Novo Audi RS 3 é uma celebração de sentidos: conheça o modelo da marca dos quatro anéis que é o mais rápido da sua classe

Frank Stippler estabeleceu um novo recorde no Nürburgring-Nordschleife. O piloto de corrida e performance da Audi Sport estabeleceu um tempo de 7:33.123 minutos, batendo o recorde anterior desta classe por mais de cinco segundos

Novo Audi RS 3 é uma celebração de sentidos: conheça o modelo da marca dos quatro anéis que é o mais rápido da sua classe

A Audi Sport intensificou os sentidos do RS 3. Com esta atualização, o modelo compacto de topo, que representa a máxima performance, torna-se ainda mais desportivo.

Isto é visível logo à primeira vista: as linhas marcantes à frente, as jantes com design de automobilismo e os bancos desportivos RS realçam visualmente a dinâmica, sublinhada acusticamente pelo som profundo do motor de cinco cilindros. O motor 2.5 TFSI, combinado com a configuração melhorada do chassis e novos pneumáticos, impulsiona o RS 3 nas curvas com ainda mais vigor. O novo recorde de volta no Nürburgring-Nordschleife confirma isso. Os condutores podem sentir a dinâmica melhorada e os materiais de alta qualidade, que exalam a excelência e tornam o Audi RS 3 uma experiência para os sentidos.

VISÃO: design visivelmente desportivo e marcante que transmite a performance

O novo Audi RS 3 apresenta um visual significativamente mais desportivo. A característica dominante do design frontal do automóvel é o Singleframe hexagonal com um marcante rebordo. Mais nivelado e consideravelmente mais largo que antes, enfatiza a dinâmica do veículo desportivo compacto com a sua grelha num padrão com losangos volumosos. O mesmo se aplica às duas entradas de ar laterais funcionais – acentuadas por lâminas verticais pretas – e às três aberturas, que agora se estendem por toda a largura do veículo e faz com que o RS 3 fique ainda mais baixo – lembrando o Audi Sport quattro S1 Pikes Peak de 1987.

Com luzes diurnas redesenhadas, os faróis também refletem a performance do veículo. A assinatura digital, que exibe uma bandeira de xadrez no RS 3, é composta por 24 elementos. Além disso, em combinação com os faróis LED matrix, os condutores podem escolher entre três modelos adicionais de luzes diurnas no display MMI touch pela primeira vez.

A traseira do RS 3 também apresenta referências ao desporto motorizado e tem uma presença mais forte que o seu antecessor. Os refletores laterais verticais continuam o design das entradas de ar frontal. O grande difusor funcional específico do RS incorpora um refletor vermelho no centro e, nas suas laterais, os dois acabamentos ovais das extremidades do tubo de escape, parecem ainda maiores com as suas molduras pretas. Tal como os faróis, as luzes traseiras também apresentam um novo grafismo: setas que se iluminam dinamicamente de dentro para fora com a função coming home/leaving home, incorporando o design progressivo das luzes traseiras.

O exterior expressivo é acentuado pelos tons externos do RS: Verde Kyalami e Cinzento Kemora, as novas pinturas metálicas Azul Ascari e Vermelho Progressive e, pela primeira vez, o Cinzento Daytona com acabamento mate. O Singleframe e o difusor têm acabamento preto, com uma opção brilhante ou mate. Continuando este tema, o RS 3 vem de série com jantes de alumínio fundido de 19 polegadas em preto mate com design de 5 raios em Y.

Opcionalmente, as jantes estão disponíveis no design da edição de performance do RS 3, com dez raios cruzados, em cinza-escuro mate ou preto brilhante, com um design bicolor. Ainda mais individualidade é garantida pelos pacotes em carbono e preto brilhante, que adornam as entradas de ar dianteiras, as saias laterais e a lâmina acima do difusor. Estes são complementados por capas de espelhos retrovisores na cor da carroçaria, preto ou carbono.

