O seu carro pode em breve denunciá-lo por excesso de velocidade? Ford patenteia sistema de câmaras para informar a polícia

A entrada do pedido de registo de patente foi revelado pelo site especializado 'Motor Authority', logo depois de ter sido publicada pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO), no passado dia 18

O seu carro pode em breve denunciá-lo por excesso de velocidade? Ford patenteia sistema de câmaras para informar a polícia

Do Ford Mustang ao Ford Focus, a marca americana tem alguns dos carros mais populares do mundo: no entanto, para quem tem um Ford, convém tomar atenção: o seu carro pode denunciá-lo em breve.

Pelo menos é isso que diz uma patente recém-descoberta, que sugere que a Ford está a trabalhar numa fórmula que permita ao seu carro denunciá-lo por excesso de velocidade.

“A polícia de trânsito normalmente enfrenta vários tipos de desafios ao lidar com violações de velocidade. Entre esses desafios está a necessidade de identificar de forma rápida e precisa um veículo em alta velocidade e tomar medidas de resposta”, refere a descrição da patente. “É desejável fornecer sistemas e métodos que auxiliem a polícia de trânsito e/ou outros agentes da lei a executar tais tarefas.”

A entrada do pedido de registo de patente foi revelado pelo site especializado ‘Motor Authority’, logo depois de ter sido publicada pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO), no passado dia 18. Nele está detalhado um sistema no qual os carros podem ser equipados com sistemas de câmaras que lhes permitem monitorizar a velocidade na estrada.

Dessa forma, se o seu carro detetasse um carro próximo em excesso de velocidade, ele poderia fotografar o veículo e enviar a foto diretamente para a polícia. “A imagem pode ser avaliada para determinar pelo menos uma característica de identificação do segundo veículo”, explica Ford na patente, salientando que “pode ser gerado um registo”, que pode incluir a medição de velocidade, a imagem e o primeiro recurso de identificação.

“Em alguns casos, o registo pode ser transmitido para outro veículo policial para perseguir o segundo veículo e/ou uma unidade de Internet das Coisas (IoT) na estrada para rastrear o segundo veículo”, apontou – no entanto, ainda não são claro mais detalhes sobre como pode funcionar o sistema, bem como onde ou quando pode ser implementado.

A notícia colecionou críticas nas redes sociais, o que obrigou a uma reação da Ford. “A patente declara explicitamente que essa ideia é específica para aplicação em veículos policiais, como o ‘Ford Police Interceptor’, e é um sistema que automatizaria uma capacidade que as autoridades policias já têm em uso hoje. Esta patente não declara que os dados de direção dos veículos dos clientes seriam partilhados com as autoridades policiais, o que é o que alguns meios de comunicação relataram incorretamente.”