Vai comprar um carro em segunda mão? Mecânico deixa conselhos de como saber se já esteve num acidente

De acordo com a base de dados Carfax, fornecedora de histórico automóvel em Espanha e na Europa, a idade média dos veículos usados ​​vendidos em 2023 é de 11,6 anos

Vai comprar um carro em segunda mão? Mecânico deixa conselhos de como saber se já esteve num acidente

Em 2023, segundo dados da associação comercial espanhola GANVAM, foram vendidos dois milhões de carros usados – uma compra que, segundo o jornal espanhol ‘El País’, envolve certos riscos, em particular o não saber se o carro sofreu algum acidente. No entanto, há formas de contornar esse risco. Tem a palavra um mecânico, que revela o que deve procurar saber.

De acordo com a base de dados Carfax, fornecedora de histórico automóvel em Espanha e na Europa, a idade média dos veículos usados ​​vendidos em 2023 é de 11,6 anos. Na faixa de até 15 anos, aumenta o número de riscos detetados, como, por exemplo, ter sofrido danos ou acidentes anteriormente.

No vídeo (que pode consultar aqui), gravado por um mecânico da ‘Needcarhelp’, o carro em questão é um Audi RS 3, é explicado que o veículo em questão sofreu um acidente e o vendedor omitiu esse ‘pormenor’: então, para onde olhar? Com detalhe, para o capô do carro.

A razão? “A parte dianteira dos carros é a mais importante, a mais cara e onde podemos obter mais informações”, refere o mecânico, explicando que quando um veículo sofre “qualquer tipo de acidente” a primeira coisa que se faz é “desmontar as partes externas”.

Ou o que dá no mesmo: a ‘chapa’, o capô e as portas. São elementos imóveis, portanto se forem observados indícios de que foram manipulados “é um aviso para se investigar mais a fundo”. Onde? Nos parafusos, na espessura da tinta da peças e na data que surge gravada e revela o fabrico das peças.

Útil também para a investigação é um medidor de espessura da tinta na carroceria: quando o valor é alto, é indicativo que pode ter ocorrido algum incidente. Acontece também quando deteta massa: neste caso, pode nem dar marca. Claro que há exemplos de que a espessura se possa dever a uma repintura por motivos estéticos ou devido a um simples arranhão: o medidor de espessura, por si só, não descarta a existência de um acidente.