No mundo dos carros de luxo, os híbridos são o novo sexy

Hoje em dia, os motores híbridos que antes eram considerados apenas uma ponte para um Nirvana exclusivamente elétrico estão a revelar-se mais atraentes do que o esperado

No mundo dos carros de luxo, os híbridos são o novo sexy

Os híbridos deveriam ser uma etapa no caminho para os carros elétricos.

A Honda e a Toyota começaram a promovê-los no final da década de 1990, utilizando os seus motores parte elétricos e parte combustão interna para cumprir as exigências de emissões e reduzir as classificações de CO2 nas suas frotas globais: as duas marcas automóveis apostaram que os híbridos seriam mais fáceis de vender para os consumidores do que os carros elétricos – no fundo, todos acabariam por fazer a transição e deixar a gasolina para trás para sempre.

Até marcas de luxo aderiram: a Lexus apresentou o RX400h em 2004. Em 2013, surgiram híbridos de alta potência, como o BMW i8, Ferrari LaFerrari, McLaren P1 e Porsche 918.

No entanto, destacou a publicação ‘Bloomberg’, o salto para o mundo da condução puramente elétrica não ocorreu. As preocupações com altos preços e infraestrutura de carregamento limitada desaceleraram as vendas de EV – a baixa procura já provocou fecho de fábricas para a Volkswagen, baixas taxas de pedidos na Mercedes-Benz e trazendo lucros tão escassos que as ações da Porsche caíram mais de um terço no ano passado.

Hoje em dia, os motores híbridos que antes eram considerados apenas uma ponte para um Nirvana exclusivamente elétrico estão a revelar-se mais atraentes do que o esperado. “Todas as grandes marcas já mudaram os seus planos para se tornarem totalmente elétricas”, indicou Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini: a marca italiana apresentou o seu híbrido Revuelto em 2023 e estão na calha mais dois híbridos, incluindo a versão plug-in do SUV Urus, que vão fazer a estreia em agosto. “Ninguém está a julgar e a duvidar da hibridização.”

A Mercedes vai fabricar híbridos como o seu Mercedes-AMG S63 E Performance “até a década de 2030”, indicou o CEO Ola Källenius à ‘Bloomberg’ em maio último, uma reversão significativa do plano anterior de apenas vender EV até lá. A BMW oferece cinco híbridos plug-in, com mais dois na família M5 a caminho. Os híbridos continuarão a desempenhar um papel “significativo” na BMW, confirmou um porta-voz. A Porsche entregará o seu primeiro 911 híbrido, o Porsche 911 Carrera GTS 2025 ainda este ano.

É o “próximo passo na nossa estratégia de eletrificação, ao mesmo tempo em que oferecemos aos nossos clientes a opção de continuar com um motor de combustão interna, se quiserem”, salientou Timo Resch, presidente e CEO da Porsche Cars North America.

As vendas de híbridos em todas as marcas em todo o país aumentaram 152% em 2024, com as vendas de híbridos plug-in sozinhas a crescerem 59%, de acordo com dados fornecidos pela ‘Cox Automotive’. Os híbridos de luxo em particular mostram forte crescimento: em maio, representavam 7,5% de todas as vendas de veículos de luxo, um aumento de 2,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a ‘JD Power’ – um aumento de 20.500 unidades, mais 39%.

O caminho a seguir no luxo

O próprio Ferdinand Porsche construiu o primeiro híbrido do mundo em 1899, fazendo mais de 300 até que Henry Ford apresentou o seu Model T a gasolina como uma opção mais acessível e mais potente. Os motores de combustão logo dominaram o mercado, mas os híbridos ressurgiram lentamente, como o experimental EV1 da General Motors na década de 1990, o Prius da Toyota que se estreou no Japão em 1997, e o Honda Insight, que em 1999 se tornou o primeiro híbrido produzido em massa lançado nos EUA.

Demorou mais cinco anos após o Insight para que o primeiro híbrido de luxo se estreasse, o Lexus RX400h. O SUV plug-in conquistou fãs pela sua eficiência de combustível e uma autonomia de direção somente elétrica de quase 65 km – começou a partir dos 50 mil dólares, mais do que o RX não híbrido (37 mil dólares), mas encontrou um nicho de mercado entre compradores mais ricos.

Os primeiros supercarros híbridos que surgiram por volta de 2013 ajudaram a legitimar a tecnologia dentro do segmento: provaram que os motores movidos a eletricidade poderiam ser rápidos e potentes o suficiente para compensar o seu inevitável ganho de peso, referiu Anthony Salerno, vice-presidente da ‘JD Power’. “Esses veículos demonstraram que o ecologicamente correto pode coexistir com luxo e alto desempenho, mantendo a experiência de direção visceral que muitas vezes é perdida em veículos totalmente elétricos”, apontou, comparando os méritos da eletricidade ao cozimento de carne bovina. “Colocar hambúrgueres no micro-ondas é rápido, mas grelhar realça o sabor.”

A ascensão dos híbridos neste enclave de elite tem sido especialmente pronunciada — e polarizadora. Várias marcas proeminentes de alto calibre e baixo volume, como Rolls-Royce e Pininfarina, pularam completamente a tecnologia híbrida. “Não faremos híbridos ou algo assim”, declarou o então CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Otvös, em 2018. “A nossa proposta é totalmente elétrica.” Na Lamborghni, o ex-guru da engenharia da marca italiana, Maurizio Reggiani, destacou que um motor híbrido nunca foi uma opção para o seu futuro Lamborghini Diablo V-12, porque diminuiria a emoção de conduzir um carro de 1,35 milhões de euros. “Híbrido é uma solução para suprir a necessidade de emissões”, explicou. “Mas se se quiser divertir, precisa ser mais leve.”

Outros fizeram exatamente o oposto. A Bentley estreou o seu primeiro desportivo híbrido Continental GT no passado dia 11 no Goodwood Festival of Speed ​​e anunciou, a 18 de junho, que hibridizará o Flying Spur, tornando-o o carro de quatro portas mais potente e eficiente nos 105 anos de história da Bentley. A Bugatti mostrará o seu primeiro híbrido, o Tourbillon de 1.800 cavalos de potência, a 16 de agosto durante a Monterey Car Week.

A Ferrari estreou o seu híbrido plug-in Ferrari SF90 Stradale em 2019, depois os híbridos 296 GTB e 296 GTS em 2021 e 2022, respetivamente – fazem parte do enorme investimento da empresa na tecnologia. Dizer que o programa híbrido da Ferrari está a ir bem seria um eufemismo: no ano passado, a empresa relatou que mais de 40%, e em alguns trimestres mais de 50%, dos veículos que vendeu eram híbridos. A 26 de junho, anunciou que oferecerá um serviço de garantia estendida para a sua próxima geração de supercarros híbridos e elétricos.

Enquanto isso, os pedidos da Lamborghini estão cheios até 2027 para o Revuelto, o seu terceiro híbrido, depois do Sian de 2020 e do Countach LPI 800-4 de 2022.