Interior rico e escuro com volante de topo e fundo lisos

No interior, também dominado por tons escuros, tudo é direcionado para a performance, com o novo volante, bancos desportivos, detalhes em carbono e displays desportivos. Achatado em cima e em baixo, o volante tem um visual substancialmente mais desportivo. Seja em couro, de série, ou em Dinamica, opcional com marcador das 12 horas com uma cor de destaque, encaixa perfeitamente nas mãos ao conduzir em curvas fechadas.

Entretanto, os bancos desportivos opcionais oferecem um suporte ainda melhor. O painel central do assento costurado com um efeito de favo de mel RS é feito do tecido de microfibra Dinamica, que é combinado com couro Pearl Nappa nos reforços laterais. Abaixo do encosto de cabeça, o acabamento preto apresenta um grande emblema RS e, tal como a parte traseira do encosto em carbono mate, enfatiza o carater desportivo do RS 3.

Novas características de iluminação, pintura e carbono

A iluminação de contorno e ambiente de série iluminam as novas características de design: a caixa de armazenamento em frente ao manípulo, agora com um design mais achatado, a consola central com suportes para copos e as portas. Uma característica nova é a iluminação planar, em que uma fonte de luz no painel da porta ilumina centenas de formas de losango de vários tamanhos gravadas a laser, que se iluminam dinamicamente ao trancar e destrancar o RS 3. Isto sublinha o design desportivo e inspirador. Os puxadores das portas, as saídas de ar, bem como a capa do volante e as patilhas seletoras da caixa de velocidades em antracite, que cintila de acordo com as condições de luz.

Os tons de vermelho e verde adicionam cor aos cintos de segurança, ombros dos bancos e saídas de ar. Além disso, as costuras contrastantes nos assentos, apoio de braço central, apoios de braço das portas, volante e o marcador das 12 horas, são feitos na respetiva cor. O mesmo se aplica aos tapetes de veludo preto, que também são adornados com a inscrição RS.

Displays RS com foco na performance

O Audi virtual cockpit plus de 12,3 polegadas Sport, Performance e Runway já era de série. No modo Runway, a velocidade é visualizada em ordem inversa, com as rotações em primeiro plano e o velocímetro em segundo. A estas funcionalidades junta-se agora o novo conta-rotações, que exibe de forma proeminente as rotações por minuto no centro do painel de instrumentos.

Além disso, há displays para potência, binário, forças G, aceleração e tempos por volta. No modo de transmissão manual, o indicador de mudança RS específico, pisca e altera o display de rpm de verde para amarelo e vermelho, ao estilo de automobilismo, para indicar o momento ideal para trocar de caixa. Além disso, as faixas de temperatura do líquido de arrefecimento, distribuir de binário, travões, óleo do motor e óleo de transmissão, são visíveis no painel de instrumentos em cores no display tátil de 10,1 polegadas.

Opcionalmente, a pressão dos pneus também pode ser exibida. Além disso, o RS 3 agora possui uma loja de aplicativos com diversas funcionalidades que podem ser utilizadas diretamente no display do veículo. Os conteúdos selecionados são instalados no sistema de infotainment do RS 3, independentemente do dispositivo móvel.

AUDIÇÃO: motor de cinco cilindros com som distinto

O Audi RS 3 (Consumo de combustível combinado em l/100 km: 9,5–9,1; emissões combinadas de CO2 em g/km: 217–207) é alimentado pelo lendário motor 2.5 TFSI da Audi Sport com 294 kW (400 Cv) e binário máximo de 500 Nm. Isso significa que o RS 3 (Consumo de combustível combinado em l/100 km: 9,5–9,1; emissões combinadas de CO2 em g/km: 217–207) acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 290 km/h.

Numerosos sucessos no automobilismo fazem do premiado motor de cinco cilindros um dos mais atrativos da Audi e tornam a condução do RS 3 uma experiência incomparável. Em particular, isso deve-se ao seu som único, que se baseia na sequência de ignição característica 1-2-4-5-3. Cilindros adjacentes e não adjacentes disparam alternadamente, proporcionando um ritmo e caráter vigorosos, devidamente orquestrados pelo sistema de escape duplo RS com controlo de flap variável.

