Há um novo líder na preferência dos portugueses no que diz respeito aos automóveis ligeiros, segundo indicou esta segunda-feira o ‘Jornal de Negócios’: depois de anos de domínio do Renault Clio (oito anos) e do Peugeot 2008 (três anos), o primeiro semestre de 2024 deixa antever mudanças.
De acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o Dacia Sandero foi o modelo mais vendido nos primeiros seis meses deste ano, com 4.619 unidades, um aumento de 53,4% face aos 3.011 veículos matriculados no primeiro semestre de 2023, o que o colocou no quinto posto entre os carros mais populares.
As mudanças não chegam apenas à liderança do ranking: o Model 3 da Tesla, que há um ano estava no 23º posto, com 1.385 veículos, subiu 183,8%, para 3.931 unidades, passando diretamente para o segundo posto. Já o anterior líder, o Peugeot 2008, viu as vendas recuarem 17,3% para 3.830 veículos e caiu para o terceiro posto, superando o rival Renault Clio por apenas 17 unidades.
Quem também deu um grande pulo foi o Citroën C3, que aumentou as vendas em 147%, para 3.458 unidades – saltou 17 lugares até ao 5º posto. Em sentido aposto estão o Peugeot 208, que na primeira metade de 2023 era vice-líder e que reduziu o número de veículos matriculados em 11,8%, para 3.126, e o Renault Captur, que há um ano era o quarto modelo preferido, com 2.786 unidades, e que caiu 11%.
Os maus resultados da Peugeot são atenuados pelo 308, que registou um aumento de 32,7% nas vendas – saltou do 10 para o 8º posto. Já o Nissan Juke, que subiu as entregas em 162,3%, para 2.285 unidades, surge logo a seguir, no 9º posto, quando há um ano estava no 38º. A fechar o top 10 encontra-se o Dacia Jogger, que ganha três lugares.
Está confirmado: carros pequenos estão mesmo (muito…) mais caros
Tendência confirma-se: vendas de carros elétricos na Europa estão em queda