Durante o verão, é claro, aumenta-se o uso do ar condicionado – não importa se no carro se em casa, mas é muito difícil viver sem este sistema de refrigeração, cujas vantagens são claras. No entanto, há também desvantagens que importa tomar atenção.
O interior do carro tende a atingir temperaturas excessivas no verão, principalmente se estiver estacionado ao sol. No entanto, por que pode ficar mais quente dentro do carro do que fora?
Não é incomum entrar no veículo e, enquanto faz 35 graus lá fora, o termómetro da cabina chega a marcar 50 graus – o físico italiano Vincenzo Schettini publicou um vídeo na rede social ‘Instagram’ no qual explica o motivo de forma simples: o incrível é que quase toda a gente já estudou o efeito dessa concentração de calor na escola.
Os raios solares, pelas janelas, entram na cabina e aquecem-na. Todas as superfícies refletem esses raios, que não podem escapar do interior devido às janelas do veículo. Portanto, é o efeito estufa, o mesmo que está a provocar as mudanças climáticas, que torna a temperatura dentro do carro infernal.
O truque japonês, mas melhorado
Schettini, nas suas explicações, aponta como diminuir os graus da cabina. Não adianta ligar o ar condicionado, primeiro é preciso ‘expulsar’ o calor do carro. A melhor forma de fazer isso é abrir a janela do passageiro, com a porta fechada, e ‘ventilar’ o carro com a porta do motorista.
Ou seja, é preciso aplicar o típico truque japonês para arrefecer o carro, mas evitando abrir e fechar constantemente a porta. Basta movê-la e, assim, o motorista evitará que o mecanismo da porta se deteriore ou se solte, ao mesmo tempo que poderá baixar a temperatura.