Faz hoje 121 anos que foi vendido o primeiro carro pela Ford Motor Company: o original Ford Model A foi o primeiro carro produzido pela marca americana, em 1903, e foi vendido a Ernst Pfennin, médico dentista de Chicago, que tinha feito o pedido do automóvel de 850 dólares (cerca de 780 euros) uma semana antes – o carro foi fabricado em Detroit, na fábrica de empresa em Mack Street.
O carro dispunha de um motor de dois cilindros e oito cavalos de potência e podia deslocar-se a velocidades próximas dos 50 quilómetros por hora – tinha duas marchas à frente e uma marcha-atrás. Pfenning encomendou o seu carro com um ‘tonneau’, que hoje é conhecido como banco traseiro – era um descapotável, uma vez que a capota não era padrão, e estava pintado de vermelho. Na realidade, todos os Model A originais eram vermelhos – os Ford que ficaram disponíveis “na cor que quiser, desde que seja preto”, vieram mais tarde.
Dois meses depois do pedido de Pfennig, a Ford Motor Company já tinha vendido 215 carros. No primeiro ano, venderam quase mil.
O próximo modelo a ser produzido foi o Model C, lançado no ano seguinte, e depois o Model T, lançado em 1908 e vendido até 1927. Henry Ford usou todas as letras do alfabeto de A a T, mas nem todas foram fabricadas e vendidas; a maioria eram apenas protótipos. Depois do Model T, este surgiu com um design tão diferente e novo que não quis apenas passar para a letra U; queria recomeçar do início do alfabeto. E assim um segundo e mais conhecido automóvel Ford, conhecido como Model A, foi vendido de 1927 a 1931.
A Ford tinha 28 mil dólares em fundos de investimento, mas quando foi vendido o primeiro Model A, a marca americana tinha apenas 224 dólares no banco: foram vendidos menos de 2 mil Model A durante os dois anos em que foi fabricado o carro, embora o suficiente para tornar a Ford Motor Company lucrativa.
Em 1908, cinco anos depois de vender o primeiro Model A, a Ford lançou o Modelo T e a empresa realmente descolou. O Model T foi o primeiro carro produzido em linhas de montagem e a Ford comercializou-o para a classe média.