Várias zonas do mundo atravessam ondas de calor insuportáveis: no entanto, na China, a subida extrema dos termómetros tem provocado um fenómeno que dificilmente conseguiria ver – carros ‘grávidos’.
A atual vaga de calor em território chinês não tem afetado apenas as pessoas, mas também os automóveis, o que deu origem a um movimento nas redes sociais de ‘barrigas de grávida’ nos automóveis: os vídeos de carros com películas de proteção inchadas têm feito as delícias dos utilizadores das redes sociais.
Um vídeo viral, partilhado pela jornalista Jennifer Zeng, apresenta vários automóveis, incluindo um modelo Audi, estacionados em áreas abertas com películas de proteção visivelmente inflacionadas. No entanto, o problema não se deve aos carros fabricados localmente, mas terá origem em acessórios pós-venda.
De acordo com os especialistas, a exposição prolongada à luz solar direta e a temperaturas elevadas pode, de facto, afetar a longevidade e o aspeto das películas de proteção para automóveis. As películas de vinil, que são frequentemente utilizadas para proteger a pintura de um automóvel ou para dar um aspeto personalizado, podem deformar-se, formar bolhas ou desvanecer-se quando expostas a calor intenso ao longo do tempo.
Embora a maioria dos revestimentos seja fornecida com uma camada de proteção UV concebida para atenuar estes problemas, uma manutenção adequada é crucial para garantir a sua durabilidade. Os profissionais da indústria recomendam que os proprietários de automóveis limpem regularmente os seus veículos e evitem utilizar produtos de limpeza agressivos ou máquinas de lavar à pressão nos revestimentos.
No joke!
Made-in-China Cars get "pregnant" when it's too hot. pic.twitter.com/AvrYqF04Dg
— Inconvenient Truths by Jennifer Zeng (@jenniferzeng97) August 6, 2024