A fabricante chinesa de automóveis Zeekr anunciou esta quarta-feira que as suas novas baterias para veículos elétricos (EV) carregam mais rapidamente do que as dos seus concorrentes, incluindo os líderes do setor Tesla e BYD.
De acordo com a marca automóvel, as suas novas baterias podem ser carregadas de 10 a 80% em apenas 10 minutos e meio nas suas estações de carregamento ultrarrápido. Em comparação, a Tesla de Elon Musk diz que uma carga de 15 minutos permite que o seu Model 3 percorra 282 km, um pouco menos da metade da autonomia total do carro.
O 007 2025 da Zeekr, que estará disponível a partir da próxima semana, será o primeiro veículo com a nova bateria: a bateria, sublinhou a marca chinesa, tem bom desempenho mesmo em climas frios, carregando de 10% a 80% da sua capacidade em menos de meia hora em temperaturas tão baixas quanto -10°C.
Tu Le, fundador e diretor administrativo da empresa de consultoria ‘Sino Auto Insights, destacou, em declarações aos britânicos da ‘BBC’, que a “tecnologia de carregamento da Tesla não é mais líder do setor e já faz algum tempo que não é”. “As afirmações ousadas da Zeekr são credíveis, mas o mais importante é que, mesmo que não seja a bateria de veículo elétrico com carregamento mais rápido, ser uma das mais rápidas ainda é um grande salto para eles.”
“A competição na China é incrivelmente acirrada e, enquanto marcas como a BYD priorizam escala e vendas, marcas como Zeekr, Li [Auto] e Nio estão focadas em maximizar a experiência de carregamento”, sustentou Mark Rainford, comentador da indústria automobilística baseado na China. “A empresa controladora da Zeekr, a Geely, é praticamente um negócio verticalmente integrado… eles têm os recursos para fazer isso” – recorde-se que a Geely detém várias marcas, incluindo os britânicos de carros desportivos de luxo Lotus e a sueca Volvo.