maior grau de automatização nas instalações de pintura

A produção também ampliou as instalações de pintura para a nova série totalmente elétrica. Entre outras alterações, o secador após o passo do processo de revestimento por imersão catódica (CDC) foi alargado e foi introduzido um novo procedimento integrado para selar automaticamente os orifícios.

Após o CDC, os robots utilizam almofadas adesivas para selar cerca de 70 orifícios nas carroçarias, cada um dos quais é medido individualmente para esta etapa. Anteriormente, os funcionários tinham de efetuar manualmente esta parte do processo. A Audi atualizou o secador para satisfazer os requisitos de energia mais elevados para a cura das carroçarias após o CDC.

Esta modificação assegura que todas as partes da carroçaria atingem a temperatura alvo de 160°C necessária para a cura do CDC. A unidade de pintura de Ingolstadt também utiliza tecnologia de produção automatizada que ajuda a detetar, avaliar e processar irregularidades na superfície. Isto torna possível inspecionar objetivamente as superfícies acabadas, aumentando a fiabilidade do processo e tornando a monitorização da qualidade mais transparente.

No primeiro passo, os robots analisam as superfícies dos veículos utilizando um sistema de medição automatizado. Este processo é a base para o acabamento, que é também um processo automatizado. Cada robô de acabamento está equipado com uma ferramenta de retificação e polimento. No passo seguinte, os funcionários inspecionam as áreas processadas em ecrãs de grandes dimensões.

Conceito de sistema flexível para a estampagem a quente

Na secção de estampagem em Münchsmünster, muitos especialistas trabalharam intensamente para atualizar o processo de moldagem a quente para a PPE. Este processo é utilizado principalmente para produzir componentes relevantes para a segurança. Isto deve-se ao facto de as peças de chapa metálica para a estrutura da carroçaria dos veículos com base na PPE, tais como os pilares A e B, bem como as partes da longarina lateral, receberem uma estabilidade especial e segurança contra colisões através da moldagem a quente.

Depois de serem aquecidas a cerca de 950 graus Celsius num forno especial, as tiras de chapa metálica são moldadas num componente numa prensa de moldagem com uma ferramenta de moldagem associada. Ao arrefecer localmente o metal aquecido utilizando aberturas de ar, a Audi pode influenciar a resistência dos componentes conforme necessário para otimizar ainda mais o desempenho em caso de colisão, reduzindo simultaneamente o peso da carroçaria. A dureza do material torna necessário que os componentes sejam posteriormente cortados de acordo com os contornos necessários, utilizando lasers especiais.

Para além dos componentes para modelos baseados na PPE, os componentes para modelos baseados na plataforma de motores de combustão PPC (Premium Platform Combustion) também serão fabricados por estes sistemas de produção no futuro. Graças à flexibilidade recentemente alcançada, será possível produzir um total de 44 componentes diferentes em Münchsmünster. As mudanças de configuração nas células laser e nas prensas de moldagem são totalmente automáticas e ocorrem no mais curto espaço de tempo possível, o que significa que cerca de 20.000 peças individuais podem sair da fábrica por dia de trabalho.

Lançamento no mercado

Com o conceito e-tron, a Audi embarcou no caminho da mobilidade elétrica em 2018 e escreveu uma história de sucesso com cerca de 150.000 veículos entregues a clientes em todo o mundo. A família de modelos movidos a eletricidade cresceu nos últimos anos e meses: O Audi e-tron GT quattro, o RS e-tron GT, o Audi Q4 e-tron e o Audi Q8 e-tron expandiram significativamente o portefólio de produtos. O Audi Q6 SUV e-tron foi adicionado em 2024 como o primeiro modelo elétrico produzido em Ingolstadt. O Audi Q6 SUV e-tron quattro e o SQ6 SUV e-tron estão disponíveis para encomenda e serão lançados em Portugal em julho de 2024.