Sabia que o calor extremo afeta os pneus do seu carro? Bridgestone deixa dicas de como evitar problemas

Bridgestone, fabricante líder mundial de pneus premium e soluções de mobilidade sustentável, relembra a importância de verificar os pneus, com o objetivo de reforçar a segurança rodoviária, nestes meses em que se preveem milhares de deslocações no nosso país, para aproveitar o período de férias

Sabia que o calor extremo afeta os pneus do seu carro? Bridgestone deixa dicas de como evitar problemas

Com a chegada da época de verão, a Bridgestone, fabricante líder mundial de pneus premium e soluções de mobilidade sustentável, relembra a importância de verificar os pneus, com o objetivo de reforçar a segurança rodoviária, nestes meses em que se preveem milhares de deslocações no nosso país, para aproveitar o período de férias.

Além disso, estão-se a viver semanas de altas temperaturas que se aproximam ou superam os 35 graus em alguns pontos da geografia portuguesa, o que também afeta o desgaste dos pneus, o único ponto de contacto dos veículos com a estrada, e um dos principais elementos de segurança ativa do veículo.

Calor extremo no verão: como preparar os seus pneus

Os pneus, cujo valor ótimo de funcionamento está em torno dos 60 graus, se não dispuserem de uma manutenção adequada quanto à pressão de enchimento e outros fatores, podem perder desempenho e funcionar num intervalo de temperaturas inadequado. Dado que no verão a temperatura exterior é maior e a estrada está mais quente, esta falta de manutenção pode ser mais crítica, pois as condições de uso são mais severas.

Em relação às pressões, é muito importante manter as recomendadas pelo fabricante do veículo (a frio). Também é importante saber que a pressão de enchimento dos pneus varia em função da temperatura. Portanto, um pneu em funcionamento irá aumentar a sua pressão de forma proporcional ao aumento da temperatura de trabalho.

Um pneu com pressão acima da recomendada (a frio) sofrerá uma degradação prematura da sua área central de rodagem, aumentará o risco de rotura da carcaça por impacto (explosão) e perderá desempenho na aderência e capacidade de travagem.

Por outro lado, num pneu com pressão abaixo da recomendada (a frio), os seus elementos irão flexionar mais e atingirá uma maior temperatura de trabalho, sofrendo uma degradação prematura, fadiga da carcaça, risco de explosão e um maior consumo energético.

Também é importante fazer uma inspeção visual para procurar possíveis anomalias, tais como cortes, desgaste excessivo na banda de rodagem, impactos ou aparecimento de inchaços, pois quando aumenta a temperatura, e em condições de uso severas, pode crescer o risco de deterioração ou colapso. Em caso de dúvida, recomenda-se levar o veículo a uma oficina habilitada para que os pneus sejam inspecionados e verificados por especialistas.

“Recomendamos verificar as pressões a cada três meses, embora o ideal seja fazê-lo uma vez por mês, e passar pela oficina quando os pneus estiverem aproximadamente a meio da vida útil para verificar o seu estado e fazer uma rotação, se necessário”, refere a equipa de Engenharia Técnica da Bridgestone.

“O verão, e especialmente as ondas de calor, também afetam o desgaste dos pneus, uma vez que a transferência de calor com o exterior se minimiza. É fundamental verificar minuciosamente o seu estado e, além disso, planificar a sua escolha conforme o destino para onde nos deslocaremos no verão. Na Bridgestone, apostamos tanto na manutenção adequada dos pneus existentes, como na oferta de pneus adaptados para esta época do ano”, aponta.

A gama Bridgestone com tecnologia ENLITEN

Especialmente em países quentes, é extremamente importante escolher um pneu premium que permita responder aos desafios de condução com a mais inovadora tecnologia. Neste sentido, destaca-se a aposta da Bridgestone com a sua tecnologia ENLITEN, que está presente em todos os pontos de fabrico e desenvolvimento do pneu, definindo as linhas mestras de produtos mais seguros, mais sustentáveis e eficientes, e com desempenhos superiores graças aos compostos desenvolvidos e à evolução tecnológica de todos os componentes de um pneu.

Desta forma, também se consegue reduzir o peso dos pneus com as vantagens que isso traz, como por exemplo menores inércias, menor resistência ao rolamento, consumo energético mais baixo, e distâncias de travagem mais curtas. Neste sentido, destaca-se a gama Turanza 6 ENLITEN para automóveis de passageiros e SUV, e Duravis Van ENLITEN para carrinhas.