“Comprar um carro novo agora é impossível, os preços dispararam” ou “vou continuar com o meu carro antigo, neste momento é impossível trocar”.
O preço dos carros novos disparou nos últimos cinco anos, sendo que a maioria dos utilizadores desconhece as causas – em 2019, os preços dos carros novos, principalmente nos modelos mais acessíveis das marcas generalistas, eram mais modestos. No entanto, tudo mudou devido à pandemia da Covid-19, que fez o gráfico de gastos para adquirir um veículo novo dispara – esta ‘tempestade perfeita’ fez com que nos últimos cinco anos os preços tenham aumentado, em média, 38,7%, passando para 53.237 euros.
Além da pandemia, outros fatores têm aumentado os índices finais dos automóveis. O desequilíbrio na cadeia de abastecimento, a escassez global de microchips, a guerra na Ucrânia, a flutuação do preço do petróleo ou as novas medidas de segurança, como os auxílios à condução (ADAS) que os carros atuais devem ter, geraram esta nova subida.
O portal ‘Coches.com’ publicou recentemente um relatório sobre o aumento dos preços de 504 modelos durante os últimos cinco anos: também foram tidos em conta os preços recomendados pelos fabricantes, mas sem os descontos estabelecidos por cada marca ou concessionário, revelou o jornal espanhol ‘El País’ – o maior aumento ocorreu entre junho de 2019 e junho 2021, com quase 20% de aumento.
“Há dois fatores que mudaram os carros à venda nos últimos cinco anos. Por um lado, a segurança, com a chegada de novos assistentes obrigatórios a partir de julho de 2024. Por outro lado, a regulamentação Euro 6e, que os veículos recentemente matriculados terão de cumprir a partir de 1 de setembro de 2024 e que levou à chegada de numerosos veículos com sistemas híbridos e microhíbridos”, referiu Gerardo Cabañas, diretor geral da ‘Coches.com’.
De acordo com este último estudo, alguns dos modelos custam hoje 88,6% mais do que há cinco anos, o que corrobora as reclamações dos consumidores. Saiba quais os dez carros que mais aumentaram de preço desde 2019:
Peugeot 2008 – de 17.700 para 33.383 euros – 88,6%
Fiat 500 – de 17.700 para 31.067 euros – 75,52%
Toyota Yaris – de 18.824 para 29.977 euros – 56,11%
Dacia Sandero – de 10.047 para 15.684 euros – 56,11%
Toyota C-HR – de 30.308 para 45.187 euros – 49,09%
Peugeot 208 – de 20.079 para 29.041 euros – 44,63%
Opel Corsa – de 18.876 para 27.172 euros – 43,95%
Volkswagen T-Roc – de 28.589 para 40.062 euros – 40,13%
Kia Sportage – de 32.312 para 43.337 euros – 34,12%
Renault Captur – de 20.286 para 27.130 euros – 33,74%