A eletrificação está a avançar ao ritmo que os consumidores exigem e, por enquanto, os carros 100% elétricos não são os preferidos na Europa.
Isso mesmo ficou claro pelos números de registos publicados esta quinta-feira pela associação patronal do setor (ACEA), que apontam que os registos de elétricos estão a diminuir, os híbridos plug-in estão estagnados e os híbridos autorecarregáveis estão a aumentar, o que o torna o tipo de automóvel que melhor satisfaz as necessidades de mobilidade dos condutores europeus.
No primeiro semestre de 2024, os registos de automóveis novos na UE aumentaram 4,5%, atingindo quase 5,7 milhões de unidades. No entanto, os volumes de registo permanecem relativamente baixos (-18%) em comparação com os níveis pré-pandemia. Todos os maiores mercados do bloco apresentaram desempenho positivo, mas modesto: Espanha (+5,9%), Alemanha (+5,4%), Itália (+5,4%) e França (+2,8%) registaram um crescimento.
Em junho de 2024, os registos de automóveis elétricos a bateria (BEV) diminuíram 1%, para 156.408 unidades, e a sua quota de mercado total caiu de 15,1% para 14,4%. Apesar do crescimento significativo na Bélgica (+50,4%) e na Itália (+117,4%), estes ganhos não conseguiram compensar quedas de dois dígitos nos outros principais mercados: Alemanha (-18,1%), Países Baixos (-15%) e França (-10,3%).
Como resultado, foram matriculados um total de 712.637 novos carros elétricos a bateria no primeiro semestre. Isto representa um aumento modesto de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado e representa 12,5% do mercado.
As matrículas de automóveis híbridos plug-in registaram uma queda acentuada de 19,9% no mês passado, com quedas significativas em três dos maiores mercados: Bélgica (-49,2%), França (-21,7%) e Alemanha (-3,4%). Em junho, os híbridos plug-in representavam 6,1% do mercado total de automóveis, acima dos 7,9% do ano passado, com 66.482 unidades vendidas.
Os veículos híbridos-elétricos foram a única categoria de propulsão a registar crescimento, de 26,4% em junho, para 321.959 unidades. Os quatro maiores mercados deste segmento registaram ganhos de dois dígitos: França (+34,9%), Itália (+27,2%), Espanha (+23%) e Alemanha (+16,5%). Este crescimento impulsionou a quota de mercado dos híbridos elétricos para 29,5%, acima dos 24,4% em junho de 2023.
Em junho, os automóveis elétricos a bateria representavam 14,4% do mercado automóvel da UE, acima dos 15,1% do ano anterior. Ao mesmo tempo, os veículos híbrido-elétricos aumentaram a sua quota de mercado, passando de 24,4% para 29,5%. A participação combinada dos veículos a gasolina e diesel caiu para 47,1%, ante 49,6%.
Diesel e gasolina mantêm-se
As vendas de automóveis a gasolina permaneceram relativamente estáveis, caindo apenas 0,7%. As quedas nos principais mercados, como França (-20,2%) e Espanha (-7,5%) foram compensadas pelo crescimento na Alemanha (+12,1%) e Itália (+6,9%). Como resultado, os automóveis a gasolina representam agora 34,4% do mercado, acima dos 36,2% em junho do ano passado.
O mercado automóvel a gasóleo viveu uma situação semelhante, com um ligeiro decréscimo de 0,9%, o que se traduziu numa quota de mercado de 12,7% no passado mês de junho. Embora a Alemanha tenha registado um aumento de 12,4%, registaram-se descidas noutros grandes mercados, como Itália (-18,3%), França (-8,3%) e Espanha (-2,1%).
BREAKING
European #car sales figures for the first six months of 2024 are fresh off the press, increasing by 4.3%!
Petrol car sales remained relatively stable, decreasing by just 0.7%.
#Battery-electric registrations rose by 1.3% compared to the same… pic.twitter.com/FRKkHt56mn
— ACEA (@ACEA_auto) July 18, 2024
Cortes na produção e fecho de fábricas: menor procura de carros elétricos faz mossa na Europa