Pressione o botão do motor, e o som do motor de cinco cilindros ressoa – mais volumoso e ainda mais distinto nos modos do Audi drive select dinâmico, RS Performance e RS binário Rear. Além disso, o controlo da válvula de escape foi otimizado na faixa de rpm entre 2.200 e 3.500 rotações. Dessa forma, o motor gera um som consistente e mais encorpado, independentemente do modo selecionado. A Audi Sport, assim, melhora a experiência de condução emocional no modelo topo de gama da família A3 – especialmente em conjunto com o sistema de escape desportivo RS opcional.

TATO: Dinâmica de veículo aprimorada através da otimização nas curvas

Para provar que o RS 3 é rápido em linha reta, basta olhar para as suas estatísticas de aceleração, que continuam a superar as dos seus principais concorrentes. As curvas, por outro lado, são difíceis de expressar em números. A sensação de condução é muito mais importante aqui.

Tanto é assim que Frank Stippler estabeleceu um novo recorde no Nürburgring-Nordschleife. O piloto de corrida e performance da Audi Sport estabeleceu um tempo de 7:33.123 minutos, batendo o recorde anterior desta classe por mais de cinco segundos. O seu sucesso significa que o RS 3 é novamente o automóvel compacto mais rápido na pista de corrida de 20.832 quilómetros em Eifel.

A base para a impressionante alta dinâmica de condução é a interação do repartidor de binário com sua distribuição totalmente variável entre as rodas traseiras, controlo eletrónico de estabilidade, controlo de binário seletivo por roda e os amortecedores adaptativos da suspensão desportiva RS. Estes componentes são relevantes para a dinâmica lateral e estão interligados no controlador de dinâmica de condução modular, onde ocorre a sincronização de dados.

Graças a um algoritmo ainda mais desenvolvido, existe uma reação ainda mais acentuadamente às respetivas situações de condução. Dependendo do modo de condução Audi drive select escolhido, o condutor pode tornar o RS 3 mais ágil e de forma mais controlada. Quando a aderência é baixa, a interação desses sistemas também garante uma maior estabilidade.

Velocidades mais altas em curvas

O RS 3 tem agora uma performance ainda melhor nas curvas, evita a sobreviragem na entrada da curva e vira com mais facilidade graças ao ajuste fino – incluindo a vectorização binária de travagem. Graças às intervenções de travagem finamente dosadas nas rodas internas, o automóvel desportivo compacto segue o raio da curva com mais precisão do que antes, tanto sob carga parcial quanto em desaceleração, podendo ser posicionado mais cedo e melhor para sair da curva a partir do ápice. Por outras palavras, o condutor pode acelerar o RS 3 mais rápido e guiá-lo em curva a velocidades mais altas. A maior dinâmica lateral é particularmente impressionante em pista de corrida – em plena intensidade com o ESC desativado.

Sobreviragem evoluída

O algoritmo aprimorado também está a impulsionar uma evolução na sobreviragem. Anteriormente, a sobreviragem era gerada principalmente pelo aumento da carga – ou seja, pressionando o acelerador. Agora, a sobreviragem é mais fácil de iniciar no RS 3 através do ângulo de direção. Isso permite ao condutor obter o mesmo ângulo de derrapagem mais rapidamente.

Acesso rápido através do botão no volante

Se quiser ativar o modo Performance, especialmente idealizado para a pista de corrida, pode fazê-lo pressionando o botão do lado esquerdo. O botão com o ícone da bandeira de xadrez é novo, assim como o botão vermelho RS na haste direita do volante, que oferece acesso rápido ao modo RS Individual.

Pneus de série com alta aderência

Um novo pneu de série com classificação C oferece um maior conforto no dia a dia com suporte lateral superior. Especialmente ajustado para o RS 3, este oferece excelente aderência em superfícies secas ou molhadas e garante um manuseio preciso em toda a faixa rodagem. Os pneus semi-slick Pirelli P Zero Trofeo R ainda estão disponíveis como opção.

OLFATO: O cheiro inconfundível da excelência

O RS 3 atende aos padrões premium não apenas em relação às suas qualidades visuais e táteis: uma das experiências mais subtis, mas imediatas, ao comprar um veículo é o aroma que saúda quando abre as portas do novo Audi pela primeira vez. Qualidade que não se vê, mas que é uma companhia constante.

