Sabia que há um top 10 dos objetos imóveis onde os condutores mais batem sozinhos?

Embora possa pensar que as rodas a bater nas bermas são o erro de julgamento mais comum cometido pelos condutores, há no entanto outro tipo de objeto no qual os motoristas acidentalmente 'tropeçam' com mais frequência, indica o site britânico 'This is Money'

Sabia que há um top 10 dos objetos imóveis onde os condutores mais batem sozinhos?

Poucas coisas na vida são mais irritantes do que ter de pagar pelos danos no seu carro, sobretudo quando a responsabilidade é do próprio devido a um embate a baixa velocidade com um objeto estático. De acordo com dados dos britânicos da ‘AA Accident Assist’, há “dezenas de milhares” dos seus membros com cobertura para avarias a ligar para o serviço de suporte, nos últimos três anos e meio, devido a uma colisão ‘autoinfligida’.

E embora possa pensar que as rodas a bater nas bermas são o erro de julgamento mais comum cometido pelos condutores, há no entanto outro tipo de objeto no qual os motoristas acidentalmente ‘tropeçam’ com mais frequência, indica o site britânico ‘This is Money’.

Segundo a associação, com dados que remontam a 2021, o objeto ‘preferido’ para as colisões com um único carro são… as paredes, que representam 10% de todos os casos relatados.

Entre as principais causas seguem-se as bermas, os lancis e árvores estão entre as principais ‘vítimas’.

Não é novidade que muitos objetos comuns atingidos em acidentes com um único carro são muitas vezes propriedade do motorista, incluindo portas de garagem, portões e cercas.

Já na estrada, são frequentes as colisões com postes de iluminação, placas e carrinhos de compras. Um em cada 50 condutores acabou também por bater num buraco tão profundo que causou danos significativos nos seus carros.

Por mais que os envolvidos sintam o constrangimento de esbarrar em objetos imóveis, o nível de danos causados ​​por esses acidentes varia de arcos de roda desgastados a pára-choques e pára-brisas quebrados.

“Ocasionalmente, os motoristas fazem coisas que consideram ‘tolas’, e um acidente de carro a baixa velocidade está no topo da lista”, explica Tim Rankin, diretor administrativo da ‘AA Accident Assist’. “Esquecer-se de puxar o travão de mão, julgar mal a entrada na garagem ou até cortar a berma pode ser inicialmente embaraçoso. No entanto, esse constrangimento logo se transforma num aborrecimento quando dão conta de um arranhão na posta ou riscos no pára-choques. O que pode parecer uma batida inócua pode logo transformar-se num pesadelo para resolver.”

E como fica ordenado este ‘ranking’?

1. Parede – 10%

2. Berma – 7%

3. Lancis – 7%

4. Árvores – 5%

5. Barreiras – 4%

6. Poste de luz – 2%

7. Portão – 2%

8. Cerca – 2%

9. Buraco – 2%

10. Garagem/portão de garagem – 2%