Poucas coisas na vida são mais irritantes do que ter de pagar pelos danos no seu carro, sobretudo quando a responsabilidade é do próprio devido a um embate a baixa velocidade com um objeto estático. De acordo com dados dos britânicos da ‘AA Accident Assist’, há “dezenas de milhares” dos seus membros com cobertura para avarias a ligar para o serviço de suporte, nos últimos três anos e meio, devido a uma colisão ‘autoinfligida’.
E embora possa pensar que as rodas a bater nas bermas são o erro de julgamento mais comum cometido pelos condutores, há no entanto outro tipo de objeto no qual os motoristas acidentalmente ‘tropeçam’ com mais frequência, indica o site britânico ‘This is Money’.
Segundo a associação, com dados que remontam a 2021, o objeto ‘preferido’ para as colisões com um único carro são… as paredes, que representam 10% de todos os casos relatados.
Entre as principais causas seguem-se as bermas, os lancis e árvores estão entre as principais ‘vítimas’.
Não é novidade que muitos objetos comuns atingidos em acidentes com um único carro são muitas vezes propriedade do motorista, incluindo portas de garagem, portões e cercas.
Já na estrada, são frequentes as colisões com postes de iluminação, placas e carrinhos de compras. Um em cada 50 condutores acabou também por bater num buraco tão profundo que causou danos significativos nos seus carros.
Por mais que os envolvidos sintam o constrangimento de esbarrar em objetos imóveis, o nível de danos causados por esses acidentes varia de arcos de roda desgastados a pára-choques e pára-brisas quebrados.
“Ocasionalmente, os motoristas fazem coisas que consideram ‘tolas’, e um acidente de carro a baixa velocidade está no topo da lista”, explica Tim Rankin, diretor administrativo da ‘AA Accident Assist’. “Esquecer-se de puxar o travão de mão, julgar mal a entrada na garagem ou até cortar a berma pode ser inicialmente embaraçoso. No entanto, esse constrangimento logo se transforma num aborrecimento quando dão conta de um arranhão na posta ou riscos no pára-choques. O que pode parecer uma batida inócua pode logo transformar-se num pesadelo para resolver.”
E como fica ordenado este ‘ranking’?
1. Parede – 10%
2. Berma – 7%
3. Lancis – 7%
4. Árvores – 5%
5. Barreiras – 4%
6. Poste de luz – 2%
7. Portão – 2%
8. Cerca – 2%
9. Buraco – 2%
10. Garagem/portão de garagem – 2%