Numa altura em que começam as primeiras viagens de Verão, a ‘Euromaster’, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, deixa o aviso: é importante efetuar corretamente a revisão do seu veículo, incluindo a mudança de óleo, pois esta consiste numa das tarefas essenciais na manutenção.
A mudança de óleo e filtro demora menos de uma hora e tem um custo de, aproximadamente, 100 euros.
“Sangue vital” do veículo, o óleo percorre grande parte da estrutura interna do motor e tem várias propriedades, entre as quais a de reduzir o desgaste provocado pela fricção dos diferentes elementos que estão em contacto. Por este motivo, se estiver em mau estado e não tiver sido objeto de uma manutenção adequada, pode provocar uma falha grave do motor (com um custo que poderá oscilar entre os mil e os 8 mil euros).
A ‘Euromaster’ recorda ainda que o filtro de óleo deve ser substituído aquando de cada mudança de óleo. O facto de o óleo renovado circular nas “veias” do veículo em condições ótimas – a função do filtro é impedir que as impurezas e as partículas cheguem ao “sangue” do veículo – é uma garantia de bom desempenho do motor, o que também contribui para reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes.
Mas será que qualquer pessoa pode mudar o óleo do veículo? Na realidade, é imprescindível dirigir-se a uma oficina profissional onde existam pessoas qualificadas com as ferramentas necessárias e equipamentos homologados, sobretudo porque se trata de uma operação que exige, atualmente, o diagnóstico eletrónico do veículo para grande parte dos veículos. O conhecimento do óleo indicado é fulcral de acordo especificações do modelo e do tipo de motor. Em suma, tarefas ou conhecimentos que estão para além do alcance do condutor comum.
Por outro lado, outra das principais razões pelas quais as mudanças de óleo devem ser efetuadas numa oficina é o facto de qualquer utilizador não estar autorizado a gerir os resíduos (o óleo e o filtro que são substituídos). A gestão correta dos resíduos numa oficina é essencial para evitar a poluição do solo e da água, bem como para evitar possíveis sanções por incumprimento das normas ambientais.
Por último, a ‘Euromaster’ recorda que a mudança do óleo e do filtro deve ser feita de acordo com as indicações de cada fabricante (em função do número de quilómetros) e, no caso de não ter percorrido essa quilometragem, pelo menos uma vez por ano.