“Aprenda com quem sabe”: campanha rodoviária da Ascendi coloca crianças a apelar ao comportamento responsável dos adultos

Campanha, que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), procura atuar diretamente nos condutores que utilizam as vias da Ascendi, destacando os comportamentos arriscados de alguns adultos ao volante

“Aprenda com quem sabe”: campanha rodoviária da Ascendi coloca crianças a apelar ao comportamento responsável dos adultos

A Ascendi lança esta quarta-feira a campanha de prevenção de Segurança Rodoviária – “Aprenda com quem sabe” – que tem como objetivo incentivar a utilização do cinto de segurança nos bancos traseiros, combater a distração ao volante causada pelo uso de telemóvel e controlar a velocidade durante a condução.

A campanha, que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), procura atuar diretamente nos condutores que utilizam as vias da Ascendi, destacando os comportamentos arriscados de alguns adultos ao volante. O conceito centra-se num desafio algo provocador: se crianças, que ainda não conduzem, conseguem compreender os perigos da estrada, por que não conseguem os condutores experientes?

Através de materiais visuais e digitais, recorre aos mais jovens e às crianças, representados com expressões de espanto, preocupação, e até de algum temor, com as ações irresponsáveis de alguns condutores, desafiando-os a adotarem as práticas que até uma criança sabe serem as corretas.

“Com a campanha “Aprenda com quem sabe’, desafiamos todos os condutores a refletirem sobre as suas ações, através dos olhos de uma criança. É uma forma poderosa de lembrar que a segurança começa com escolhas simples, mas conscientes”, afirma João Neves, responsável de Segurança Rodoviária da Ascendi.

A utilização do telemóvel ao volante aumenta em quatro vezes a probabilidade de ocorrência de um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l. O risco de morte de um passageiro no banco traseiro reduz entre 55% e 75% com o uso do cinto de segurança e, em 2023, 1 em cada 4 utilizadores da rede Ascendi circulou em excesso de velocidade.

A campanha “Aprenda com quem sabe” será divulgada através de outdoors localizados ao longo das vias e áreas de serviço das autoestradas da rede Ascendi, bem como nas redes sociais.

“Conduza como uma mulher”: campanha contra acidentes rodoviários abre polémica em França

‘2 Rodas: Agarre-se à Vida’: Dezasseis mortos e 593 feridos em 1.761 acidentes rodoviários na última semana

Detetadas 273 infrações por radar de velocidade num mês na Ponte Vasco da Gama