A Volkswagen Veículos Comerciais abre a porta ao interior do seu novo Transporter. Cada detalhe é novo e, no entanto, ainda parece familiar. Há uma boa razão para isso: “A Transporter da Volkswagen Veículos Comerciais tornou-se um ícone porque a forma e a função estão em perfeita harmonia desde o início. Levamos essa harmonia a novos patamares com o novo Transporter e desenhámos um interior que nos leva a novos tempos”, afirma Albert Kirzinger, designer chefe na Volkswagen Veículos Comerciais. “O interior de elevada qualidade da nossa nova geração Transporter combina consistentemente funcionalidades bem pensadas, materiais duráveis e elementos de design elegantes.”
Projetada para a máxima eficiência
Os técnicos da marca focaram-se em maximizar a facilidade de utilização do interior. “O nosso novo Transporter tem um cockpit visualmente harmonioso. O que vale a pena notar aqui é que intencionalmente complementámos ou combinámos a vasta gama de funções digitais com controlos físicos, na forma de teclas de fácil utilização”, refere o designer chefe. “O novo Transporter é uma ferramenta, um veículo para profissionais que precisam que tudo seja simples de usar para que possam trabalhar de forma eficiente, o que só pode ser alcançado se a forma e a função estiverem em perfeita harmonia, como mencionei antes. É o que criámos com o novo Transporter. Assim, os condutores da T6.1 que mudarem para a nova geração irão precisar de apenas alguns minutos para se familiarizarem com a funcionalidade do seu novo veículo. Mas não é tudo: a nova geração é ainda mais fácil de operar, que é exatamente o que pretendíamos.”
Tudo no lugar certo
O novo Transporter “acorda” através do botão de arranque do sistema Keyless Start, situado entre o painel de instrumentos digital de 12 polegadas e o display de infotainment de 13 polegadas. Localizada logo abaixo está a alavanca de comando da transmissão automática opcional. A alteração da localização do seletor da caixa de velocidades criou mais espaço para as pernas. Como antes, o seletor para a caixa de velocidades manual está localizado na consola central.
O volante multifunções, de série, está equipado com botões dispostos de forma clarividente. O volume do sistema de infotainment pode ser ajustado a partir do volante ou através de um botão rotativo clássico. A alavanca do travão de mão foi descontinuada e substituída por um interruptor para o travão de estacionamento localizado no centro do painel de instrumentos, libertando mais espaço na zona dos pés. Fácil de alcançar: existem grandes suportes para copos na parte frontal da consola central (dependendo do equipamento). Existem suportes para copos adicionais e compartimentos de arrumação práticos para itens de todos os géneros na zona superior do painel de instrumentos.
“Realmente utilizámos todos os cantos e recantos para maximizar a funcionalidade. O resultado é um local de trabalho de ergonomia perfeita com um visual limpo e elegante. O painel alto e a posição naturalmente elevada do assento criam a típica sensação de se estar a bordo de uma carrinha Volkswagen”, aponta Albert Kirzinger.
Energia para todos os dispositivos
Dependendo da distância entre eixos e da versão do teto, o novo Transporter oferece um compartimento de carga entre 5,8 e 9,0 m³ e espaço para até três euro-paletes. Além disso, este veículo comercial de última geração possui uma oferta de pontos de carregamento para garantir que todos os profissionais, prestadores de serviços, correios e serviços de emergência tenham a energia necessária para operar os seus equipamentos.
Essas interfaces elétricas incluem não apenas tomadas USB-A, USB-C e 12V, mas também opções de carregamento para dispositivos de 230V, se desejado. Nas versões com motores Diesel, a tomada de 230V (400 W) está sempre localizada na estrutura do assento do condutor.
Os Transporter com motores elétricos e híbridos plug-in podem ser equipados com duas tomadas adicionais na área dos pilares D; neste caso, todos os três pontos de conexão de 230V fornecem uma potência total de 2.300 W. Isso significa que há uma fonte de energia adequada a bordo da nova carrinha para quase todos os dispositivos elétricos, desde laptops a pequenas serras circulares.