Esta ‘joia sobre rodas’ vai a leilão: obra-prima da Alfa Romeo poderá custar até 18 milhões de euros

Majestoso Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider foi considerado um dos melhores carros desportivos da sua época:

Esta ‘joia sobre rodas’ vai a leilão: obra-prima da Alfa Romeo poderá custar até 18 milhões de euros

Tal como no mundo da arte, existem algumas obras-primas entre os automóveis clássicos cujo prestígio, relevância e valor continuam a aumentar ao longo dos anos: um dos casos mais paradigmáticos é o majestoso Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider, um veículo que não se deixa afetar pelas mudanças de tendências ou pela passagem do tempo.

Na verdade, foi considerado um dos melhores carros desportivos da sua época: o Alfa Romeo 8C 2900 foi concebido para vencer corridas, resultado de uma década de desenvolvimento do engenheiro-chefe da marca italiana, Vittorio Jano. O seu trabalho levou a Alfa Romeo a vitórias importantes, incluindo as 24 Horas de Le Mans, a Mille Miglia, a Targa Florio e as 24 Horas de Spa, entre outras.

O motor de oito cilindros em linha do modelo, que surgiu em 1931, cresceu inicialmente de 2,3 litros para 2,6 litros, eventualmente crescendo para 2,9 litros. O modelo 8C 2900A, fabricado entre 1935 e 1936, foi seguido pelo 2900B, entre 1937 e 1939. De referir que o carro poderia atingir uma potência máxima de até 225 CV, dependendo da sua afinação.

O modelo estava entre os veículos mais rápidos da sua época. Na verdade, um exemplar de fábrica poderia atingir 212 km/h. A joia sobre rodas tem uma carroceria produzida pelos especialistas italianos da Carrozzeria Touring, caracterizada por uma técnica inovadora (naquela época) na produção conjunta de aço e alumínio para alcançar uma leveza considerável.

A exclusividade do aparelho é um dos motivos do seu altíssimo valor. E foram fabricados apenas oito exemplares, na versão Spider e chassi longo. E deles, apenas cinco sobreviveram até hoje. A unidade em questão é de 1938 e foi inicialmente exportada de Itália para o Egito no início da década de 1940.

Posteriormente foi vendido ao piloto suíço Hans Ernst, que o manteve até 1953. Dois anos depois, o carro viajou para os Estados Unidos e mudou de proprietário diversas vezes até regressar às mãos de um novo proprietário suíço, chamado Lukas Hüni, que encomendou uma restauração completa do carro, com o qual ganhou o prestigiado Concorso d’Eleganza Villa d’Este em Itália em 1996.

Nos anos seguintes, este espetacular Alfa Romeo também venceu outras competições, como a de Pebble Beach (Estados Unidos) em 2000. Após a morte do proprietário do carro, em 2021 foi vendido a um colecionador americano. Porém, o veículo foi roubado com o camião que o transportava enquanto se dirigia a uma oficina de restauração.

Felizmente, em dezembro passado, o FBI localizou o carro. Poucos meses após a sua recuperação, o veículo vai agora a leilão. E deverá voltar a mudar de proprietário esta sexta-feira – no entanto, como é imaginável, não está ao alcance de muitos bolsos, uma vez que o novo proprietário deverá pagar perto de 18 milhões de euros.

Coveted Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider recently recovered from high-profile heist to headline Gooding & Company’s 20th annual Pebble Beach Auctionshttps://t.co/79BC4fT46f

— Gooding & Company (@goodingandco) July 19, 2024