Toyota RAV4: pioneiro dos SUV que lançou uma ‘febre’ em todo o mundo cumpre 30 anos

Na década de 90, os grandes SUV eram populares, mas eram caros, difíceis de manter e muito rudimentares para o uso diário. O objetivo do RAV4 era continuar a oferecer aquela imagem 4x4 tão popular, mas com um tamanho mais compacto, melhor desempenho em estrada e mais adequado para o uso diário. Além disso, era mais barato e acessível

Toyota RAV4: pioneiro dos SUV que lançou uma ‘febre’ em todo o mundo cumpre 30 anos

O primeiro SUV compacto com tração às quatro rodas da história inaugurou, há três décadas, um segmento que é hoje uma tendência em todo o mundo: embora o Toyota RAV4 não tenha sido o primeiro SUV da história, foi o precursor de um estilo que vingou – foi em março de 1994 que o Salão Automóvel de Genebra assistiu à apresentação de um novo e original concept de veículo: um SUV compacto com tração às quatro rodas.

Na década de 90, os grandes SUV eram populares, mas eram caros, difíceis de manter e muito rudimentares para o uso diário. O objetivo do RAV4 era continuar a oferecer aquela imagem 4×4 tão popular, mas com um tamanho mais compacto, melhor desempenho em estrada e mais adequado para o uso diário. Além disso, era mais barato e acessível.

O termo SUV não era conhecido até então, mas desde o início das vendas em maio de 1994, o RAV4 teve um grande sucesso e marcou um ponto de viragem, dando origem ao segmento mais popular que existe atualmente, apreciado pela sua elevada posição de condução, espaço interior espaçoso e grande capacidade de bagageira.

Hoje não há marca automóvel que não ofereça aos seus clientes pelo menos um SUV compacto no seu catálogo. De acordo com a publicação espanhola ‘Expansión’, em Espanha existem mais de 60 modelos à escolha e representam quase um terço das vendas totais, de acordo com dados da ANFAC.

Na sua primeira geração, o RAV4 era um modelo compacto de duas ou três portas, com apenas 3,69 metros de comprimento – em 1996, a gama foi alargada com uma versão de cinco portas de 4,1 metros. Três décadas e cinco gerações depois, o SUV nipónico continua a ser a referência no segmento. Em 30 anos, foram entregues mais de 14 milhões de unidades em todo o mundo, incluindo mais de 2,5 milhões na Europa, e foi o automóvel mais vendido no mundo em 2021 e 2022.

Os motores híbridos autocarregáveis ​​ou híbridos plug-in representam agora 91% das vendas do RAV4 na Europa, onde os principais mercados são França, Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido.

A quinta geração está no mercado desde 2019 e foi o primeiro SUV fabricado sobre uma plataforma de arquitetura global da Toyota, que conseguiu rebaixar o centro de gravidade, reduzir o peso e um chassis mais rígido.