O lucro da Tesla no segundo trimestre caiu 45% em relação ao mesmo período do ano passado, devido à queda das vendas dos seus carros elétricos, apesar dos cortes de preços e financiamento a baixo custo.
A empresa baseada em Austin, no Estado do Texas, informou hoje que lucrou 1,48 mil milhões de dólares, entre abril e junho, abaixo dos 2,7 mil milhões de dólares registados no período homólogo de 2023.
Este foi o segundo declínio trimestral dos lucros da Tesla.
Já a faturação aumentou dois por cento homólogos, para 25,5 mil milhões de dólares, acima dos 24,54 mil milhões de dólares estimados pelos investidores, segundo a FactSet.
No início deste mês, a Tesla informou que tinha vendido 443.956 veículos no trimestre, menos 4,8% homólogos.
No primeiro semestre, a empresa vendeu 831.000 veículos no mundo. A previsão do seu presidente, Elon Musk, é vender 1,8 milhões no conjunto do ano.
A empresa informou ainda que registou custos trimestrais de 622 milhões de dólares no item ‘reestruturação e outros’, associados à redução do número de trabalhadores em dez por cento.
No comunicado de divulgação de resultados, a empresa antecipou uma nova vaga de crescimento do negócio, baseada em avanço nos veículos autónomos e novos modelos.
Não obstante, preveniu que o crescimento das vendas “pode ser notavelmente inferior à taxa de crescimento conseguida em 2023”.