Para que a experiência de condução no modelo compacto desportivo se torne uma experiência para todos os sentidos, a Audi também tem padrões excecionais para o aroma no interior. O aroma compreende cheiros naturais de materiais de alta qualidade, como o couro e o odor agradável dos polímeros selecionados.

Os bancos desportivos RS em couro Fine Nappa, ou os novos bancos desportivos com apoio de cabeça integrado em couro Pearl Nappa e o volante em couro de série, difundem um odor de natureza e autenticidade no RS 3. Para isso, várias medidas de qualidade devem ser implementadas no processo de fabricação – desde a seleção, processos de tratamento e acabamento do couro. Todos os componentes interiores – cerca de 200 por veículo – são quimicamente analisados e avaliados. Estes são aquecidos numa câmara especial e, em seguida, o ar é analisado.

Este processo dura duas a três horas por componente. Uma vez concluído o teste de todos os componentes individuais, a interação dos diversos materiais é testada no próprio Audi. Afinal, é através deste processo que todos os materiais se unem e devem atingir um agradável odor – sob todas as condições climáticas. Por exemplo, aquecedores instalados no exterior simulam temperaturas em dias quentes de verão. Os odores resultantes são avaliados por uma equipa de cinco químicos em relação ao seu tipo e intensidade, garantindo que o característico cheiro de automóvel novo de um Audi atenda aos altos padrões dos seus clientes.

SABOR: uma receita de sucesso há mais de dez anos

A Audi Sport oferece ao RS 3 muitos ingredientes para um prazer completo, como o motor turbo de cinco cilindros, divisão de binário, novos pneus e semi-slicks. O RS 3 foi adornado com rodas de design desportivo, pacotes em carbono e preto, bancos desportivos com apoio de cabeça integrado e um volante achatado no topo e na base. O RS 3 é uma receita de sucesso.

Desde o início, o veículo desportivo compacto representou inovação e emoção ao mais alto nível. Quando a primeira geração chegou aos concessionários na primavera de 2011, o RS 3, com seu potente motor de cinco cilindros de 340 Cv, não tinha concorrentes. Os para-choques, saias laterais e as rodas, distinguiam claramente o primeiro RS 3, que na época estava disponível apenas como um hatchback de cinco portas, do A3.

Além disso, era impressionantemente rápido e oferecia uma dinâmica de condução com a máxima precisão e segurança.

A segunda geração, que saiu das linhas de produção de 2015 a 2020, viu um sedan ser adicionado ao portfólio em 2017. Com a sua sequência de ignição característica 1-2-4-5-3, o 2.5 TFSI amadureceu para se tornar um RS 3 – inicialmente com 367 Cv e depois com 400 Cv após a atualização do produto em 2017. A transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades com mudanças mais rápidas, em conjunto com a tração integral quattro, garantiu o máximo prazer de condução.

A terceira geração do RS 3 Sportback e a segunda geração do RS 3 Sedan foram lançadas em 2021. Com 400 Cv e um aumento no binário para 500 Nm, o motor de cinco cilindros tornou-se mais potente do que nunca e superou todos os concorrentes em aceleração. Graças ao primeiro lábio binário já utilizado em Audi, que substituiu o diferencial do eixo traseiro anterior pela embraiagem múltipla a montante, atingiu também um novo nível de dinâmica lateral.

Isso rendeu ao RS 3 vários prémios internacionais, incluindo Carro do Ano 2022 pela Top Gear na Itália, Melhor Carro de Performance 2022 pela Motor1 nos Estados Unidos e vitórias consecutivas em 2022 e 2023 na escolha dos leitores da Sport Auto na Alemanha.

A popularidade do modelo também é claramente refletida nos seus números. Desde o seu lançamento no mercado em 2011, quase 80 mil unidades do automóvel desportivo compacto saíram das linhas de produção, a maioria delas no ano passado. E a história de sucesso continua. Os novos modelos RS 3 Sportback e Limousine, fabricados em Ingolstadt, estarão nos concessionários a partir de outubro e disponíveis para encomenda a partir do final de agosto.