Audi Q4 Sportback 45 e-tron vence Eco Best Challenge 2024 na categoria autonomia

Segundo os testes realizados pelo Auto Best e devidamente certificados pela organização independente Bureau Veritas, o Q4 Sportback 45 e-tron apresenta uma autonomia média real de 471 km, o que representa uma fidelidade de 98,1% face ao valor anunciado de 476 km. O segundo classificado atingiu apenas 87,99%

Audi Q4 Sportback 45 e-tron vence Eco Best Challenge 2024 na categoria autonomia

O Audi Q4 Sportback 45 e-tron foi o modelo cuja autonomia em condições reais de utilização mais se aproximou do valor homologado e anunciado em ciclo WLTP. Dados que resultam da edição 2024 do Eco Best Challenge, conjunto de testes realizados pelo Auto Best, organização europeia independente e júri especializado do setor automóvel.

Tendo por objetivo informar e aconselhar os utilizadores europeus de automóveis sobre a real eficiência e utilização dos mais recentes veículos 100% elétricos, o AUTOBEST reuniu 13 automóveis novos de 13 fabricantes diferentes, os quais foram avaliados em condições reais de utilização de tráfego e estradas do quotidiano, ao longo de sete testes cujos resultados são do maior interesse para os utilizadores de veículos elétricos.

Foi neste cenário de condução real que o novo Audi Q4 Sportback 45 e-tron se destacou de forma evidente relativamente aos restantes veículos. Segundo os testes realizados pelo Auto Best e devidamente certificados pela organização independente Bureau Veritas, o Q4 Sportback 45 e-tron apresenta uma autonomia média real de 471 km, o que representa uma fidelidade de 98,1% face ao valor anunciado de 476 km. O segundo classificado atingiu apenas 87,99%.

O Eco Best Challenge é, também, a única prova que afere qual o comportamento do veículo após o indicador no painel de instrumentos apresentar autonomia de ‘0 km’. Neste cenário, o Q4 Sportback 45 e-tron ainda apresentou uma reserva energética que permitiu percorrer 9 km, distância mais do que suficiente para chegar até ao posto de carregamento mais próximo.

Com o eficiente carregador de bordo, aceitando uma capacidade máxima de 135 kW, se ligado a um carregador de 350 kW, o SUV 100% elétrico da Audi destacou-se, ainda, por ficar no “Top 3” dos modelos mais rápidos a recuperar energia suficiente para percorrer 100 km, tendo necessitado de uma paragem de apenas 9 minutos.

Para Nuno Mendonça, diretor-geral da Audi Portugal, “os resultados deste teste estão em linha com o que tem sido o atual rumo da Audi, capaz de proporcionar experiências premium a bordo de veículos elétricos, com o Q4 Sportback 45 e-tron a somar enorme versatilidade de utilização, permitindo ao condutor confiar na autonomia anunciada pela marca”.

Desde 2001 que o Auto Best elege anualmente “O melhor automóvel para comprar na Europa”, tendo por missão oferecer aos clientes europeus uma opção sólida, não só no que diz respeito ao melhor veículo para comprar, mas também abrangendo outros domínios, como o ecológico, o infotainment, a técnica e a segurança, ou seja, classificar os automóveis de passageiros mais adequados de acordo com as necessidades do consumidor europeu médio. Atualmente, o Auto Best conta com júris de 31 países europeus, estando Portugal representado por José Caetano, diretor da publicação especializada “e-auto”.